Quem foi Abias? A História de Abias, rei de Judá
Abias significa “Javé é (meu) pai”[1]. Abias era filho de Roboão com Maaca[2], a filha[3] de Absalão (1Rs 15:2). Roboão amava Maaca mais que todas outras mulheres (2Cr 11:20,21) e, por isso, separou Abias, o primeiro filho de Maaca, para ser chefe, príncipe entre os seus irmãos, porque queria fazer dele o próximo rei. (2Cr 11:22). O rei Roboão, pai de Abias, morreu no décimo sétimo ano do reinado de Jeroboão (1Rs 14:21; 2Cr 12:13).
O reinado de Abias
Após a morte de Roboão, seu filho Abias começou a reinar no décimo oitavo ano[4] do reinado de Jeroboão. (1Rs 15:1) e reinou durante três anos.
Observações necessárias
Enquanto o registro do livro dos Reis se ocupa de narrar de forma objetiva a história dos reis de Israel em paralelo com os reis de Judá. Já o cronista busca detalhar alguns fatos ocorridos especificamente durante o reinado dos reis de Judá. Por isso, no livro dos reis praticamente não temos nenhuma informação sobre o reinado de Abias, a não ser sua apostasia (1Rs 15:3) e o fato de que Abias fez guerra contra Jeroboão durante todos os anos de sua vida (1Rs 15:6) sem dar detalhes desse período.
A guerra entre Abias e Jeroboão
Já o cronista destaca um período inicial de fidelidade de Abias, que o levou ao conflito contra Jeroboão. Foi Abias quem iniciou a guerra repreendendo Jeroboão por sua falsa religião idólatra (2Cr 13:3).
Ao mesmo tempo que Abias mostrava a Jeroboão e ao povo de Israel seus males, apresentava suas credenciais baseando-se na aliança permanente que Deus tinha feito com Davi, seu “pai” como uma aliança perpétua de sal (2Cr 13:5; cf. Lv 3:13 e Nm 18:19); alegando que ele próprio e o reino de Judá mantinham fidelidade a Deus (2Cr 13:4-12).
Os exércitos de Judá e de Israel
Abias partiu para a guerra com um exército de valentes guerreiros, num total de 400 mil homens escolhidos. Enquanto Jeroboão, tinha o dobro de guerreiros valentes, com 800 mil homens (2Cr 13:3).
Jeroboão, ciente que tinha duas vezes mais soldados e, confiando na força do seu braço (cf. Jr 17:5), não se intimidou com as ameaças de Abias, organizando uma emboscada para que seu exército atacasse tanto pela frente, quanto pelas costas do exército de Judá afim de surpreendê-los (2Cr 13:13).
Abias, filho de Roboão derrota Jeroboão
Quando os homens de Judá perceberam que estavam numa armadilha, clamaram ao Senhor, e os sacerdotes que ali estavam tocaram as trombetas. Nesse momento, Deus derrotou Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá porque eles confiaram no Senhor (2Cr 13:14-15). Assim, o exército de Israel fugiu e Deus entregou eles nas mãos do exército de Judá. Naquele dia morreram quinhentos mil homens de Israel, que saíram humilhados dessa batalha! (2Cr 13:16-17).
Durante todo esse período, o reino de Jeroboão se enfraqueceu e não conseguiu mais recuperar o seu poder porque Abias, filho de Roboão, perseguiu Jeroboão e tomou as cidades de Betel[5], Jesana[6] e Efrom[7], com as suas vilas (2Cr 13:19). Então, dois anos após a morte de Abias, “o SENHOR feriu Jeroboão, e ele morreu” (2Cr 13:20).
A queda de Abias
Ao que parece, durou pouco a fidelidade de Abias e sua apostasia ocorreu logo após ter conseguido a vitória da parte de Deus nessa batalha contra Jeroboão. Os detalhes de sua infidelidade para com Deus não estão claros nas Escrituras e, só sabemos disso devido às afirmações bíblicas de que “Abias andou em todos os pecados que seu pai havia cometido antes dele, e o seu coração não foi fiel ao SENHOR, seu Deus” (1Rs 15:3) e também que, a descendência de Abias só permaneceu no trono após sua morte, devido à fidelidade de Davi[8] (1Reis 15:3-5).
