Quem foi Jezabel? A História de Jezabel: uma perversa rainha em Israel
Jezabel significa “Baal exalta”[1].
Quem foi Jezabel?
Jezabel era uma princesa, filha de Etbaal[2], rei de Sidom (1Rs 16:31). Ela se casou com Acabe, o rei de Israel e tornou-se rainha em Israel.
Jezabel: um símbolo de idolatria
Jezabel foi citada por Jesus Cristo em Apocalipse 2:20 como referência a uma falsa profetisa imoral que ensinava e seduzia os servos de Deus a praticar prostituição e comer coisas sacrificadas aos ídolos. Na verdade, a falsa profetisa é uma feiticeira (cf. 2Rs 9:22).
Jezabel foi a principal responsável pela introdução do culto a Baal no reino de Israel durante o período dos reis. Por causa de sua forte idolatria, Acabe fez um poste da deusa Aserá[3], um altar e edificou um templo a Baal em Samaria (1Rs 16:32,33).
A mãe de Atalia
Um forte indicativo de que Jezabel não tenha sido a única esposa de Acabe é o fato que esse rei teve 70 filhos (2Rs 10:1,6). Não sabemos se eram filhos de outras esposas ou concubinas. Porém, é certo que Jezabel foi a mulher mais importante na casa de Acabe chegando a ser chamada “rainha-mãe” (cf. 2Rs 10:13).
Além da importância, a idolatria que se alastrou em ambos os reinos favorece a ideia que as princesas envolvidas nas alianças dos casamentos com os reis de Judá tenham sido filhas de Jezabel. Elas se tornaram esposas dos reis Josafá (2Cr 18:1; cf. 1Rs 3:1); Jeorão (2Rs 8:18; 2Cr 21:6) e Acazias (2Rs 8:27).
Atalia é chamada “filha de Onri” (2Rs 8:26; 2Cr 22:3). Na verdade, ela era neta de Onri, por assim dizer “filha” por extensão. Como quando algum descendente é chamado “filho” de Abraão.
A indicação que Atalia era filha de Acabe está em 2Rs 8:18, que cita o casamento de uma filha da casa de Acabe (Atalia) com Jorão, rei de Judá. E também em 2Rs 8.25-26 e 2Cr 21.5-6, que cita Atalia como filha de Acabe rei de Israel.
Os casamentos proibidos jugo desigual
Jezabel e sua idolatria se tornou uma pedra de tropeço para o rei de Israel, exatamente como ocorreu com Salomão (1 Reis 11:1-8; cf. Ne 13:26)[4]. Durante seu reinado, Acabe permitiu que Jezabel perseguisse e exterminasse os profetas do Senhor (1Rs 18:4) além de permitir que fossem sustentados por ela os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá (1Rs 18:19).
A falta de liderança familiar e firmeza espiritual de Acabe fez com que ele fosse dominado pelas más influências de sua esposa perversa. Por isso, a Bíblia deixa o seguinte testemunho sobre a vergonhosa situação dominante dessa mulher sobre seu marido:
“Nunca houve ninguém igual a Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, porque Jezabel, sua esposa, o instigava.” 1 Reis 21:25
Os reis não deveriam tomar para si muitas mulheres – principalmente estrangeiras, para que o seu coração não se desviasse do Senhor (Deuteronômio 17:17)
Jezabel era sidônia[5] e, assim como fez Salomão (cf. 1Reis 11:1-8), o rei Acabe se casou com essa mulher que fazia parte das nações que o Senhor havia dito para não se casarem com elas. Por isso é dito acerca de Salomão, que “as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado.” (Neemias 13:26).
Observe o prejuízo da desobediência à palavra do Senhor:
Além da filha de Faraó, Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, mulheres das nações de que o SENHOR tinha dito aos filhos de Israel: “Não casem com elas, nem casem elas com vocês, pois perverteriam o coração de vocês, para seguirem os seus deuses.” A estas Salomão se apegou pelo amor. 1 Reis 11:1,2
Essa realidade espiritual jamais mudou. Por isso, ainda hoje, acerca do casamento, somos advertidos a não nos colocarmos debaixo de jugo desigual com os descrentes (2Coríntios 6:14-18).
Jezabel, a exterminadora de profetas
Obadias, o responsável pelo palácio do rei, era um homem que temia muito ao Senhor. Ele havia escondido cem profetas e, em grupos de cinquenta, os escondeu em cavernas, e os sustentou com pão e água quando Jezabel exterminava os profetas do Senhor (1Rs 18:4,13).
Jezabel x Elias
Logo após o embate entre Elias e os falsos profetas de Baal e Aserá, no monte Carmelo, Jezabel ameaçou matar o profeta Elias, que fugiu para o deserto e foi até o Horebe. Depois disso, voltou para o deserto de Damasco (1Rs 19:1-18).
Acabe e a vinha de Nabote
Nabote era um morador de Jezreel e sua vinha ficava ao lado de um palácio[6] que o rei Acabe tinha naquela região. O rei então tentou comprar a vinha para fazer uma horta. Mas Nabote não quis vender porque era uma herança de família. Jezabel percebeu que o rei ficou indignado e armou uma cilada para matar Nabote. Assim, ela reuniu os anciãos e contratou dois homens malignos para servirem de falsas testemunhas, acusando Nabote de ter blasfemado contra Deus. Então, Nabote foi apedrejado até a morte (1 Reis 21:1-16).
Dessa forma, Jezabel esperava que Acabe pudesse enfim, tomar posse da vinha de Nabote. Mas o Senhor usou o profeta Elias para impedir que isso acontecesse e ainda deixou uma sentença de morte para essa rainha perversa (1 Reis 21:17-29)!
A morte de Jezabel
Depois que Jeú matou os reis de Israel e Judá – Jorão e Acazias – ele foi para Jezreel atrás de Jezabel. Enquanto isso, a Bíblia destaca que, quando Jezabel ficou sabendo que Jeú estava vindo em sua direção, ela se pintou em volta dos olhos, enfeitou a cabeça e olhou pela janela – alguns sugerem que provavelmente fosse uma tentativa de seduzir o poderoso capitão (2Rs 9:30) – mas sua fala sugere que ela sabia que morreria e estava vestida para morrer como uma rainha (2Rs 9:31).
Jeú entrou pelo portão do palácio, levantou os olhos em direção à janela e mandou que alguns dos oficiais que estavam próximos jogassem ela dali. Quando ela foi jogada, seu sangue salpicou a parede e os cavalos e Jeú atropelou Jezabel (2Rs 9:31-33).
Após entrar no palácio para se alimentar, ele pede que ela seja sepultada porque era filha de rei, mas só restava a caveira dela, os pés e as palmas das mãos, porque os cães a tinham devorado, cumprindo assim a palavra do Senhor que o profeta Elias havia predito (1Rs 21:23; cf. 2Rs 9:34-37).
Bibliografia
BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada – Almeida Corrigida e Fiel. Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original. ed. São Paulo, SP: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 2011.
BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
MORAIS, Felipe. Cronologia da Bíblia – A Bíblia em Ordem Cronológica. Curso Bíblico Online, 2023. Disponível em: <www.cronologiadabiblia.com.br>.
Notas de Rodapé
[1] Jezabel — do hebraico איזבל’Iyzebel, significa “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro” — cf. STRONG h0348.
[2] Etbaal — do hebraico אאתבעל ’Ethba ̀al, significa “com Baal” (cf. STRONG h0856) também “homem de Baal” (DAVIS, 2005, p. 438).
[3] Aserá é identificada com Astarote, deusa dos sidônios (cf. 1Rs 11:5,33; 2Rs 23:13).
[4] As mulheres estrangeiras geralmente procuravam inserir o culto de seus ídolos em Israel (cf. 1 Reis 11:1-8; cf. Ne 13:26).
[5] Sidom foi o filho primogênito de Canaã (Gn 10:15) e deu origem a Sidom, uma das cidades-reino dos fenícios.
[6] Possivelmente a vinha de Nabote ficava ao lado da casa (ou palácio) de marfim que Acabe construiu (1 Reis 22:39).
Deus te abençoe!
⬤ Os materiais didáticos e demais artigos publicados no site estão protegidos por direitos autorais © | Se desejar utilizar algum texto em uma obra ou publicação, entre em contato conosco clicando aqui
Conheça nossos cursos
➤ CURSO: CRONOLOGIA BÍBLICA COMPLETA (CURSO+MAPA+CERTIFICADO) https://www.cursobiblicoonline.com.br/cronologia-biblica-completa/
➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
- Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
- Nossas páginas no INSTAGRAM
- Siga no TWITTER
- Entre para o Canal no TELEGRAM
- Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY
Assista a Série sobre Os Reis de Israel e os Reis de Judá!