A bíblia nos diz em gênesis, capítulo 14 que Melquisedeque era rei de Salém, um nome abreviado e primitivo que faz referência a Jerusalém .
Melquisedeque, também foi o primeiro sacerdote mencionado e não há registro de sua genealogia por isso, muitos acreditam que ele era talvez uma personificação de Cristo, quando na verdade, a bíblia nos diz que ele de fato era um homem, rei e sacerdote em Salém.
Foi o único sacerdote na bíblia que era rei, e o único rei que também era sacerdote, por esse motivo a bíblia revela que Jesus é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, pois o sacerdócio levítico dependia da genealogia para se legitimar e somente os filhos de Levi é quem poderiam ocupar a função de sacerdote. E é ai que entra o conflito.
Mas como explicar a comparação do sacerdócio de Melquisedeque, com o sacerdócio de Cristo?
Primeiro, precisamos entender que Melquisedeque não é um nome propriamente dito, mas um título que no original significa rei de justiça.
Quando a bíblia se refere ao sacerdócio segundo a ordem, refere-se a segmento, sequência. Quer um exemplo, vejamos:
Quem ensinou Abel, Noé, Jó, Abraão a sacrificarem? Como eles poderiam sacrificar, sendo que ainda “ não existia a lei”?
A lei ainda não existia de forma literal ao povo, mas a lei é eterna, por isso o sacerdócio é eterno. Eterno porque é sem princípio ou fim de dias. A lei do Senhor é eterna, tanto que ele também nos constituiu como príncipes e sacerdotes em Cristo.
Porque Rei há um só, Jesus Cristo Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores.
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.
➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/