GEOGRAFIA BÍBLICA -Oriente Médio (Crescente Fértil) – Aula 1

Pr. Felipe MoraisGeografia Bíblica3 Comments

Aqui vamos falar sobre a geografia bíblica. Neste estudo falaremos sobre os rios, planícies, vales, desertos e cidades principais. Tudo em relação ao contexto bíblico.

INTRODUÇÃO

O mapa abaixo é o principal, e é sobre o período do Antigo Testamento. O mapa mostra o território também chamado de CRESCENTE FÉRTIL, o que abrange todo Oriente Médio.

Podemos verificar que vários nomes escritos não condizem com o que conhecemos hoje, porém era o nome utilizado na época. Então vão estar escritos os nomes da época e os nomes que conhecemos nos dias de hoje para que possamos nos localizar.

Como nos orientar

Inicialmente vamos nos orientar com a posição do desenho. Acima de tudo: o NORTE ? , vamos considerar que seja a parte de cima do mapa, o SUL ? é a parte mais abaixo, o LESTE ? a parte mais a direita do mapa e o OESTE ? a lateral esquerda.

Vamos iniciar identificando alguns locais mais ao NORTE e depois vamos descendo para o SUL do mapa.

Sobre os rios e mares

No contexto bíblico temos o Mar Grande - que conhecemos como Mar Mediterrâneo - assim ele era chamado no AT. Foi por onde JONAS tentou fugir da missão de Deus e foi engolido pela baleia. Temos O Mar da Galileia ou Quinerete, bem próximo do Monte Hermom e da cidade de Damasco.

Este “mar”, que na verdade é um grande Lago de água doce, é alimentado pelo Rio Jordão que consequentemente segue até desaguar no Mar Salgado - conhecido hoje como Mar Morto - e que próximo temos a cidade de Siquém e as cidades de Jericó e Jerusalém. Próxima a nascente do Rio Eufrates temos a cidade de Arã- cidade onde Abraão parou depois que iniciou sua caminhada para a terra prometida por Deus. Ao norte, entre o Rio Eufrates e o Rio Tigre temos a cidade de Assur. Próximo à nascente do Rio Tigre temos a cidade de Nínive- local determinado por Deus para que Jonas pregasse. Indo mais a Oeste temos o Mar Cáspio.

Vindo mais ao Sul temos o Rio Nilo com seus três braços conhecidos: à direita o braço chamado Damieta próximo à cidade de Ramessés, o braço central chamado de Sior e finalmente o braço mais a esquerda o chamado de Roseta. Continuando mais para Oeste temos o Golfo de Suéz e o Golfo de Ácaba que são águas que vem do Mar Vermelho. Entre esses golfos temos o Monte Sinai ou Horebe - onde Moisés recebeu os mandamentos do Senhor, quando o povo de Israel saiu do Egito. Entre o Golfo de Ácaba e o Mar Salgado temos o Monte Seir.

A Região da Mesopotâmia


Indo mais a Oeste, antes de chegamos ao Rio Eufrates temos a cidade de Ur - onde morava Abrão quando recebeu o chamado de Deus. Ao centro-sul próximo aos rios Eufrates e Tigre temos a cidade de Babel - local onde foi construída a torre e se tornou a Babilônia. A Oeste o rio Tigre temos a cidade de Susã. (Geografia Bíblica)

Os rio Tigre e Eufrates desaguam no Golfo Pérsico mais a direita do mapa, onde existem muitos estudos sobre o Jardim do Éden. No entanto, muitos historiadores bíblicos acreditam que o Jardim se encontrava próximo daquela região ou até mesmo poderia ser o território, hoje, submerso nessa região.

Num próximo estudo iremos verificar mais detalhadamente a região onde hoje se encontra a nação de Israel, mostrando os detalhes daquele local e suas principais características.

Insert Video

3 Comments on “GEOGRAFIA BÍBLICA -Oriente Médio (Crescente Fértil) – Aula 1”

  1. ESTOU FAZENDO UM ESTUDO NA EBD SOBRE A GEOGRAFIA BÍBLICA DE ISRAEL

  2. Boa noite
    Pastor Felipe gosto muito dos seus estudos principalmente sobre geografia Bíblica. Quando o pastor publicou o vídeo sobre um aplicativo que o senhor criou eu imediatamente baixei no meu note. Mas parece que o aplicativo foi retirado do site e tem uma pessoa me pedindo pra enviar por email. Fiquei preocupada de estar enviando sem autorização uma vez que não está no site de vocês mais e por isso estou lhe comunicando e perguntando se posso enviar.
    O Senhor lhe guarde
    Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *