Buscar

JOSEFO fala sobre as Pirâmides do Egito!

Quem construiu as Pirâmides do Egito?

A Bíblia fala sobre o sofrimento dos israelitas quando foram escravizados pelos egípcios.

Infelizmente, muitos que falam sobre o tema “ESCRAVIDÃO”, fazem questão de ignorar que os Hebreus foram escravizados pelos africanos no Egito!

Portanto, não há há um continente nessa terra que escapava dessa prática.

Afinal, bem antes disso, José, filho de Jacó, foi vendido como escravo, justamente aos egípcios.

"E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligir com trabalhos pesados. E assim os israelitas construíram para Faraó as cidades-celeiros de Pitom e Ramessés. Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam, de maneira que os egípcios se inquietavam por causa dos filhos de Israel. Então os egípcios, com tirania, escravizaram os filhos de Israel e lhes amargaram a vida com dura servidão: preparar o barro, fabricar tijolos e fazer todo tipo de trabalho no campo. Todo este serviço lhes era imposto com tirania." - Êxodo 1:11-14

Certamente, os israelitas deixaram muitas obras grandiosas na terra do Egito. Pois, além das cidades-celeiros de Pitom e Ramessés. (Êx 1:11).

Uma vez que, foram escravos durante séculos. Moisés lembra os israelitas quando diz:

"Mas os egípcios nos maltrataram, oprimiram e nos impuseram dura servidão." - Deuteronômio 26:6

Semelhantemente, Estêvão faz alusão a esse período terrível na história dos israelitas:


"Este outro rei [Faraó] tratou com astúcia a nossa gente e torturou os nossos pais, a ponto de forçá-los a abandonar seus meninos recém-nascidos, para que não sobrevivessem." -Atos 7:19

JOSEFO fala sobre a construção das Pirâmides pelos Hebreus quando estavam no Egito!

Flavio Josefo, um Historiador que viveu entre 37 e 103 d.C., era sacerdote em Jerusalém falando sobre Êxodo 1 diz:

"Como os egípcios são naturalmente preguiçosos e voluptuosos e só pensam no que lhes pode proporcionar prazer e proveito, eles olhavam com inveja a prosperidade dos hebreus e as riquezas que estes conquistavam com o trabalho. Conceberam mesmo certo temor pelo aumento do número deles. Tendo o tempo apagado a memória das obrigações que todo o Egito devia a José e tendo o reino passado a outra família, eles começaram a maltratar os israelitas e a oprimi-los com trabalhos. Empregaram-nos em cavar vários diques para deter as águas do Nilo e diversos canais para conduzi-las. Faziam-nos trabalhar na construção de muralhas para cercar as cidades e levantar pirâmides de altura prodigiosa, obrigando-os até mesmo a aprender, com dificuldade, artes e diversos ofícios. Quatrocentos anos assim se passaram, com os egípcios procurando sempre destruir a nossa nação, e os hebreus, ao contrário, esforçando-se por vencer todos esses obstáculos." JOSEFO, Livro II, 85

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

curso bíblico online curso de teologia Pirâmides
  • Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
  • Nossas páginas no INSTAGRAM
  • Siga no TWITTER
  • Entre para o Canal no TELEGRAM
  • Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY

Bibliografia

JOSEFO, Flavio. História dos Hebreus. Tradução de Vicente Pedroso. Rio de Janeiro: CPAD, 1990, p.137.

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente

4 comentários
    • A construção das Grandes Pirâmides do Vale de Gizé (as três famosas) datam de 2.500 anos antes de Cristo. Ou seja, mais de mil anos antes da escravidão dos Hebreus. Logo, esses devem ter participado da construção de outras pirâmides menores, pois no total são mais de 100 pirâmides.

      • Poderia ser sim. Entretanto, isso, se considerarmos como infalíveis as datações que foram convencionadas para as pirâmides. De qualquer forma, parece bastante razoável que os hebreus enquanto escravos no Egito tenham construído elas e, exatamente por isso, os cientistas dizem desconhecer suas origens.

  • A história se repete na perseguição à igreja, onde ela aumentava mesmo sendo oprimida e martirizada. Que lindo é ver como Deus exerce misericórdia e como o propósito do Senhor prospera em meio a tempos calamitosos. Obrigada pelo texto, pastor!