Números 12 – A Lepra em Miriã e a Oração aflita de Moisés
A Lepra de Miriã
Números capítulo doze se inicia com uma trama comovente. Vamos analisar por partes:
Miriã e Arão falaram contra Moisés, por causa da mulher cuxita que este havia tomado; pois ele tinha tomado uma mulher cuxita. – Números 12:1
Em tempos passados, Miriã havia acompanhado o bebê Moisés ainda no cesto sobre o rio Nilo, que sua mãe Joquebede havia preparado para salvar o recém-nascido (Êx 2:4,7). Já adulto, o próprio Deus designou Arão para ser o porta-voz de Moisés (Êx 4:14,15), acompanhando o profeta dia após dia até sua morte. Além de tudo, Arão havia sido designado para a função mais importante entre os israelitas; ele era o sumo sacerdote!
Porém, aqui, os irmãos de Moisés, que haviam sido seus parceiros, agora se opõem ao servo do Senhor por um simples motivo: “por causa da mulher cuxita que Moisés havia tomado”.
Afinal, quem é a mulher cuxita?
Fizemos um ARTIGO ESPECIAL dedicado a expor as análises acerca da mulher cuxita (ou “mulher cusita” em algumas traduções), tanto na tradição hebraica como nas Escrituras. (Após a leitura desse texto, volte e CLIQUE AQUI para acessar!)
Por que não eu?
E disseram: — Será que o Senhor falou somente por meio de Moisés? Será que não falou também por meio de nós? E o Senhor ouviu o que eles disseram. – Números 12:2
Cuidado com suas reclamações! (Deus ouve suas orações, mas também ouve as reclamações. Pois, “o Senhor ouviu o que eles disseram…”)
Arão, o porta-voz oficial de Moisés (Êx 7:1,2) e sumo sacerdote era um profeta. Miriã também era uma profetisa. “A profetisa Miriã, irmã de Arão, pegou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantem ao Senhor , porque triunfou gloriosamente e lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.” (Êxodo 15:20,21).
Sendo assim, ambos deixaram-se levar pela ideia errônea de que, por serem usados por Deus deveriam assumir o posto de Moisés. Podemos observar que o problema aqui não tinha relação com a mulher cuxita. Ela foi usada apenas como um pretexto para atacar seu relacionamento especial com Deus e seu ministério profético. O problema real não era a esposa, e sim que eles manifestaram ter inveja (Moisés se acha o preferido?) e orgulho (também somos usado por Deus!).
Ainda hoje, muitos obreiros não percebem, mas suas esposas são alvo constante dos ataques do inimigo, pois sabe que elas são os vasos mais frágeis (1 Pedro 3:7) e, portanto, arma planos constantes com a finalidade de destruir o casamento e o ministério dos maridos!
Mansidão, Fruto do Espírito Santo
Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a terra. – Números 12:3
Em Gálatas 5:23 vemos que a mansidão é um dos “gomos” do Fruto do Espírito na vida do servo de Deus. Em Mateus 5:5 falando sobre a vida eterna, Jesus promete que os mansos herdarão a terra (cf. Sl 37:11) Aproximadamente 40 anos depois de fugir do Egito sendo moldado por Deus junto ao seu sogro Jetro, o próprio Deus declara que Moisés havia se tornado o homem mais manso da terra. Isso ficou comprovado no capítulo anterior (Nm 11:25-29) quando Eldade e Medade profetizavam fora do acampamento e, ao invés de buscar uma exclusividade profética, Moisés declarou: “Eu gostaria que todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito!”.
Não deixe para corrigir depois!
Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: — Vocês três, dirijam-se à tenda do encontro. E os três foram até lá. – Números 12:4
Não demorou nada, o Senhor chamou todos os envolvidos na questão. Quem falou mal e quem foi o alvo da maledicência.
Então o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda. Depois, chamou Arão e Miriã, e eles se apresentaram. – Números 12:5
O assunto era muito sério. O próprio Deus desceu até o Tabernáculo!
Agora, apenas Arão e Miriã são chamados para serem repreendidos. Moisés fica dentro da tenda.
Respeitem o servo do Senhor!
Então o Senhor disse: — Ouçam, agora, as minhas palavras: se entre vocês há um profeta, eu, o Senhor, em visão me faço conhecer a ele ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Falo com ele face a face, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor. Como, pois, vocês não tiveram medo de falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do Senhor se acendeu contra eles; e ele se retirou. – Números 12:6-9
No entanto, Chouraqui (1997, p. 128-129) traduz o texto massorético literalmente, da seguinte forma:
“Ele diz: <<Escutai então minhas palavras. Se ele fosse vosso inspirado, eu, IHVH, ter-me-ia dado a conhecer a ele numa visão, ter-lhe-ia falado num sonho. Nada é assim em relação ao meu servo Moshè, ele que toda a minha casa aderiu. Eu lhe falo boca a boca, por visão e não por enigmas. Ele olha a imagem de IHVH. Por que não estremeceis de falar contra meu servo Moshè?>>
Há uma explicação desse verso sobre como se encontra atualmente na maioria das versões atuais:
Se ele fosse vosso inspirado: O texto massorético é dificilmente compreensível aqui. A partir das versões dos LXX, dos Targum e da Vulgata, pode-se restabelecer o sentido da seguinte maneira: “Se há entre vós um profeta ordinário, como os outros inspirados, é em visão que me revelaria a ele, é num sonho que lhe falaria. O mesmo não acontece em relação a meu servo Moshè. Em toda a minha casa ele é digno de confiança”. (CHOURAQUI, 1997, p. 128)
A Lepra sobre Miriã
Quando a nuvem se afastou de sobre a tenda, eis que Miriã estava leprosa, branca como a neve. Arão olhou para Miriã, e eis que ela estava coberta de lepra. – Números 12:10
É quase certo que você esteja indignado, incomodado e se perguntando: “Mas porque a lepra veio somente sobre Miriã?”.
