O PENTECOSTES E O SINAI
AGOSTINHO DE HIPONA – A TRINDADE
LIVRO SEGUNDO – CAPÍTULO 15
26. Pelo que diz respeito ao assunto que agora desenvolvemos, com relação a todos aqueles acontecimentos que se mostraram de modo tão terrível aos sentidos dos mortais, ignoro se era o Pai, o Filho ou Espírito Santo quem falava. Contudo, se é permitido conjeturar sem temerária afirmação, mas com humildade e hesitação, e se se pode supor ter sido uma pessoa da Trindade, daria preferência ao Espírito Santo.
Pois, quando a Lei foi entregue em tábuas de pedra, a Escritura diz que foi escrita pelo dedo de Deus (Ex 31.18);
ora, com essa expressão sabemos que o Evangelho designa o Espírito Santo (Lc 11.20).
Além do mais, cinquenta dias transcorreram do sacrifício do cordeiro e da celebração da Páscoa até o dia em que esses fatos começaram a acontecer no monte Sinai;
assim como cinquenta dias se passaram da paixão do Senhor e de sua ressurreição até o dia em que veio o Espírito Santo prometido pelo Filho de Deus.
E na sua vinda, narrada nos Atos dos Apóstolos, ele apareceu em línguas de fogo que se distribuíram e foram pousar sobre cada um deles (At 2.1-4).
Este acontecimento se assemelha ao do Êxodo, onde está escrito: Todo o monte Sinai fumegava porque Deus tinha descido sobre ele no meio do fogo.
E um pouco depois: O aspecto da majestade do Senhor, como fogo ardente sobre o cimo do monte na presença dos filhos de Israel.
Talvez tudo isso aconteceu porque nem o Pai nem o Filho poderiam ali se apresentar sem o Espírito Santo, por quem convinha ser escrita a Lei.
Sabemos, no entanto, que Deus apareceu não na sua essência, que permanece invisível e imutável, mas por meio da aparência de uma criatura. Com a minha capacidade, porém, não chego a perceber por meio de algum sinal, qual das pessoas da Trindade apareceu.
__________________________
AGOSTINHO DE HIPONA
LIVRO: A GRAÇA (I) – CAPÍTULO XVII
Comparação entre a Lei Antiga e a da Nova Aliança
29. Nesta admirável coincidência de datas há, porém, uma grande diferença.
No Sinai, o povo atemorizado é proibido de se aproximar do lugar da entrega da Lei;
no Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre aqueles que se tinham reunidoesperando o cumprimento da promessa de sua vinda.
No Sinai, o dedo de Deus agiu em tábuas de pedra;
no Pentecostes, no coração das pessoas.
No Sinai, a Lei foi dada exteriormente para que os infiéis se atemorizassem;
no Pentecostes foi dada interiormente, infundindo a justificação.
De fato, conforme diz o Apóstolo, os preceitos:
“Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não cobiçarás”, escritos nas tábuas de pedra, se resumem nesta sentença: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
A caridade não pratica o mal contra o próximo.
Portanto, a caridade é a plenitude da Lei (Rm 13.9-10). Portanto, a lei de Deus é a caridade. O desejo da carne não se submete à lei de Deus, nem o pode (Rm 8.7), mas como nas tábuas da Lei são gravadas as obras da caridade para encher de terror o desejo da carne, a lei é a das obras e letra que mata o transgressor (2Co 3.6).
Quando, porém, a caridade se difunde no coração dos crentes, a lei é a da fé e Espírito que comunica a vida ao que ama.
30. Adverte agora como esta distinção concorda com as palavras apostólicas que um pouco antes mencionei discorrendo sobre outro assunto e que diferi para serem comentadas com mais profundidade.
Evidentemente, sois uma carta de Cristo, entregue ao nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, nos corações (2Cor 3.3).
O Apóstolo demonstrou com esta sentença que a Lei antiga foi escritafora do homem, para atemorizá-lo exteriormente,
e a nova foi gravada no próprio homem para justificá-lo interiormente.
_______________
*Comentário nosso:
Agostinho demonstra enorme capacidade interpretativa em relação ao texto bíblico e seu contexto imediato como também domínio geral das Escrituras. Exemplo disso é a ligação perfeita entre as expressões “Espírito Santo” e “Dedo de Deus” com se tratando do mesmo agente divino.
Essa ligação fica clara na observação dos textos paralelos nos Evangelhos de Mateus e Lucas:
Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus. – Mateus 12:28
Mas, se eu expulso os demônios pelo Dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus. – Lucas 11:20
O Espírito de Santo é o Dedo de DeusAssim como Jesus Cristo é o Braço do Senhor (Isaías 53.1)
✓ Estude TEOLOGIA com a gente: Teologia Sistemática (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://cursobiblicoonline.com.br/podcast-audios/
✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
Ola se quiser pode mandar estudos pelo meu email. Ficarei.muito agradecido pois levo o estudo. De vcs para a denominação a qual faço parte… Inclusive estamo estudando apocalipse simplificado. Vindo de vcs. Obrigado Deus os abençoe o ministério de vcs. Aleluias.
Este agustinho não é católico ? mais conhecido como são agustinho, este seria então um ensino católico ?
Na verdade Agostinho de Hipona foi um cristão que viveu entre o 4º e 5º século e é respeitado tanto pelos Evangélicos(Protestantes) como Católicos, Ortodoxos e demais cristãos em geral pois ele exerceu uma importante atividade na Igreja cristã como Teólogo onde desenvolveu muito os temas que toda a Igreja no mundo inteiro tem por fundamental como a doutrina da Salvação e Graça divina, sobre o Pecado Original e sobre Deus. É obvio, que como qualquer pessoa, podemos discordar de um ponto ou outro, porém isso não significa que devemos desprezar suas importantes contribuições. Por exemplo: Onde está o erro no trecho que publicamos acima? Percebe que não é possível condenar sequer 1(um) linha do que ele ensinou nesse trecho? Então, precisamos ter maturidade para saber lidar com o que dizem sobre alguém e o que de fato aconteceu. Vamos em breve fazer uma série sobre a História da Igreja e as Heresias surgidas ao longo dos séculos. Espero que acompanhe e seja bênção para você e outros irmãos. Muito obrigado pelo seu comentário. Deus te abençoe!
A paz de Cristo amados, gostaríamos de receber os estudos no nosso email, os estudos são de excelência.
Muito legal este estudo. muito bom ver as relações entre os assuntos.
Importantíssimo trechos e estudo aprofundado, pois o conhecimento superficial nos faz errar e muito, levando para o lado que por ventura possa passar como um leve achismo de conhecimento sobre o nossos pensamentos, que acaba saindo pela boca, o que envenena o homem é o faz perder bençãos sobre sua vida. Não podemos jamais questionar o que entra para nos agregar conhecimento relacionado a palavra e escrituras.
Que tudo seja somativa para entendimento mais claro, porque entender demora e ter conhecimento dedicação.APDSJ
Realmente preciosa a ligação e comparação entre o dedo de Deus e o Espírito Santo. Penso no dedo como sendo a parte do braço do SENHOR que executa as tarefas minuciosas.