Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home4/cursob35/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Quem foi Jeorão, rei de Judá? - Curso Bíblico Online
Buscar

Quem foi Jeorão, rei de Judá?

Quem foi Jeorão? A História de Jeorão, rei de Judá

Jorão (ou Jeorão, cf. Mt 1:8) significa “Javé é exaltado”[1].

Foi o 5º rei de Judá após a divisão do reino e reinou durante 8 anos entre 894 a.C. a 883 a.C.[2]

Quem foi a mãe de Jeorão?

Jeorão era filho do rei Josafá (1Rs 22:51; 2Rs 8:16; 2Cr 21:1). Não é citado o nome da mãe dele, mas sabemos que era uma filha de Acabe (1Rs 22:42; 2Cr 20:31).

Qual rei Jorão?

Tanto em Israel quanto em Judá houve reis com o nome de Jorão (ou Jeorão). Por isso, não confunda esse Jorão (ou Jeorão), filho de Acabe, rei de Israel, com o Jorão (ou Jeorão), filho de Josafá, rei de Judá (2Rs 8:16).

O início do reinado de Jeorão

Aos 32 anos, Jeorão começou a reinar sobre Judá no 5º ano do reinado de Jorão, rei de Israel e morava em Jerusalém (2Rs 8:16; 2Cr 21:5).

No 5º ano do reinado de Jorão, filho de Acabe, começou a reinar em Judá o filho de Josafá, de nome semelhante, chamado Jeorão (ou Jorão, cf. Mt 1:8). Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, porque andou nos caminhos dos reis de Israel, justamente porque era casado com Atalia[3], a filha de Acabe e Jezabel[4] (2Rs 8:16-18,25,26; 2Cr 21:5,6, 22:2,3).

Os irmãos de Jeorão

Jeorão era o filho primogênito de Josafá, por isso, herdou o reino. Mas, Josafá teve também outros filhos: Azarias, Jeiel, Zacarias, Azarias, Micael e Sefatias. A todos esses, Josafá deu muitos presentes de prata, de ouro e de coisas preciosas, além de cidades fortificadas em Judá (2Cr 21:2,3)

Quando Jeorão começou a reinar, Josafá ainda estava reinando (2Rs 8:16); porém, quando Josafá morreu e Jeorão assumiu o reino sozinho – isso fica implícito na expressão: “assumido o reino de seu pai e havendo-se fortalecido” – matou à espada todos os seus irmãos e também alguns dos chefes de Israel. (2Cr 21:4).

O Mapa Cronológico da Bíblia, disponível em (www.cronologiadabiblia.com.br), torna muito fácil identificar esse longo período da corregência entre Josafá e Jeorão, reis de Judá.

A idolatria de Jeorão, rei de Judá

Jeorão levou o povo Judá a se desviar do Senhor e fez o povo de Jerusalém cair na idolatria, por causa dos altares idólatras que ele construiu nos montes de Judá (2Cr 21:11).

O domínio sobre os edomitas

Desde que Davi havia subjugou várias nações vizinhas (2Sm 8:11-13; 1Cr 18:11), os reis de Judá dominavam sobre Edom. Exemplo disso foi quando Salomão construiu uma frota de navios em Eziom-Geber, que fica no território de Edom (1Rs 9:26; cf. 2Cr 8:17). Podemos perceber que, até o tempo de Josafá, havia pleno domínio sobre os edomitas[5], por isso não tinha rei em Edom, apenas um vice-rei[6] (1Rs 22:48) que permanecia aliado e subjugado ao rei de Judá (cf. 2Rs 3:9,12,26).

A revolta dos Edomitas

Mas, nos dias de Jeorão, os edomitas se revoltaram contra o poder de Judá e constituíram o seu próprio rei. Então Jeorão reuniu todos os seus chefes e os seus carros de guerra e foi até uma cidade em Edom chamada Zair, mas, quando tentaram um ataque noturno, foram cercados pelos edomitas e o povo de Jeorão fugiu para suas tendas (2Rs 8:20,21; 2Cr 21:8,9).

Assim, Judá perdeu o domínio sobre os edomitas, dando assim cumprimento à profecia de Isaque sobre Edom, o qual é Esaú (cf. Gênesis 27:39-41). Jeorão, o rei de Judá, também perdeu o controle sobre uma cidade real cananeia chamada Libna, que havia sido conquistada por Josué e entregue aos sacerdotes (cf. Js 10:29; 21:13). Todo esse prejuízo aconteceu porque, Jeorão, rei de Judá, andou nos caminhos dos reis de Israel e abandonou ao Senhor, Deus de seus pais (2Rs 8:22; 2Cr 21:10).

A Carta de Elias no tempo de Jeorão

É bastante intrigante o fato de Elias ter enviado essa carta ao rei muito tempo após ter sido levado ao céu (2Rs 2:9-14), cerca de 5 anos antes de Jeorão assumir o reino!

A carta de Elias não se tratava de informações antigas e subjetivas, nela estava escrito informações atualizadas acerca das práticas idólatras do rei de Judá e dizia:

“Assim diz o SENHOR, Deus de Davi, seu pai: ‘Você não andou nos caminhos de seu pai Josafá, nem nos caminhos de Asa, rei de Judá, mas andou nos caminhos dos reis de Israel e seduziu o povo de Judá e os moradores de Jerusalém à idolatria, segundo a idolatria da casa de Acabe. Além disso, você matou os seus próprios irmãos, da casa de seu pai, que eram melhores do que você. Por isso o SENHOR castigará com um grande flagelo este povo do qual você é rei, bem como os seus filhos, as mulheres que você tem e todas as suas posses. Você terá uma doença grave nos seus intestinos, doença esta que aumentará dia após dia, até que os seus intestinos saiam do corpo.’” (2 Crônicas 21:11-15).

