Quando viveu Jó e em que período foi escrito o Livro de Jó?
Como sugerem os comentaristas bíblicos?
A datação do livro de Jó é tida como “incerta”. Contudo, é consenso que ele tenha vivido dentro do período patriarcal.
Um dos principais motivos de Jó estar posicionado nesse tempo é devido sua longevidade compatível com a do período anterior a Abraão.
Jó pode ter vivido 210 ou mais de 350 anos! No entanto, essa longevidade pode ser uma exceção.
No início de sua história, Jó tinha 10 filhos (Jó 1:2), sendo 7 filhos e 3 filhas.
Observe que, após toda sua história ele recebeu sua riqueza em dobro, o mesmo número de filhos e filhas (Jó 42:13) e ainda viveu mais 140 anos! (Jó 42:16).
JÓ – datação sugerida
A narrativa do livro já nos informa que a história de Jó ocorreu “na terra de Uz” (Jó 1:1).
Isso nos ajuda a compreender em partes o período.
Porém, existem três personagens com o nome “Uz” na Bíblia:
- – o primeiro é o “Uz”, neto de Sem (Gn 10:23);
- – o segundo é “Uz”, filho um descendente de Seir (1Cr 1:42) região habitada pelos Edomitas (descendentes de Esaú);
- – o terceiro é “Uz”, primogênito de Naor e sobrinho de Abraão (Gn 22:21).
A datação sugerida aqui é baseada em 5 evidências principais dentro do próprio livro de Jó:
Evidência 1 no livro de Jó
(1) – O primeiro ponto que favorece esse período pós-abraâmico é o fato de Jó se referir ao Senhor Deus como “Todo-Poderoso” (Jó 6:4; etc.)
Essa expressão aparece a primeira vez nas Escrituras em Gênesis 17:1 (cf. Êxodo 6:3), quando Abrão tinha 99 anos e o SENHOR aparece a ele e diz: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso”.
Detalhe (analisando uma possibilidade):
Não é absoluto, mas é provável que Balaão, filho* de Beor, seja um dos parentes ou até dos descendentes de Abraão.
*(“filho” significando aqui “descendente”, assim como ocorre com os “filhos” de Israel)
Assim como Abraão, Balaão também se refere ao Senhor Deus como “Todo-Poderoso” (Nm 24:4,16).
Balaão era descendente de um homem chamado Beor, que foi pai do primeiro rei na terra de Esaú:
“São estes os reis que reinaram na terra de Edom, antes que houvesse rei sobre os filhos de Israel. Em Edom reinou Belá, filho de Beor.” (Gênesis 36:31-32).
Se esse for o caso, Balaão era um edomita, portanto, descendente de Abraão!
É possível que sua família tenha retornado para a Mesopotâmia, a Petor, que está junto ao rio Eufrates (Nm 22:5; Dt 23:4). Próximo à região de Ur dos Caldeus, cidade de Abraão, quando estava na Mesopotâmia. (Atos 7:2).
Evidência 2 no livro de Jó
(2) – No livro de Jó, a primeira vez que essa expressão aparece é no discurso de Elifaz, o temanita (Jó 5:17).
Esaú, o neto de Abraão, teve um filho chamado Elifaz (Gn 36:4) que foi pai de Temã (Gn 36,11).
Elifaz, pode ter dado o nome da terra em homenagem ao seu filho Temã, assim como fez Caim, que edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho. (Gn 4:17).
Se considerarmos esses fatos como fator identificador desse personagem, seria esse o motivo de ele usar o a expressão “Todo-Poderoso” para se referir ao Senhor, o Deus de Abraão, seu avô.
No livro de Jó, esse amigo de Jó é identificado como Elifaz, o temanita (Jó 2:11; 4:1; 15:1; 22:1; 42:7,9).
Evidência 3 no livro de Jó
(3) – Antes de surgir reis em Israel, os edomitas (descendentes de Esaú) já tinham sido governados por reis.
Um deles, chamado Husão, reinou na terra dos temanitas (Gn 36:34; 1Cr 1:45).
Evidência 4 no livro de Jó
(4) – Além de Elifaz, encontramos outro amigo de Jó, chamado Bildade, o suíta (Jó 2:11; 8:1; 18:1; 25:1; 42:9).
O termo “suíta” está relacionado com “Suá”, que foi um dos filhos de Abraão com Quetura (Gn 25:2; 1Cr 1:32).
Evidência 5 no livro de Jó
(5) – Por fim, uma das maiores evidências está em Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão (Jó 32:2-6).
O gentílico “buzita” está relacionado ao irmão de Uz chamado “Buz”, filho de Naor; o irmão de Abraão (Gn 22:21).
Portanto, esse Buz sobrinho de Abraão era um ancestral de Eliú!
Deus te abençoe!
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