Buscar

Quem foi Asafe?

Quem foi Asafe?

Certamente ele foi um importante levita descendente da linhagem dos Gersonitas (1 Crônicas 6:39-43).

Asafe, o tocador de címbalos

Os címbalos eram tocados para acompanhar os cânticos sagrados. Por isso, os textos bíblicos fazem muitas referências aos címbalos (2Sm 6:5; 1Cr 13:8; 15:16,19,28; 16:15,42; 25:1,6; 2Cr 5:12,13; 29:25; Ed 3:10; Ne 12:27; Sl 150:5).

Davi ordenou aos chefes dos levitas que constituíssem os seus irmãos, os cantores, para que, acompanhados por instrumentos musicais, liras, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria. Assim, os levitas designaram Hemã, filho de Joel; e dos irmãos dele, Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merari, irmãos deles, Etã, filho de Cusaías. E com eles os seus irmãos da segunda ordem: Zacarias, Bene, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaia, Maaseias, Matitias, Elifeleu e Micneias e os porteiros Obede-Edom e Jeiel. Assim, os cantores Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir com címbalos de bronze.” 1 Crônicas 15:16-19

Posteriormente, nos tempos do Novo Testamento, podemos observar, através citação do apóstolo Paulo, que ainda os címbalos eram instrumentos muito comuns na região do Mediterrâneo:

“se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.” 1 Coríntios 13:1

Tamanha era a importância desse instrumento, que o livro dos Salmos se encerra falando dos címbalos:

Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia! Salmos 150:5-6

Asafe, o Músico

O rei Davi separou Asafe como chefe entre os levitas que tocariam instrumentos diante da arca do Senhor:

Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do SENHOR, e celebrar, louvar e exaltar o SENHOR, Deus de Israel, a saber, Asafe, o chefe, Zacarias, o segundo, e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel, com liras e harpas; e Asafe fazia ressoar os címbalos. Os sacerdotes Benaia e Jaaziel estavam continuamente com trombetas, diante da arca da aliança de Deus. Foi naquele dia que Davi encarregou, pela primeira vez, Asafe e seus irmãos de celebrarem com hinos ao SENHOR. 1 Crônicas 16:4-7

Asafe, o Salmista

Assim como Davi, Asafe foi um grande compositor. Assim sendo, Asafe é o autor do Salmo 50, além dos Salmos que vão desde o 73 ao 83!

Asafe estava entre “os homens que Davi constituiu para dirigir o canto na Casa do Senhor, depois que a arca foi colocada lá. Ministravam diante do tabernáculo da tenda do encontro com cânticos, até que Salomão edificou a Casa do Senhor em Jerusalém; e exerciam o seu ministério segundo a ordem prescrita.” 1 Crônicas 6:31,32

Mas a posição de Asafe é ainda mais privilegiada que a maioria dos levitas. Afinal, sendo um grande salmista, podemos perceber que não foi à toa que Asafe era o responsável por tocar os címbalos diante da Arca da Aliança!

Então Davi deixou Asafe e seus irmãos ali diante da arca da aliança do SENHOR, para ministrarem continuamente diante dela, segundo o que estava ordenado para cada dia. 1 Crônicas 16:37

Asafe presenciou a Glória de Deus!

Assim que Salomão preparou todo o evento da inauguração do Templo, Asafe estava entre os que participaram nesse grande dia quando a Glória de Deus se manifestou de forma poderosa!

Nesse dia, todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de linho fino, estavam em pé no lado leste do altar, com címbalos, harpas e liras, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas; e quando em uníssono, ao mesmo tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvar e dar graças ao Senhor; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos musicais para louvarem o Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então o Templo, a saber, a Casa do Senhor, se encheu de uma nuvem, de maneira que os sacerdotes não puderam permanecer ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a Casa de Deus.” 2 Crônicas 5:12-14

Por fim, ele vê todo o seu propósito ser cumprido. Afinal, ele era um adorador e, sendo assim, foi recompensado ao ver claramente, com seus próprios olhos, que o Senhor aceitou sua adoração!

Quem escreveu Salmos?

Em resumo, Asafe foi um notável salmista, ficando atrás apenas do rei Davi!

Uma vez que Davi compôs a maioria dos salmos (73 salmos); logo depois vem Asafe, que foi o responsável por escrever 12 salmos, seguido pelos filhos de Corá (11); os ezraítas – Etã e Hemã (2); Salomão (2); Moisés, o escritor da Torá (Salmo 90).

O LEGADO DE ASAFE – Uma geração de adoradores!

No tempo do rei Ezequias

Assim sendo, tanto os salmos de Davi como os salmos de Asafe, estavam entre os cânticos durante o avivamento nos tempos do rei Ezequias:

Então, o rei Ezequias e os príncipes ordenaram aos levitas que louvassem o SENHOR com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. Eles o fizeram com alegria, e se inclinaram, e adoraram. 2 Crônicas 29:30

No tempo do rei Josias

Assim como no tempo de Ezequias, durante o reinado de Josias, os filhos de Asafe continuaram a exercer o ministério como no princípio.

Os cantores, filhos de Asafe, estavam nos seus lugares, segundo o mandado de Davi, de Asafe, de Hemã e de Jedutum, vidente do rei. Também os porteiros estavam junto aos portões; não necessitaram abandonar o seu serviço, porque os seus irmãos, os levitas, preparavam o necessário para eles.” 2 Crônicas 35:15

No tempo de Esdras

Posteriormente, podemos encontrar várias referências aos cantores, filhos de Asafe: Ed 2:41; 3:10; Ne 7:44; 11:22; 12:35.

Logo após o retorno do exílio na Babilônia, o livro de Esdras narra que as trombetas de prata (chatsotserah hb.) foram tocadas ao lançar os alicerces do segundo Templo:

“Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas (chatsotserah hb.), e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o SENHOR, segundo as instruções deixadas por Davi, rei de Israel.” (Ed 3:10).

No tempo de Neemias

Finalmente, no livro de Neemias, podemos ver na dedicação das muralhas de Jerusalém os sacerdotes tocavam as trombetas de prata (chatsotserah hb.), enquanto os levitas tocavam os instrumentos musicais de Davi, homem de Deus. Esdras, o escriba, ia na frente deles (Ne 12:30-36; 41-42).

Os cantores, filhos de Asafe, estavam nos seus lugares, segundo o mandado de Davi, e de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, vidente do rei, como também os porteiros, a cada porta; não necessitaram de se desviarem do seu ministério; porquanto seus irmãos, os levitas, preparavam o necessário para eles. 2 Crônicas 35:15

Detalhe importante

Não confunda esse Asafe com outros dois personagens homônimos na Bíblia:

[1.Asafe] Pai de Joá, cronista durante o reinado de Ezequias, rei de Judá (2 Rs 18.18,37; Is 36.3,22). [2.Asafe] Guardião das florestas do rei Artaxerxes. Foi procurado por Neemias, que tinha autorização para requerer a madeira para o escoramento dos portões de Jerusalém e reconstruir os muros da santa cidade {Ne 2.8).” (GARDNER, 2005, p. 75)

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

curso bíblico online curso de teologia Asafe
  • Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
  • Nossas páginas no INSTAGRAM
  • Siga no TWITTER
  • Entre para o Canal no TELEGRAM
  • Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY

Bibliografia

GARDNER, P. Quem é quem na Bíblia Sagrada. 1ª. ed. São Paulo: Editora Vida, 2005.

MANSER, M. H.; REID, D. K. Quem é quem na Bíblia. 1ª. ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente

1 comentário