Para onde Elias foi levado?

Os problemas no reino

Por ter abandonado ao Senhor, o próprio Deus despertou os filisteus e os árabes contra Jeorão que, atacaram e invadiram o reino de Judá, levando embora todos os bens que encontraram no palácio real, inclusive os filhos e as mulheres dele. Somente escapou o filho mais novo do rei chamado Jeoacaz. (2Cr 21:16-17).

A morte de Jeorão

O Senhor feriu Jeorão com uma doença incurável nos intestinos que ia aumentando dia após dia. Ele permaneceu assim por 2 anos, até que seus intestinos saíram para fora e ele morreu sentindo fortes dores!

Jeorão foi sepultado na Cidade de Davi, mas povo não fez nenhuma fogueira em sua homenagem, com havia feito para os outros reis de Judá[7] e ninguém lamentou sua morte. Além disso, ele foi colocado nos túmulos da família real, mas não nos túmulos dos reis. Então os moradores de Jerusalém, colocaram Acazias (2Cr 22:1); também chamado Jeoacaz (2Cr 21:17) ou Azarias (2Cr 22:6), o filho mais novo de Jeorão, para reinar em seu lugar (2Rs 8:24; 2Cr 21:20; 22:1).

Outros detalhes sobre Jeorão, rei de Judá

Os demais detalhes da vida de Jeorão, rei de Judá, tantos os primeiros quanto os últimos atos, ficaram registrados no antigo Livro da História dos Reis de Judá (2Rs 8:23-24).

Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada – Almeida Corrigida e Fiel. Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original. ed. São Paulo, SP: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 2011.

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

MORAIS, Felipe. Cronologia da Bíblia – A Bíblia em Ordem Cronológica. Curso Bíblico Online, 2023. Disponível em: <www.cronologiadabiblia.com.br>.


Notas de Rodapé

[1] Jeorão יְהוֹרָם Yehôram (cf. STRONG h3088), às vezes grafado como “Jorão”, יֹרָם Yôram (cf. STRONG h3141), porém, ambas as formas possuem o mesmo significado: “Javé é exaltado”. — (Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.)

[2] (Cronologia da Bíblia – A Bíblia em Ordem Cronológica, 2023)

[3] Atalia era neta de Onri, “filha” por extensão da linhagem paterna; como nos vários casos em que os diversos descendentes de Abraão são chamados de “filhos de Abraão”.

O parentesco de Josafá e Jeorão com Acabe

[4] É possível que, assim como seu filho Jeorão (cf. 2Rs 8:18; 2Cr 21:6), Josafá também tenha se casado com uma das filhas de Acabe, pois o termo hebraico traduzido nas versões ACF, ARC e ARA como “aparentou-se” é חָתַן chathan, que, em sua primeira definição significa: “tornar-se genro” (cf. STRONG h2859). Por isso, a versão NAA traduziu como “tornou-se genro de Acabe”; enquanto a NVT traduziu como “aliou-se a Acabe por meio do casamento de seu filho com a filha de Acabe”; e a NVI traduziu como “aliou-se a Acabe por laços de casamento” (2Cr 18:1)

[5] Edomitas — os descendentes de Esaú, pois Esaú recebeu o nome de Edom (Gn 36:1,8,19; cf. Gn 25:29-30). Os edomitas foram administrados por reis muito antes de haver rei em Israel (Gn 36:31; 1Cr 1:43).

[6] A versão ACF (2011), ao invés de “governador”, traduz corretamente como “vice-rei” devido ao contexto desse versículo esclarecer que não é um rei independente (cf. 1Rs 22:48).

[7] Após a morte dos reis, eram geralmente cobertos de especiarias e perfumes e o povo fazia uma fogueira para demonstrar seu apreço (2Cr 21:19; Jr 34:5).

Deus te abençoe!

⬤ Os materiais didáticos e demais artigos publicados no site estão protegidos por direitos autorais © | Se desejar utilizar algum texto em uma obra ou publicação, entre em contato conosco clicando aqui


Conheça nossos cursos

➤ CURSO: CRONOLOGIA BÍBLICA COMPLETA (CURSO+MAPA+CERTIFICADO) https://www.cursobiblicoonline.com.br/cronologia-biblica-completa/

Jeorão, Cronologia Bíblica
Cronologia da Bíblia
Bíblia em Ordem Cronológica
curso bíblico online curso de teologia
Davi, Salomão, Roboão, Abias, Asa, Jeosafá, Josafá, Reis de Judá, Reis de Israel, Jorão,

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Jeorão, Cronologia Bíblica
Cronologia da Bíblia
Bíblia em Ordem Cronológica
curso bíblico online curso de teologia
Davi, Salomão, Roboão, Abias, Asa, Jeosafá, Josafá, Reis de Judá, Reis de Israel, Jorão,
  • Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
  • Nossas páginas no INSTAGRAM
  • Siga no TWITTER
  • Entre para o Canal no TELEGRAM
  • Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY

Assista a Série sobre Os Reis de Israel e os Reis de Judá!

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente