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O TABERNÁCULO e JESUS – A Tenda da Revelação

Este será o primeiro de estudo que vamos falar sobre Tabernáculo. Existem vários estudos que podemos ver sobre a revelação de suas características com as características de Jesus Cristo. Mas neste estudo veremos uma parte dos significados existentes dentro do Tabernáculo, comparando-os e visualizando-os com o nosso Senhor Jesus e suas características. Segue abaixo uma imagem geral do Tabernáculo dado por Deus a Moisés.

A revelação dada a Moisés sobre a construção do Tabernáculo foi algo maravilhoso, vindo diretamente de Deus para que o Todo Poderoso viesse a habitar no meio dos homens. Toda essa revelação são sombras, ou seja, figuras e exemplos das coisas celestiais, assim como diz em Hb 8:5 ( os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés devidamente foi avisado, estando já para acabar o Tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte te se mostrou). Isso significa que são coisas escondidas em símbolos. Em Hb 10:1 (Porque tendo a Lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem a cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam) e nos fala também que a Lei é a sombra dos bens futuros e não a imagem real. Quando vemos a sombra de uma mão, por exemplo, nós podemos identificar que é uma mão, mas não conseguimos ver os detalhes dos dedos, da pele, etc…, mas sabemos que se trata de uma mão.

Isso não quer dizer que a revelação dada a Moisés não possa ter um significado profundo. Podemos sim ver muitos detalhes e significados naquilo que o Senhor revelou. Vamos iniciar com alguns deles.

No Tabernáculo temos o Altar de bronze (Ex 38:1-7), que fica logo na entrada e é a maior peça, também chamado de altar do holocausto, devido ser ali que ocorriam os holocaustos. Era feita de madeira de Acácio ou madeira de Cetim, dependendo da sua tradução. Ali era onde aconteciam os sacrifícios, sendo assim uma figura da cruz onde cristo foi sacrificado. Essa revelação se torna maior quando João fala sobre Jesus em Jo 1:29 ( ), Cristo é identificado neste momento como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Os cordeiros que eram sacrificados no Altar de Bronze não removiam completamente o pecado, mas era uma figura de Jesus. E é neste momento que é totalmente revelada e feita a associação do cordeiro, que era imolado no Altar, com Jesus, o cordeiro de Deus. Essa é uma grande revelação.

Na próxima peça do Tabernáculo vemos a Bacia, Pia ou Lavatório, dependendo da sua tradução, Ex 40:30 (Pôs também a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela pôs água para lavar), essa água existente era para se lavar e não para beber, isso nos remete a algo que aconteceu entre Jesus e seus discípulos, que foi o ato de Jesus lavar os pés de seus apóstolos Jo 13:5-8 (Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha que estava cingido) 15:3 (Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado). Pedro até repreende Jesus na hora de lavar seus pés, mas Jesus alerta que se não ocorrer isso não poderá ter parte com Ele. Jesus é o portador dessa “água” que limpa, o portador da Palavra que é espirito de vida.

Indo mais para dentro do Tabernáculo, após o primeiro véu, no primeiro ambiente, chamado de Santo Lugar, temos a direita a Mesa dos Pães da Proposição, Ex 37:10-16. A mesa sustentava doze pães, duas fileiras de seis pães que representavam as 12 tribos de Israel, ou o povo de Deus ali em sombra. Pão este feito de trigo e não de joio. A mesa representa, também, Cristo, que sustenta seu povo. Cristo pode ser também o pão da vida. Ele também fala que é o cabeça da sua igreja, do seu povo Jo 6:35 (E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá cede). Também indica para Cristo chamando o seu povo para ficarem juntos com Ele, cearem com Ele, pois Ele também é o pão da ceia. Muitos outros significados existem nesta revelação, mas isso é para outro estudo.

Ainda no primeiro ambiente, no Santo Lugar, do lado esquerdo temos o Castiçal, Menorá ou Candelabro. Uma peça extremamente preciosa, pois era feita de ouro puro, que serve para iluminar o local, pois com aquele ambiente totalmente fechado haveria a necessidade de algo para iluminar, sedo assim, nos remete também a figura de Cristo quanto a ser a Luz do mundo Jo 9:5 (enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo) Lc 2:32 (Luz para iluminar as nações, e glória para teu povo Israel). Do mesmo modo que Cristo também é o pão junto com seu povo Ele também diz que o seu povo é o sal da terra e que deve servir de luz para o mundo, dentro destas trevas espirituais que nos rodeiam.

Continuando dentro do mesmo ambiente, no Santo Lugar mais a frente, no centro, próximo ao segundo véu, temos o Altar do Incenso Ex 37:25-29, que aponta para as orações do povo, como dito em Ap 5:8 (E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.). Isso representa Cristo devido Ele ser o intercessor entre os homens e Deus como dito em Jo 17:20 (E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim). Jesus não está ali intercedendo somente pelos Apóstolos, mas também por todos aqueles que futuramente irão crer Nele. Ou seja, por cada um que tenha comunhão com Ele.

O Tabernáculo é uma figura riquíssima de Cristo, más antes de avançarmos para dentro do próximo compartimento, que é o Santíssimo Lugar, vamos falar do Véu. Este véu, Ex 26:33, é o que separava o Santo Lugar, onde haviam os objetos anteriores relatados (a mesa dos pães, o candelabro e o altar do incenso) é uma figura de Cristo. Logo depois do véu estava a Arca da Aliança ou, também chamada de Arca do Testemunho. Somente o Sumo sacerdote poderia ultrapassar o véu para chegar à Arca e somente uma vez por ano. A bíblia diz que somos sacerdotes de Deus, então se Jesus não abrisse esse véu, não teríamos acesso ao trono de Deus que é representado pela Arca. Só Jesus poderia ter acesso direto ao Pai, Ele é o véu e fazia essa separação, mas quando Ele veio, abriu-se o caminho de acesso ao Pai. Vamos ver algumas passagens sobre isso: Jo 14:6 (Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.), Mc 15:37-38 (E Jesus, dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.), Hb 10:20 (Pelo novo e vivo caminho que ele no consagrou, pelo véu, isto é, pela carne,…). No livro de Marcos fica claro que, quando o véu se rasga de alto a baixo demonstra que não é uma ação humana, como seria se fosse de baixo para cima, mas uma ação divina devido a altura do véu também. Como Cristo também era o véu, Ele teve que rasgar a sua carne, na cruz, para poder abrir esse caminho para nós direto ao Pai, sem precisarmos de um intercessor humano.

Seguindo agora para mais adiante temos o Lugar Santíssimo, onde se encontra a Arca da Aliança Ex 37:25-29. Dentro da Arca temos: as duas pedras da Lei, onde estavam escritos os dez mandamentos, tínhamos também a vara de Arão que floresceu, representando os milagres de Deus, tínhamos também um pote de ouro contendo o maná que traduz a provisão de Deus para o seu povo. A tampa da Arca, onde estão os querubins, também é chamada de propiciatório, uma peça muito importante e de grande significado. Identificamos também como Cristo, conforme 1 Jo 2:2-3 (E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelo de todo o mundo. E nisso sabemos que O conhecemos: Se guardamos os seus mandamentos). Ele é a propiciação se guardamos os seus mandamentos. E os mandamentos estavam guardados dentro da Arca, remetendo assim a Jesus.

O Tabernáculo, como um todo, também representa a cristo. A finalidade era para representar que Deus havia determinado um local ou um ambiente para que Ele pudesse habitar no meio do seu povo, um lugar santo para que o povo pudesse saber que Deus estava com eles e que poderia caminhar no deserto junto com eles, no meio deles. Sendo assim, visualizamos Jesus como o santuário e o santo de Deus. Quando Jesus chega ao templo e vê aquilo tudo acontecendo, os judeus lhe pedem um sinal. Foi quando o Senhor fala o que está citado em Jo 2:19-21 (Jesus respondeu, e disse-lhes: Destruí este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.). Ali estava falando do templo do seu corpo. O Tabernáculo representava o próprio corpo de Cristo que seria levantado em três dias. O mesmo representa também o nosso corpo, a igreja de Cristo, o templo do Espirito Santo.

Tudo isso é uma revelação maravilhosa para nós. E para reafirmarmos tudo isso podemos ver, também, a passagem em Jo 1:14 (E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade). Muitas versões estão escrito que Ele habitou entre nós, mas a melhor tradução seria “TABERNACULOU” entre nós. A palavra no grego é SKENOO= fixar Tabernáculo, ter o tabernáculo, permanecer ou viver num tabernáculo ou tenda.

Este foi um estudo para iniciantes, sobre os objetos e seus significados. São significados mais aparentes, mais simples. Existem outros sinais mais complexos que poderão ser objetos de estudos mais a frente.

Se você chegou até este ponto no estudo pode-se considerar um vencedor, pois o inimigo tenta de toda maneira nos atrapalhar de conhecermos mais a Cristo, pois ele também sabe que quanto mais conhecemos a Deus e ao seu Filho, mais O amaremos e por consequência mais o serviremos por amor.

Que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nós!

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Escrito por
Pr. Felipe Morais
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5 comentários
  • Pr. Felipe, Que o Eterno continue lhe concedendo, dia após dia graça para produzir conteúdos relevantes ao povo de Deus.
    Deus ençoe

  • Podemos, fechando os olhos, observar a cruz (traçando um linha da entrada até o Propiciatório e, a menor entre a mesa dos Pães asmos e o Candelabro) dentro do Tabernáculo. A ponta maior inicia-se na Porta de entrada (Jesus é a Porta), passa-se pelo Altar do sacrifício, pela Bacia, adentra no lugar Santo tendo a direita a Mesa de Pães e a esquerda o candelabro. Tudo é maravilhoso! Atrevo-me a dizer que, conhecendo o Tabernáculo em seu sentido pleno conhece-se toda a Bíblia.