JUSTINO fala da conexão entre o Lenho e a Água ou entre a Cruz e o Batismo
- Felipe Morais
- 8 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de abr.
Conexão entre o lenho e a água ou entre a cruz e o batismo
JUSTINO, o Mártir (100 – 165 d.C.), fala da conexão entre o Lenho e a Água ou entre a Cruz e o Batismo
Em seu livro “Diálogo com Trifão” faz uma analogia conectando o lenho com a cruz e a água com o batismo nas Escrituras
86. 1 Dito isso, acrescentei:
— Escutai como este que, depois de ser crucificado, as Escrituras demonstram que há de vir glorioso, foi simbolizado pela árvore da vida[1], que se diz ter sido plantada no paraíso, e pelo que aconteceu a todos os justos. Moisés foi enviado com uma vara para a redenção do povo e, segurando-a na mão em direção ao povo, cortou o mar ao meio; através dela, viu brotar água da rocha e, jogando madeira na água de Marra[2], que era amarga, tornou-a doce. 2 Jogando umas varas nos canais das águas, Jacó conseguiu que as ovelhas de seu tio materno ficassem prenhes, a fim de apossar-se das crias. Ele mesmo se gloria de ter atravessado o rio por meio da vara. Ele disse ter visto uma escada, e a Escritura nos manifestou que sobre ela estava Deus. E já demonstramos pelas Escrituras que esse Deus não era o Pai. Tendo Jacó derramado óleo no mesmo lugar, o próprio Deus que lhe aparecera dá testemunho de ter sido para ele que ungiu ali a pedra. 3 Também já demonstramos, com várias passagens das Escrituras, que Cristo é chamado simbolicamente “pedra” e que também a ele se refere toda unção, seja de azeite, seja de mirra ou qualquer outro composto de bálsamo, pois assim diz a palavra: “Por isso o teu Deus te ungiu, o teu Deus, com óleo de alegria, de preferência aos teus companheiros”. É assim que dele participaram os reis e ungidos, todos os que são chamados reis e ungidos[3], da mesma maneira como ele próprio recebeu de seu Pai o fato de ser Rei, Cristo, Sacerdote, Mensageiro[4] e todos os outros títulos que ele tem ou teve. 4 A vara de Aarão, que brotou, o indicou para sumo sacerdote. Isaías profetizou que ele nasceria como rebento da raiz de Jessé. E Davi diz que o justo é como “uma árvore plantada junto às correntes das águas, que dá fruto em seu tempo e cuja folha não cai”[5]. Outro texto diz: “O justo floresce como palmeira[6]”. Deus apareceu a Abraão junto a uma árvore, como está escrito: “Junto ao carvalho de Mambré”[7]. O povo encontrou setenta salgueiros[8] e doze fontes, logo que atravessou o Jordão. Davi diz que Deus o consola com sua vara e seu bastão. 6 Eliseu, tendo atirado um pedaço de madeira no rio Jordão, tirou fora o machado de ferro, com que os filhos dos profetas tinham saído para cortar madeira, a fim de construir a casa em que desejavam recitar e meditar a lei e os mandamentos de Deus. Da mesma forma, nós estávamos banhados pelos gravíssimos pecados que tínhamos cometido, mas nosso Cristo nos redimiu quando foi crucificado sobre o madeiro e quando nos purificou pela água, e nos converteu em casa de oração e adoração. Também foi uma vara que mostrou que Judá era o pai dos filhos que por um grande mistério tinham nascido de Tamar[9].
[1] Neste capítulo, Justino reúne 17 figuras da cruz tiradas do AT. Bem cedo, os cristãos associaram a “árvore”, o “lenho”, o “madeiro”, o “bastão” e a própria “escada de Jacó” à cruz de Jesus. Tertuliano, faz semelhante lista de “testemunhos” da cruz. É importante notar, em Justino, que em 8 das 17 figuras, o lenho está associado à água, que traduz a estreita ligação que os cristãos viam entre a cruz e o batismo.
[2] ou “Mara”, significa “amarga”.
[3] além dos reis, eram ungidos os sacerdotes e os profetas.
[4] Profeta
[5] Salmo 1.3
[6] Salmo 92.13
[7] ou “Manre” – Gênesis 18.1
[8] ou “Palmeiras” – Êxodo 15.27; Nm 33.9
[9] Gênesis 38.25-26
Bibliografia
JUSTINO. Justino de Roma: I e II Apologias / Apologias / Diálogo com Trifão. São Paulo: Paulus, 1995. – Coleção Patrística, p. 244-246.
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