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Quem eram os Nazireus? – O Voto de Nazireu

  • Foto do escritor: Felipe Morais
    Felipe Morais
  • 20 de jun. de 2022
  • 5 min de leitura

Nazireu: Quem eram os Nazireus? – Números 6

No capítulo 6 do livro de Números, podemos ler sobre o Voto de Nazireu – chamado de Nazireado.

Nazireu vem do hebraico “naziyr” que significa “consagrado, dedicado, separado” ao Senhor.

Nessa definição podemos observar o quanto esse tipo de voto está intimamente ligado à devoção do Sumo Sacerdote; pois ele trazia na cabeça uma lâmina de ouro que estava escrito: “Santidade ao Senhor” e o termo “coroa” do hebraico “nezer” (cf. Êx 29.6; 39.30; Lv 8.9) é exatamente o mesmo para “nazireado” (Nm 6.4,5,7,8,9,12,13,18,19,21) e também é a mesma palavra traduzida por “consagração” em Lv 21.12 quando diz acerca do Sumo Sacerdote que “a consagração (nazireado) do óleo da unção do teu Deus está sobre ele”.

Portanto, o Comentário Bíblico Vida Nova[1] apoia esse fato quando diz: O vocábulo “nazireu” procede do termo hebraico nēzer, que tem dois significados: “voto” e “coroa. Assim, o texto hebraico diz: “o nēzer de Deus está sobre a sua cabeça”. Isso talvez indique uma sugestão deliberada quanto ao cabelo comprido, que era um sinal do voto (nēzer) era como uma coroa (nēzer).

[1] CARSON, D. A. et al. Comentário Bíblico: Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009, p. 273.

Qual o período do Voto do Nazireu?

O voto do nazireu poderia ser por toda a vida, como ocorreu com Sansão (Jz 13.5,7; 16.17); Samuel (1Sm 11.1) e João Batista (Lc 1.15) ou por um tempo determinado. Paulo parece ter feito esse tipo de voto temporário (At 18.18; 21.23-26) para que pudesse conseguir alcançar também os judeus em suas pregações (1Co 9.19-22).

É importante entender que nazireado poderia ser voluntário (Nm 6:2), ou feito pelos pais (1Sm 1:11) ou mandado pelo próprio Deus (Jz 13:4,5; 16:17).

Como era o Voto do Nazireu?

Esse voto poderia ser feito por um homem ou mulher e consistia em 3 pontos (Nm 6.3-8):

  1. (1) Abster-se de todo produto da videira:

  2. Não tomar vinho ou alguma bebida forte (alguns dizem: não tomar “vinho novo ou vinho velho”) nem mesmo vinagres (fermentação) vindos da uva;

  3. nem tomar suco da uva;

  4. não deveria comer uvas frescas nem uvas secas (passas);

  5. não comer nem mesmo as sementes (caroços) ou casca da uva.

  6. (2) Não passar navalha no cabelo e deixá-lo crescer livremente ou “selvagemente

  7. (3) Não se aproximar de um cadáver mesmo que seja um parente próximo. Essa exigência é exatamente a mesma para o Sumo-Sacerdote! (Lv 21.10-15)

Onde mais aparece o termo Nazireu?

  1. O SENHOR, por meio do profeta Amós, denuncia o pecado do povo de Israel ao induzir os nazireus quebrarem seus votos e forçarem os profetas a não profetizarem:

Escolhi alguns dos seus filhos para serem profetas e alguns dos seus jovens para serem nazireus. Não é isto assim, filhos de Israel?” — diz o SENHOR. “Mas vocês deram vinho aos nazireus e ordenaram aos profetas que não profetizassem.” Amós 2:11-12

A Vinha Naziréia

Durante o Ano Sabático (Lv 25.5) e o Ano do Jubileu (Lv 25.11) a plantação de uvas (chamada “Vinha”) ficava intacta, pois ninguém poderia podá-la. Sendo assim era chamada de Vinha Naziréia – traduzida como Vinha “não podada”. Essa Vinha deveria crescer livremente – selvagemente – assim como o cabelo dos nazireus!