A morte de Abias
O reinado de Abias durou apenas três anos (1Rs 15:1; 2Cr 13:2). A Bíblia não explica o motivo da morte de Abias, mas relata que ele foi sepultado na Cidade de Davi e diz que Asa, seu filho, reinou em seu lugar (1Rs 15:8; 2Cr 14:1).
Outros detalhes da vida de Abias
Todos os demais atos de Abias foram registrados no antigo Livro da História dos Reis de Judá (1Rs 15:7) e no Livro da História do Profeta Ido (2Cr 13:22).
Notas de Rodapé
- [1] Jeroboão אֲבִיָּה ’Abiyah, significa “Javé é (meu) pai” – cf. STRONG h3379
- [2] Maaca – (Veja os detalhes no artigo: Quem foi Maaca? Quem foi Micaía?)
- [3] Patriarcas e Descendentes: “Pais e filhos” – Observe que nas genealogias bíblicas não há a palavra avô ou avó. Como não existia essa expressão, usavam “o pai do pai”. Por isso, ao se referir a um dos antepassados – pai, avô, bisavô, tataravô, etc. – dizia “meu pai”. A mesma coisa ocorria em relação aos descendentes. Os patriarcas poderiam chamar os filhos, netos, bisnetos, tataranetos, etc., todos de seus “filhos”. Por isso, tanto Salomão e Jesus são chamados de “filho de Davi” (cf. 1Cr 29:2; 2Cr 30:26; 35:3 com Mc 10:47; Lc 18:38).
- [4] Normalmente, os filhos assumiam o trono enquanto seus pais ainda estavam vivos. Esse período onde os filhos eram “treinados” pelos pais para assumir o trono é chamado de “corregência”. A regência é compartilhada pois, há dois reis em aliança governando a nação. Em outros casos, quando não ocorria esse período de transição, era comum o herdeiro assumir o trono no mesmo ano da morte do pai e nesses casos, esse último ano do reinado do pai era também contabilizado como o primeiro ano do reinado do filho. Já em casos como o de Roboão e Abias, é provável que Roboão tenha morrido no final do ano (cf. 1Rs 14:21) e, ao cumprir o período de luto do pai, Abias tenha assumido o trono somente no início do próximo ano (cf. 1Rs 15:1). É de se considerar que o período de luto de pessoas importantes podia se estender por meses (cf. Gn 50:3,4,10). Essa questão de o próximo rei assumir somente no ano seguinte ocorreu apenas duas vezes entre os reis de Israel e duas vezes entre os reis de Judá; e, podemos indicar quais foram: Roboão e Abias (em Judá); Jeú e Jeoacaz (em Israel); Uzias (ou Azarias) e Jotão (em Judá); Pecaías e Peca (em Israel); nos demais casos, quando o rei morria, o próximo assumia ainda dentro do mesmo ano.
- [5] Betel, a antiga cidade chamada Luz (cf. Gn 28:19; 35:6; Jz 1:23).
- [6] Jesana יְשָׁנָה Yeshanah significa “depósito” (cf. STRONG h3466).
- [7] Efrom, era filho de um heteu (ou hitita) chamado Zoar. Abraão comprou de Efrom, um campo em Macpela, junto aos carvalhais de Manre (que é Hebrom), para sepultar Sara. Nesse local foram sepultados Abraão e Sara; Isaque e Rebeca; Jacó e Lia (ou Léia) – (Gn 23:1-20; 25:9; 49:29-32; 50:13).
- [8] A expressão usada sobre Deus manter “uma lâmpada em Jerusalém” (1Reis 15:4) quer dizer que o Senhor preservaria a dinastia de Davi no trono de Jerusalém (cf. 2Sm 21:17; 1Rs 11:12,36; 2Rs 8:19; 2Cr 21:7; Sl 132:17).
Bibliografia
STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.
Deus te abençoe!
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