Números 14 – As 10 Provocações do Povo de Israel contra Deus
- Felipe Morais
- 25 de jun. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de abr.
Até aqui, os israelitas já tinha visto Deus realizar as 10 Pragas para libertar eles do Egito; já tinham testemunhado a voz do Senhor no Horebe nos 10 Mandamentos e, agora, Deus denuncia que – até esse momento – os israelitas já haviam acumulado 10 Provocações que irritaram ao Senhor!
As 10 Provocações – Números 14.22,23
Esse assunto é tão importante, pois explica os vários motivos porque todos os adultos que foram contabilizados no primeiro Censo (Nm 1) foram mortos no Deserto!
“… nenhum dos homens que viram a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto e, mesmo assim me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais; sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.” (Números 14.22,23)
Há outros textos que falam sobre esse assunto (Sl 78.1-59; 95.8-11; 106.6-43).
Desses adultos que saíram do Egito e testemunharam todo o percurso, somente Josué e Calebe ficaram vivos e entraram na Terra Prometida (Nm 14.6,10,30,38).
“Vocês não entrarão na terra na qual jurei que os faria habitar, com a exceção de Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.” (Números 14:30)
INCREDULIDADE – Êxodo 14.11-14
Não creram em Deus diante de Faraó e desejaram servir aos egípcios ao invés de servir ao Senhor.
MURMURAÇÃO – Êxodo 15.23-26
Reclamara acerca das águas de Mara que eram amargas. Moisés jogou um galho nas águas e eras foram curadas tornando-se água doce.
MURMURAÇÃO – Êxodo 16.1-36
Reclamaram pela falta de carne e pão. Nesse momento Deus providenciou codornizes e o Maná.
MURMURAÇÃO – Êxodo 17.1-7
Reclamaram novamente por água em Refidim. Esse evento ficou conhecido como “Massá e Meribá”– significam: “Reclamação e Provocação”.
IDOLATRIA – Êxodo 32
Enquanto Deus estava dando os 10 Mandamentos no alto do monte Sinai, o povo de Israel estava aos pés do monte quebrando o primeiro mandamento fazendo para si um Bezerro de Ouro!
IRREVERÊNCIA – Levítico 10.1-7
Como representantes do povo diante de Deus, os sacerdotes Nadabe e Abiú foram audaciosos ao levar fogo estranho diante do Senhor e, por isso, morreram.
MURMURAÇÃO – Números 11.1-3
Em Taberá – que significa “incêndio” – o povo murmurou contra Deus e o fogo do Senhor consumiu algumas pessoas.
MURMURAÇÃO – Números 11.4-10
Logo após o evento de Taberá, os estrangeiros que estavam no meio deles começaram a murmurar tendo desejo de comer as comidas egípcias. Os israelitas, influenciados pela companhia deles, começaram a chorar e a dizer: “Lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito. Que saudade dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos!” (Números 11.5).
Veja o quanto estavam irritando ao Senhor! Eles não tinham nada de “comida de graça”, eram escravos e estavam sendo oprimidos. Essa é a realidade. Mas agora, eles estavam ignorando a realidade dos fatos e, em suas falsas fantasias, estavam imaginando uma vida de luxo no Egito da qual jamais desfrutaram!
Então, os israelitas desprezaram o Maná – o trigo do céu, o pão dos anjos (Ne 9.15; Sl 78.24,25; Jo 6.31) que era uma figura de Cristo (1Co 10.3). Assim, desprezaram ao Messias prometido, quando rejeitaram o Maná e disseram: “Mas agora a nossa alma está seca, e não vemos nada a não ser este maná.” (Números 11.6).
É isso que o inimigo faz quando os crentes param de olhar para as promessas de Deus em meio ao deserto da vida. O diabo, que é mentiroso, faz você se esquecer das angústias do passado e acreditar que antes, no Egito – quando você estava no mundo – tudo era muito bom e mais gostoso.
MURMURAÇÃO – Números 12
Até Miriã e Arão – irmãos de Moisés – murmuraram contra o servo do Senhor e disseram: disseram: “— Será que o Senhor falou somente por meio de Moisés? Será que não falou também por meio de nós? E o Senhor ouviu o que eles disseram.” (Números 12.2).
A mesma Miriã que havia cuidadosamente acompanhado o cesto onde o pequeno Moisés estava nas águas do rio Nilo, agora estava desejando usurpar a autoridade do irmão.
Da mesma forma Arão, o irmão que acompanhou Moisés desde o retorno de Midiã, testemunhou juntamente com Moisés todas as pragas do Egito, sendo parceiro do servo de Deus e, já tinha alcançado a mais alta posição entre o povo – sendo o primeiro Sumo Sacerdote! – agora estava envolvido nessa trama ardilosa.
Vigiemos para não sermos dominados pelo ciúme, invejas e disputas entre os irmãos. Essa é uma das maiores estratégias do inimigo contra a Igreja do Senhor. Guarde o seu coração.
INCREDULIDADE – Números 14.1-10,26-38
No retorno dos 12 espias, as notícias não foram boas pela boca da maioria – 10 deles!
Esses homens trouxeram grande medo para o povo de Israel, pois focaram nos inimigos – que eram gigantes – e esqueceram-se de todo o poder de Deus que fazia grandes sinais e maravilhas no meio deles.
Isso mostra que não é a visão da “maioria” que está correta. O que está certo diante de Deus não depende da opinião de uma massa.
Já 2 homens – Josué e Calebe – não olharam para as circunstancias e sim para a promessa do Senhor! Eles exaltaram a produção da terra e estimularam ao povo a prosseguir.
Outras Provocações
Existem também outros casos que ocorreram após o Senhor ter falado dessas 10 provocações. Eles não estão na lista acima justamente por terem ocorrido depois e não antes dessa afirmação de Deus.
A Rebelião de Coré
Quando questionaram a autoridade da Casa de Arão como Sacerdotes) – Números 16
As Águas de Meribá
Foi aqui que Moisés feriu a rocha por 2 vezes) – Números 20.7-13
A Rejeição do Maná
Foi quando o Senhor enviou as serpentes para ferir o povo até que olhassem para a serpente de metal que era uma tipologia de Cristo – “— E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado” – João 3:14) – Nm 21.4-9
➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/ ✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia ✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline ✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline ✓ Siga no TWITTER: https://twitter.com/prfelipemorais
✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline ✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://www.cursobiblicoonline.com.br/podcasts-audios/