“… nem colham as uvas de suas vinhas que não foram podadas (naziyr); será um ano de descanso solene para a terra.” Levítico 25:5

“O ano quinquagésimo vos será jubileu; não semeareis, nem segareis o que nele nascer de si mesmo, nem nele colhereis as uvas das vinhas não podadas (naziyr).” Levítico 25:11

O Nazireado de José

Há algumas referências na Bíblia ao termo “nazireu” mas aparece traduzido como “separado, distinguido, consagrado, dedicado”. Veremos a seguir alguns exemplos:

  1. Quando Jacó abençoou seu filho José (o primogênito de Raquel), ele usou esse termo “naziyr” que significa nazireu.

As bênçãos de seu pai excederão as bênçãos de meus pais até o alto dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido (naziyr) entre seus irmãos. Gênesis 49:26

  1. No texto de Gênesis “naziyr” foi traduzido como distinguido enquanto em Deuteronômio esse termo foi traduzido como “príncipe”:

com o que é mais excelente da terra e da sua plenitude e da bondade daquele que apareceu na sarça. Que tudo isto venha sobre a cabeça de José, sobre a cabeça do príncipe (naziyr) entre seus irmãos. Deuteronômio 33:16

  1. Esse termo “naziyr” também é traduzido como “príncipes” em Lamentações de Jeremias:

Os seus príncipes eram mais alvos do que a neve, mais brancos do que o leite; eram mais ruivos de corpo do que os corais e tinham a formosura da safira. Lamentações 4:7

E se o Voto fosse interrompido?

Caso alguém morresse perto dele – por exemplo em sua tenda um parente faleceu essa noite – o nazireu deveria reiniciar seu voto. Ele iria à porta do Tabernáculo e iniciaria um processo de 8 dias para recomeçar. Ao sétimo dia ele deveria raspar sua cabeça ali na porta do Tabernáculo, e passar pela purificação (as purificações geralmente eram banhos de água ou por meio de aspersão).

No oitavo dia seguia-se exatamente a mesma cerimônia de purificação usada para as impurezas do homem e da mulher (Lv 15.29-31). Após isso, o nazireu consagrará sua cabeça ciente de que os dias passados serão perdidos; sendo necessário assim reiniciar a contagem dos dias a partir dessa data; pois seu nazireado foi contaminado.

Quando o Voto era concluído

Quando o nazireu cumpria os dias do seu voto, deveria ir à porta do Tabernáculo levando suas ofertas – holocausto, oferta pelo pecado, oferta pacífica e oferta de manjares (cereais) – e então, deveria raspar sua cabeça (e barba) ali na porta do Tabernáculo e colocar o nazireado (a cabeleira) sobre o fogo do altar debaixo do sacrifício pacífico (esse era o momento de oferecer seu símbolo de dedicação a Deus!).

O nazireu, poderia acrescentar mais ofertas segundo suas posses, mas jamais poderia diminuir ao que está estabelecido.

O sacerdote colocará alguns itens das ofertas nas mãos do narizeu – a espádua dianteira (ombro) já assada, 1 bolo sem fermento do cesto e 1 pãozinho ázimo – e moverá o nazireu com esses elementos diante do Senhor como oferta movida. Depois, todos os elementos – incluindo o peito e as coxas do sacrifício – pertencem ao sacerdote que trabalhou naquele dia.

Por fim, após todos esses dias e o cumprimento das exigências para o voto, o nazireu poderia voltar a comer e beber dos produtos da videira!

A Bênção do Senhor!

Por fim, esse capítulo encerra-se com uma bênção (Nm 6:24-26) que o Senhor diz a Moisés que Arão deveria abençoar o povo da seguinte forma:

  1. “O SENHOR os abençoe e os guarde;

  2. o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês;

  3. o SENHOR sobre vocês levante o seu rosto e lhes dê a paz.”

Deus te abençoe!

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