Mateus 28:19 e a Doutrina da Trindade
- Wilbur Norman Pickering, ThM PhD
- há 3 dias
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Mateus 28:19 e a Doutrina da Trindade
É a Grande Comissão, o Senhor Jesus dando uma declaração solene: “Foi me dada toda a autoridade no Céu e sobre a terra. Ao ir, façam discípulos em todas as nações étnicas, batizando-os para dentro do nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; …”
O nosso Senhor define a Trindade aqui. Segundo a gramática grega, o uso de ‘e’ mais o artigo definido com itens em série deixa claro que os itens são entidades distintas. Com isso, “o Pai” é diferente de “o Filho”, que é diferente de “o Espírito Santo”. Portanto, temos três pessoas. Mas Jesus também disse, “do nome”, singular, não ‘nomes’. Portanto, temos somente um nome. Deus é um ‘nome’, ou uma essência, subsistindo em três pessoas. Este batismo é para ser ministrado para dentro do nome da Trindade, o que representa uma revelação nova a respeito da natureza de Deus. Representa também uma nova ‘religião’, bem diferente das que se conheciam até ali. No AT temos referências veladas, que olhando para trás podemos associar à Trindade, mas aqui temos a primeira declaração clara a respeito.
É um mistério, mas se vamos levar a sério toda a Bíblia, somos obrigados a crer na Trindade, Deus Triúno. É por isso que, desde o 3º século, a Trindade tem sido doutrina ortodoxa da Igreja Cristã.
O sabeliano ou modalista (quem entende que o Pai e o Filho sejam idênticos — a ideia da ‘unicidade’) tem que sustentar que Jesus se enganou ao proferir a Grande Comissão, ou então, que Mateus registrou erradamente. Se Jesus errou, não é Deus; se Mateus errou, não foi inspirado. Se alguém negar a divindade de Jesus, ou a inspiração de Mateus, esse alguém não pode ser um cristão autêntico — será herege.
Ver também João 8:17-18 — o Senhor Jesus, após observar que a Lei exige duas testemunhas, declara que Ele próprio é uma e o Pai é outra. Ora, se o Pai e o Filho fossem idênticos (como querem os sabelianos), então Cristo estaria deliberadamente enganando Seus ouvintes. No entanto, no verso 19, Ele afirma que conhecer a Ele é conhecer ao Pai. Novamente, só a doutrina da trindade para fazer jus a todos os textos.
A doutrina da Trindade é uma das doutrinas cardeais ou fundamentais da Fé Cristã; é uma das doutrinas que definem essa Fé. Por exemplo, o Judeu ortodoxo é monoteísta, crê no Deus do Antigo Testamento, mas ele não é cristão, decididamente. Quem não crê na Trindade não deve se apresentar como cristão. É questão de coerência.
Extraído de: PICKERING, Wilbur Norman. Questões Controversas Analisadas, 2025.
(editado por Felipe Morais)
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