top of page

Um coração humilde

  • Foto do escritor: Dallila Engelman
    Dallila Engelman
  • 21 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de abr.

Um coração humilde

Ao ler Lucas 7 nesta manhã, aprendi algo novo com a vida do centurião de Cafarnaum. Sempre comentam muito a respeito de sua fé, pois o seu servo estava enfermo e ele confiou que uma palavra de Jesus era suficiente para curá-lo, mesmo distante. Mas além de sua fé, que chamou a atenção do próprio Cristo, quero destacar também a sua humildade.


Observe o texto:

Lucas 7:2-7

2 E o servo de um certo centurião, a quem este muito estimava, estava doente e moribundo. 3 E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo. 4 E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isso. 5 Porque ama a nossa nação e ele mesmo nos edificou a sinagoga. 6 E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; 7 e, por isso, nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.


Os anciãos, ao pedirem para Jesus ir curar o servo, disseram que o centurião era digno disto. É interessante observar que apesar das pessoas ao redor do centurião o elogiarem e falarem como ele era merecedor de uma benção, ele próprio não deixou que os elogios e suas boas obras manchassem o seu coração com o orgulho.


Demonstrando humildade, o centurião não se considerou digno de ir ao encontro de Jesus ou de recebê-lo em sua casa.


Os elogios da multidão têm levado muitos à perdição. Pessoas têm se considerado dignas e grandes, muitas vezes até mesmo solicitando regalias, não tendo mais um coração humilde. E muitas vezes achamos que isso acontece apenas com pessoas famosas, mas será que não tem acontecido conosco? Será que temos um coração humilde como o do centurião, que entende que não somos dignos de receber nada do Senhor Jesus? Compreendemos que tudo que recebemos é pela graça e misericórdia dEle?


Ou será que o nosso coração tem andando triste porque Ele não nos atendeu, mesmo sendo fiéis e praticando boas obras? Será que temos esperado respostas, bênçãos e recompensas porque nos consideramos bons, já que fazemos a obra e por isso pensamos merecer maravilhosas bênçãos de Jesus?


Sabemos que Deus é sim galardoador daqueles que o buscam (Hebreus 11:6), mas não podemos ter um coração que se acha digno, pelas nossas obras, de receber algo dEle. Não podemos nos entristecer porque somos obedientes e Ele não fez da forma que gostaríamos. Precisamos pedir a Deus um coração mais humilde. A maior benção e galardão que podemos ter é a presença dEle, é aquilo que experimentamos quando lemos a Palavra e quando oramos e o adoramos.

Além disso, Ele ainda nos presenteia com o perdão, e um coração mais puro, mais lapidado, quando nos achegamos com sinceridade e arrependimento diante dEle. Isso é maravilhoso.


Tiago 4:6

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.


Finalizo este texto com esta passagem de Lucas 18, que ensina a nos humilharmos perante o Senhor.


Lucas 18:10-14

Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.

O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.

Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.


Que Deus nos perdoe por todas as vezes que o nosso coração se sentiu orgulhoso, e que Ele continue nos ajudando a lutar contra o pecado e a perseverar na fé.

Deus abençoe seu dia!

* O conteúdo dos textos publicados no site Curso Bíblico Online por autores convidados expressa a opinião dos mesmos, sendo eles os responsáveis.


Quer aprender mais?


Conheça nossos CURSOS e amplie seus conhecimentos bíblicos e teológicos!

Clique aqui para acessar a página dos CURSOS.

Qualquer dúvida, entre em contato de suporte dos cursos clicando no ícone flutuante do WhatsApp que aparece na tela.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


Felipe Morais.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor, Pós-graduado em Teologia, ...

  • Youtube
  • Instagram
  • X
  • Canal no WhatsApp
  • Telegram
  • Facebook
Atendimento do Curso Bíblico Online
bottom of page