O FOCO DA CARTA DE JUDAS
Essa carta está totalmente alinhada com 2Pedro capítulo 2 (se possível, leia antes de prosseguir).
Observe que o objetivo de Judas ao escrever à Igreja era alertar os irmãos acerca dos falsos mestres que estavam corrompendo a mensagem do Evangelho levando-os à uma vida libertina e sem temor.
O perfil dos falsos mestres são de homens que se infiltram secretamente nas igrejas como se fossem irmãos em Cristo (são lobos em pele de cordeiro), mas que:
- apostataram de Cristo, e perderam a fé
- não possuem o temor a Deus e não têm o Espírito Santo:
- são sensuais e cheios de imoralidade,
- são gananciosos e avarentos,
- sendo rebeldes eles causam divisões na Igreja,
- difamam os obreiros fiéis,
- em seus ensinos eles semeiam heresias a ponto de negar a Cristo que os resgatou!
- Esses falsos mestres “introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou” – (2 Pedro 2.1)
Abaixo transcrevemos toda a epístola de Judas, inserindo pequenos comentários entre colchetes em itálico [ ] para explicar cada trecho imediatamente para melhor compreensão do texto bíblico. Também colocamos algumas palavras-chaves em negrito, todas elas são grifo nosso objetivando destacar pontos importantes nesses trechos.
JUDAS
1 Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo: 2 Misericórdia, paz e amor lhes sejam multiplicados.
O Pecado e o Destino dos Ímpios
3 Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos. 4 Pois certos homens [os falsos mestres], cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente [secretamente] no meio de vocês. Estes [os falsos mestres] são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem [luxúria, lascívia, licenciosidade] e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor [*leia 2Pedro 2 (inteiro!)].
5 Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrar-lhes que o Senhor libertou um povo do Egito mas, posteriormente, destruiu os que não creram [incredulidade]. 6 E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada [alusão à apostasia dos falsos mestres], ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia. 7 De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais [*ver Romanos 1.18-32]. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.
8 Da mesma forma, estes [falsos mestres] sonhadores contaminam o próprio corpo, rejeitam as autoridadese difamam os seres celestiais [como o povo que saiu do Egito, os de Sodoma e Gomorra e os anjos rebeldes]. 9 Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: “O Senhor o repreenda!” 10 Todavia, esses tais [os falsos mestres] difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem.
11 Ai deles! [Ai dos falsos mestres!] Pois seguiram o caminho de Caim [era injusto e suas obras eram más – ver Hebreus 11.4 e 1João 3.11-15], buscando o lucro caíram no erro de Balaão [pois ensinam a avareza, que é idolatria e a prostituição sexual – ver Colossenses 3.5 e Apocalipse 2.14], e foram destruídos na rebelião de Corá [eles se levantam contra a liderança na congregação – ver Números 16 (inteiro)].
12 Esses homens [os falsos mestres] são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. 13 São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.
14 Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles [dos falsos mestres]: “Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos, 15 para julgar a todos e convencer todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele”. 16 Essas pessoas [os falsos mestres] vivem se queixando, descontentes com a sua sorte, e seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e [os falsos mestres] adulam os outros por interesse.
Um Chamado à Perseverança
17 Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. 18 Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios”. 19 Estes [os falsos mestres] são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito.
20 Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. 21 Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.
22 Tenham compaixão daqueles que duvidam [os imaturos que foram confundidos]; 23 a outros, salvem, arrebatando-os do fogo [ver Amós 4.11]; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.
Doxologia
24 Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, 25 ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém. Judas
A tradução da Bíblia Sagrada usada aqui é a versão NVI – Nova Versão Internacional (2002).
- Já que você esqueceu de ler 2Pedro capítulo 2 estamos te lembrando, rs – (se possível, leia agora mesmo para ver quantas conexões!).
✓ Estude TEOLOGIA com a gente: Teologia Sistemática (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://cursobiblicoonline.com.br/podcast-audios/
Muito bom pastor. Mas mesmo que vc não apoie a idéia de “desigrejado”, porém sei que vc a entende, esse estudo correto faz com que os “desigrejados” consolidem mais ainda os seus motivos de estarem nesta condição, visto que o que está escrito na carta de Judas e 2Pe, é um retrato da maioria das igrejas, quiça não dizer de quase a totalidade, pelo menos aqui em São Paulo. Outra coisa, aquele subterfúgio de convencimento pregado pela maioria dos mal intencionados de que *se vc está em uma igreja liderada por tal lider, não se aparte dela, prefira ficar em oração por ele*, creio que já não funciona mais, mesmo porque a Palavra diz pra vc se afastar dos tais (1 Tm, 2Tm, etc). Olha lá hein, estou desigrejado, mas não sou desigrejado por este motivo. Abraços
Maravilhoso estudo É de muita importância pra nossos dias de hoje, ficamos atentos no palavra de Deus justamente pra não sermos enganados, pois realmente estamos vivendo os últimos dias e já muitos falsos mestres já se levanta. Que o nosso Senhor Jesus continue lhe abençoando e abrindo seu entendimento pra nos ajudar a entender melhor a palavra de Deus.
Obrigada pastor por nos trazer ensinamentos tao preciosos. O Senhor Jesus te abencoe cada vez mais. A pazde Cristo Jesus.