Todos sabem bem das promessas feitas a Abraão por Deus (YHWH).
E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;
Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada.
Gênesis 13:14-16
Então Deus promete a Abraão que a descendência dele seria incontável, mais pra frente vamos ver que Deus promete que seria como a areia da praia do mar e como as estrelas do céu, realmente uma multidão incontável.
Em Gênesis 15 de novo:
Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.
Gênesis 15:5,6
Em Gênesis 17, Deus reitera mais uma vez isso, e diz que é uma aliança perpétua.
E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
Gênesis 17:2-7
Temos que entender uma coisa, perpétua significa para sempre, até o fim. Mas então Deus fez essas promessas para Abraão, que a descendência dele seria incontável, uma multidão de povos, como as estrelas do céu, e hoje em dia esse povo prometido a Abraão são os Judeus? Um povo pequeno de aproximadamente apenas 15 milhões de pessoas em um planeta com 7 bilhões de pessoas? Isso dá apenas 0,02% da população mundial.
Então quer dizer que Deus se enganou? Ele prometeu algo a Abraão, que isso seria uma aliança perpétua, mas no meio do caminho ele mudou de ideia? E ele também prometeu que eles seriam incontáveis, uma multidão de povos, mas algo deu errado no caminho e eles findaram sendo um povo pequeno de apenas 0,02% da população mundial?
Será que Deus se enganou e não conseguiu cumprir sua promessa? É claro que não. Mas temos que entender algo muito importante no plano de Deus e onde está esta multidão incontável como as estrelas do céu.
Continuando, Deus estabelece as mesmas promessas com Isaque e Jacó.
Com Isaque:
Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;
E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
Gênesis 26:3,4
E finalmente com Jacó:
E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
Gênesis 28:13,14
E aqui quando Deus promete a Jacó, temos mais revelação ainda, que a descendência seria como o pó da terra e se espalharia pelos 4 cantos do mundo, ocidente, oriente, norte e sul.
E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o.
E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.
Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;
E te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra.
Gênesis 35:9-12
Aqui quando vemos a palavra Frutífero, em que Deus fala para Jacó ser Frutífero, a palavra em Hebraico é PARAH, que é a Raiz da Palavra Epharaim. Efraim significa Frutífero, e isso é profético e não é coincidência.
E aqui vemos que de Jacó (Israel) sairiam uma nação, e uma comunidade de nações, ou uma multidão de nações em outras traduções. Essa uma nação é o povo de Israel, e essa multidão de nações é Efraim espalhado pelos 4 cantos da terra. Isso vai ficar muito mais claro, quando entendermos que a bênção foi divida, já vamos chegar lá.
Quando lemos comunidade de nações, em hebraico está escrito “qahal ha goy”.
A septuaginta, foi uma tradução do antigo testamento Hebraico para o Grego por volta de 175 A.C. Os tradutores da septuaginta traduziram Qahal, que significa congregação, assembleia ou comunidade como Ekklesia na maioria das vezes, e algumas vezes Sinagoga. Ekklesia é de onde vem a palavra Igreja. Nessa passagem em particular na Septuaginta está traduzindo Qahal como Sinagoga. Talvez porque os tradutores relacionaram Jacó apenas com os Judeus por não conhecerem sobre as duas Casas de Israel e preferiram usar sinagoga. Mas o caso é que poderia ser usada a palavra Ekklesia na septuaginta aqui, como foi usado na maioria das vezes em que foi traduzida a palavra Qahal, e ai lendo esse versículo ficaria que de Jacó precederiam uma nação (Israel) e a Igreja dos Gentios.
E então depois disso, dessas promessas, Jacó (Israel) tem seus 12 filhos, e os filhos por ciúme de José, o vendem para o Egito. No Egito, José tem 2 filhos, Manassés e Efraim. O Pai de José, Jacó, pensa que José está morto. José acaba se tornando Rei do Egito, e algum tempo depois, os irmãos de José, vão ao Egito em busca de alimentos por causa da seca que a terra de Cannã estava passando. Eles não reconhecem José, mas José reconhece seus irmãos. Depois José se revela aos irmãos e esses trazem seu pai Jacó ao Egito, onde José era Rei, e Jacó reencontra seu filho que ele pensou estar morto.
Jacó então já com idade avançada e perto da sua morte, chama José e seus 2 filhos, Manassés e Efraim, para abençoá-los.
Vamos prestar muita atenção agora, pois aqui vemos onde e pra quem foi a bênção de multiplicar o povo, ser como as estrelas do céu, uma multidão de nações, etc.
E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou.E me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e tornar-te-ei uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua.Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão; Gênesis 48:3-5
Uma coisa que temos que atentar aqui é que em Gênesis 48 e 49 Jacó (Israel) vai abençoar todos seus os filhos. Mas em Gênesis 48 como vemos nos versos acima, ele abençoa primeiro a José, e essa bênção passa para Efraim, como vamos ver abaixo. E em Gênesis 49 ele abençoa todos os outros, incluindo Judá.
Outra coisa muito importante nos versos acima, é que podemos ver que as promessas feitas para Abraão, Isaque e Jacó, sobre se multiplicar, ser uma multidão de nações, etc, cai sobre José e no final do Capitulo 48 vemos que ela cai especificamente sobre Efraim.