Pois bem, então tenho uma pergunta para você também: Por que você não fez a mesma pergunta no capítulo anterior (Nm 11:1), quando os israelitas começaram a murmurar e a ira de Deus se acendeu contra o povo destruindo apenas “algumas pessoas na extremidades do arraial”?
Contudo, se seguirmos a lógica do seu questionamento, não era para destruir também todo o povo? A resposta é: Não.
Conforme diz o salmista (Sl 7:11,12) “Deus é justo” e o profeta declara que o Senhor “jamais inocenta o culpado” (Naum 1:3).
Assim sendo, na rebelião em Taberá[1], o Senhor certamente puniu os que estavam fomentando a rebelião” Da mesma forma, aqui temos um indício claro de que Miriã foi quem promoveu a rebelião contra Moisés e, por isso foi citada em primeiro lugar: “Miriã e Arão falaram contra Moisés” (Nm 12:1). Talvez seu nome em hebraico מרימּ Miryam que significa “rebelião” de acordo com o Dicionário Strong, já apontava para esse evento!
O motivo da lepra
A lepra se manifesta como uma punição divina em relação ao pecado. Por isso, lepra é um dos principais símbolos do pecado. Não se trata de uma doença no sentido patológico do termo, com seus sintomas bem característicos e sua evolução natural. A lepra descrita na Bíblia, seguramente não é a doença de Hansen, mas uma doença que degradava a pele, que atinge não apenas os homens, mas também as vestimentas e as paredes das casas (ver explicações sobre Lv 13-14).
Por exemplo, Chouraqui (1997, p. 129-130) lembra que “na Bíblia, esse mal é com frequência infligido como castigo por uma palavra má; o próprio Moshè é assim atingido ao emitir a ideia de que o povo hebreu não teria fé em seu destino e poderia recusar sua libertação (Ex 4.6-7).”
A confissão
E Arão disse a Moisés: — Ah! Meu senhor, não ponha sobre nós este pecado, porque agimos de forma tola e pecamos. Não permita que Miriã seja como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida. – Números 12:11,12
Arão confessa os pecados de ambos e solicita a Moisés que intervenha diante de um desastre iminente!
Na hora da aflição, oração!
Moisés clamou ao Senhor , dizendo: — Ó Deus, peço-te que a cures. – Números 12:13
Tiago 5:13-16 diz “Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração” e continua dizendo “Alguém de vocês está doente?” ele diz que “a oração da fé salvará o doente”, mas lembra: “confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”.
Portanto, foi exatamente o que Arão tinha feito, confessando seu pecado e de Miriã, o caminho estava aberto para o livramento!
Ao sair da tenda e ver a situação de sua irmã, Moisés parece ter ficado desesperado e, imediatamente após Arão solicitá-lo, Moisés faz uma breve e dramática oração!
A saber, o termo hebraico usado para “clamar” é (צָעַק) tsa aq que significa: chorar, gritar, chamar, clamar por ajuda, gritar em aflição ou necessidade, chorar em voz alta em pesar, convocar.
Corrigir é um ato de amor
O Senhor respondeu a Moisés: — Se o pai de Miriã tivesse cuspido no rosto dela, não seria envergonhada por sete dias? Que ela seja encerrada sete dias fora do arraial e, depois, trazida de volta. – Números 12:14
Não temos nas Escrituras nenhuma descrição sobre os pais agirem dessa forma em reprovação às afrontas dos filhos. Há uma orientação para se purificar após uma pessoa com fluxo cuspir sobre outra, mas sem explicar os motivos (Lv 15:8). Cuspir sobre alguém era um ato de desprezo e repreensão (Jó 30:10).
No entanto, o único momento em que se fala de algo semelhante era quando o cunhado não cumpria a lei do Levirato e recusava desposar a viúva do irmão. Nesse caso, a lei bíblica prescrevia que a viúva cuspisse no rosto do cunhado irresponsável e obstinado (ver Dt 25:9).
Embora Miriã foi poupada da morte, o pecado, não pode ficar sem correção (cf. Pv 19:18-19). Corrigir significa reestabelecer a ordem para manter a comunhão.
Portanto, o Senhor corrige a quem Ele ama! Esse trecho de Provérbios 3:11-12 e Hebreus 12:5-7 nos ensina que Deus demonstrou ter grande amor por Miriã, apesar dela ter cometido grande pecado. Se não fosse assim, ela teria o destino de Corá (Nm 16).
Assim, Miriã foi detida fora do arraial durante sete dias; e o povo não partiu enquanto Miriã não foi trazida de volta. Porém, depois, o povo partiu de Hazerote e acampou no deserto de Parã. – Números 12:15,16
Nesse caso de Miriã, assim como nos demais casos de lepra, um tratamento purificador e ofertas foi necessário (Lv 14:1-32).
Por fim, o povo ficou aguardando o retorno de Miriã ao arraial para prosseguir suas jornadas pelo deserto.
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[1] Taberá – Números 11:1-3
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Bibliografia
CHOURAQUI, A. A Bíblia – No Deserto (Números). Tradução de Paulo Neves. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1997.
JOSEFO, F. História dos Hebreus. Tradução de Vicente Pedroso. Rio de Janeiro: CPAD, 1990.
RASHI. Torá-Rashi: Sefer Bamidbar-Números: com comentários de Rashi. Tradução de Yaacov Nurkin; Haftarot traduzidas e Targum Onkelos. São Paulo: Maayanot, 2018. (Coleção Torá Rashi; v.4).
TORÁ. A Lei de Moisés. São Paulo: Sêfer, 2017.