Levítico 21 – A Pureza dos Sacerdotes
Esse capítulo mostra que os sacerdotes deveriam manter-se incontaminados explicando as regras para manterem sua pureza moral e cerimonial.
O Sacerdócio e o Luto
De modo geral, os sacerdotes não deveriam se contaminar tocando em um morto (ver Números 19:11-14), nem mesmo por causa de um dos líderes do povo – incluindo os reis e profetas – pois estariam impuros para exercerem o sacerdócio.
Porém, era permitido que se contaminassem por seus parentes mais chegados como: mãe, pai, filho, filha, irmão e irmã virgem que ainda não tinha se casado (Levítico 21:1-4).
O parentesco próximo não suprime a contaminação, mas a autoriza, sob reserva das purificações de costume. Pois, embora fosse “tolerado”, não deixava de ser uma contaminação e exigia sacrifício pelo pecado.
Após contaminados, os sacerdotes ficavam impuros durante sete dias. Nesse tempo, deveriam se banhar com a água purificadora das cinzas da novilha vermelha ao terceiro dia e também ao sétimo dia (Nm 19:1-22) e assim deveriam ser purificados.
Após o período da purificação, os sacerdotes precisavam aguardar ainda sete dias, e depois disso poderia entrar no Tabernáculo. Mas, assim que entrar no Lugar Santo, deveriam apresentar sua oferta pelo pecado (ver Ezequiel 44:25-27).
Ainda que os sacerdotes pudessem se contaminar e chorar no luto familiar; não deveriam se descabelar e nem rasgar as suas vestes (ver Levítico 10:6). Também lhes era proibido lamentar quando alguém morresse por rebeldia contra o Senhor (ver Levítico 10.1-7).
O Sumo Sacerdote e o Luto
Embora os sacerdotes comuns possuíam essa regra de exceção, como autorização para se contaminar por um parente próximo; isso não se aplica ao Sumo Sacerdote.
O Sumo Sacerdote não poderia se contaminar por ninguém!
Por que não?
Porque, ele tipifica Cristo Jesus que é o Sumo Sacerdote totalmente Santo, isso é: puro e incontaminado (veja isso em Hebreus 2.17; 3:1; 4:14,15; 5;5,10; 6:20; 7:26; 8:1,3: 9:11).
Ele tinha que ser incontaminado!
Jesus Cristo é nosso “sumo sacerdote ..., santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus” Hebreus 7:26
Portanto, como uma figura que representava Cristo, deveria ter e ser o mais alto padrão moral e espiritual de pureza e santidade. Sua grande representatividade lhe gerava grande responsabilidade.
Santidade essa, que Deus exigiu que fosse gravada sobre a lâmina de ouro (o ouro representa a Divindade de Cristo), que ficava sobre sua cabeça a expressão: “Santidade ao SENHOR!”
“Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao SENHOR.” Êxodo 28:36
“Também fizeram de ouro puro a lâmina da coroa sagrada e, nela, gravaram à maneira de gravuras de sinete: Santidade ao SENHOR. E ataram-na com um cordão de estofo azul, para prender a lâmina à parte superior da mitra, segundo o SENHOR ordenara a Moisés.” Êxodo 39:30-31
O Sacerdócio e o Matrimônio
Os sacerdotes deveriam seguir orientações de pureza moral também na escolha de suas esposas, pois estas se tornariam uma só carne com eles! (ver Gênesis 2:24; Mateus 19:5,6: Marcos 10:8; 1Coríntios 6:16; Efésios 5:31).
Sendo assim, um sacerdote não poderia se casar com uma mulher prostituta, desonrada, divorciada, nem estrangeira. Sua esposa deveria ser uma israelita (de qualquer tribo de Israel), seja virgem ou viúva. No caso do Sumo Sacerdote, sua esposa não poderia ser viúva. Deveria ser uma mulher israelita (ou seja, não estrangeira; mas do seu próprio povo) e virgem (ver Levítico 21:13-15).
A exigência de uma virgem para o Sumo Sacerdote demonstra que deveria ser incontaminada moral e sexualmente falando; e também denota exclusividade para um só marido!
Isso aponta claramente para o relacionamento entre Cristo e a Igreja, onde Jesus é o Sumo Sacerdote totalmente Santo e espera uma Noiva virgem, pura, imaculada, exclusivamente sua.
Exatamente por isso que o apóstolo Paulo disse que estava preparando a Igreja como uma “Virgem Pura”, sem mácula e sem defeito, para apresentar ao Senhor, o seu marido:
“Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.” 2 Coríntios 11:2
“para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” Efésios 5:27
“Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.” Efésios 5:31-32
A exigência de perfeição dos sacerdotes
Os sacerdotes ainda tinham que cumprir padrões de perfeição física ao ministrar no Santuário. Não poderia ministrar o sacerdote que fosse: cego, coxo (ou manco), desfigurado, desproporcionado, que tivesse o pé quebrado, a mão quebrada, corcunda, anão, doença nos olhos, coceira (casca), doença na pele, testículos defeituosos (ver Levítico 21:16-24).
É interessante notar que, os animais oferecidos como oferta ao Senhor também não poderiam possuir tais defeitos (ver Levítico 22:17-25).
Todas essas exigências de perfeição física não são apenas de ordem estética, mas no fundo possuem um teor espiritual.. Por exemplo: Sendo líderes, não deveriam ter cegueira espiritual; deveriam caminhar com firmeza; ter todas as habilidades motoras (espiritualmente falando) para serem enviados ao campo de batalha espiritual; inclusive a relação dos testículos nos fala sobre a capacidade de gerar “filhos” espirituais (ver 1Timóteo 1:2; ver também Tito 1:4).
Espero que esse estudo bíblico possa ter sido uma grande bênção para você!
Peço de todo coração que ore por mim. Deus te abençoe grandemente!
“Irmãos, orai por nós.” 1 Tessalonicenses 5:25
Pr. Felipe Morais, 29/03/2022 – Curso Bíblico Online
✓ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Siga no TWITTER: https://twitter.com/prfelipemorais
✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://www.cursobiblicoonline.com.br/podcasts-audios/
Assista ao vídeo sobre Levítico 21 – A Pureza dos Sacerdotes