Mas então esta promessa de “multidão de nações”, de multiplicação, de ser como as estrelas do céu, incontáveis, não ficou sobre todas as tribos de Israel?
Não!!!
Como assim?
Ela não foi transmitida de Abraão pra Isaque? E de Isaque não foi transmitida para Jacó? Foi! Então como que todas as tribos NÃO FICARAM com toda esta promessa?
Porque esta promessa foi transmitida de Jacó para alguém particular, e este alguém em particular se chamava EFRAIM.
Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.
E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.
Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.
Gênesis 48:17-19
Em Gênesis 48:19 a expressão Multidão de nações no original em hebraico é Melo Ha Goym.
Melo = Multidão ou plenitude
Goym= nações ou gentios.
Então onde foi traduzido multidão de nações também lemos plenitude dos gentios.
Então Genesis 48:19 também podemos ler assim.
Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será A PLENITUDE DOS GENTIOS.
Gênesis 48:19
Então a promessa da multiplicação e de da sua descendência abençoar todas as famílias da terra, que foi dada a Abraão, Isaque e Jacó, foi transmitida para Efraim. A Bênção de Israel foi dividida. Efraim ficou com a bênção da multiplicação e Judá com a Bênção de Reinar sobre Israel (Gn 49:10).
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.
Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Gênesis 49:8-10
E se olharmos para todas as outras bênçãos aos outros irmãos vamos ver que não são coisas tão relevantes. Tem o seu significado e importância, mas 2 pessoas recebem bênçãos importantes. Efraim multiplicar e abençoar todas as famílias da terra, e Judá ser o legislador e deter o reinado, ou seja, a Lei e o Rei.
E quem foi abençoado primeiro? Efraim em Genesis 48, e é por isso que Efraim é chamado de Primogênito por YHWH.
Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.
Jeremias 31:9
E mais uma coisa para completar essa introdução sobre as 2 casas de Israel, prestem atenção que quando Israel está abençoando José e seus filhos, ele fala algumas coisas muito importantes.
E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;
O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.
Gênesis 48:15-16
Notaram que eles deveriam se multiplicar como peixes? Então a bênção da multiplicação do povo, cai sobre Efraim, e eles deveriam se multiplicar como Peixes.
A maioria das traduções não traz a palavra peixes, mas apenas multipliquem-se em multidão por toda a terra.
Mas a palavra traduzida como multipliquem-se no original em hebraico é a palavra DAGAH, que na Bíblia inteira aparece apenas nesse versículo. Na maioria das outras vezes que se referem a multiplicar no antigo testamento é usado a palavra RABAH.
E DAGAH é um denominativo da palavra DAG, que é Peixe. Como ela é um denominativo de DAG que significa peixe, ela só pode ser usada para multiplicação de Peixes. Então a tradução correta é multipliquem-se como Peixes e é por isso que essa palavra só aparece nesse versículo. Isso te lembra algo?
E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. Lucas 5:10
E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Mateus 4:18,19
Eles seriam pescadores de quem? Da multidão que iria se multiplicar como Peixes em multidão na terra. Que caiu sobre quem essa bênção? Efraim. Que está onde? Espalhado entre as nações depois da divisão do Reino de Israel. E essa vai ser a segunda parte desse estudo. A Divisão do Reino.
E mais uma coisa, lembra que eu disse que tinham coisas interessantes no texto de Gênesis 48:16, uma delas era sobre a multiplicação de peixes e a outra é que Israel fala que neles (Efraim e Manassés) seria chamado o seu nome. E depois da Divisão quem fica com o nome de Reino de Israel? As 10 tribos do norte, que tem Efraim como cabeça.
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.
➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
Meu irmão, que o Senhor te abençõe. Estudo muito esclarecedor sobre a história de Israel. Aprecio muito o conhecimento compartilhado. Obrigado e que Deus te abençõe.
Shalom, um bom estudo, esperando a segunda parte e, vejo que explica a multiplicação das boas novas. Poderia abordar a visão da época do judeus e os gentios, bem como a diferença entre os gentios dos gentios (provenientes da Casa de Israel).
Maravilhoso!
Louvado seja Deus que resgata ao Seu povo o conhecimento das origens. A obra de Deus é bem construída, com começo, meio e fim. Que Ele continue abençoando esse ministério.
Esse estudo é de grande importância pra entender melhor as escrituras. Deus abençoe a equipe do Curso Bíblico Online e a Jota Silva.
Parabéns aos irmãos que fizeram esse estudo ficou muito bom que Deus vos abençoe sempre eu sou Jean carlos pastor cooperador na igreja comunidade cristã no brasil peguei esse estudo apliquei na escola dominical
Maravilha de maravilhas,como tudo que procede do Senhor.
Estou estudando e, pesquisando sobre o assunto da divisão das casas.
Acrescentei muitoooo. Graças ao Senhor da Glória eterna.🙌🙏
Agradeço aos irmãos que teem nos abençoado com esse estudo.
Estudo muito proveitoso.
Excelente estudo, impactante.