As Duas Alianças – Sara e Agar

Pr. Felipe MoraisCurso Bíblico Online7 Comments

AS DUAS ALIANÇAS:?
O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Gálatas 4:24

?* AS DUAS ALIANÇAS (AGAR – ANTIGA ALIANÇA / SARA – NOVA ALIANÇA) – “Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós. Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido. Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.” Gálatas 4:22-31)

* HAGAR (Monte Sinai/Jerusalém Terrena) - Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Gálatas 4:25

* SARAH (Monte Sião/Jerusalém Celeste) - Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; Hebreus 12:22

ALIANÇA ?CONCERTO ? ACORDO ? CASAMENTO
ANTIGA ALIANÇA = ANTIGO TESTAMENTO
NOVA ALIANÇA = NOVO TESTAMENTO
CADA ALIANÇA REPRESENTA UM CASAMENTO

A Nova Aliança foi firmada com

a Casa de Israel

e com

a Casa de Judá:

"Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".

"Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles", diz o Senhor.

"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 31:31-33

Este texto está mais do que claro, mas todas as outras nações poderiam fazer dela, por meio da Fé no Messias de Israel.

E qual o principal propósito desta Nova Aliança?

Escrever as Leis de Deus nas mentes e nos corações, pela ação do Espírito Santo, e este propósito conduziria o homem, pela Fé em Cristo, a ser justificado e salvo.

E qual seria o meio para que esta Nova Aliança fosse outorgada?

Por meio do derramamento de Sangue Inocente, que seria para a remissão dos pecados = o Sangue do Cordeiro de Deus!

Se não há remissão dos pecados, não há participação nesta Nova Aliança.

Mas agora na graça se realizou aquilo que a lei figurava... e o povo escolhido, o Israel já nada tem de descendência segundo a carne mas sim segundo o espírito.

A distinção que antes havia na carne por figura existe agora no espírito por realidade.

Quem crê em Jesus é Israelita, quem não crê ainda que seja de origem Israelita é gentio... a fé é o sinal que temos e o espírito a circuncisão...a verdadeira circuncisão da aliança.

Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:28-29

Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. Romanos 9:6-8

Na graça, não existe qualquer ínfima diferença em nenhum aspecto entre judeu ou gentio, isto segundo descendência da carne.

Israel carnal simboliza o verdadeiro Israel espiritual,

que está tanto entre Judeus como entre Gentios...

E o amor mostrado por Deus a Israel segundo a carne,

simboliza o verdadeiro amor que Deus tem ao seu verdadeiro Israel...

Isaque prefigura todos os nascidos da Segunda Aliança (Nova Aliança). Pois a Segunda Aliança é Sara e Isaque é filho de Sara.

A Nova Aliança foi firmada com a Casa de Israel e com a Casa de Judá

A Igreja (Gentios) fazem parte dessa Aliança através de Efraim.

O dia em que Abraão tomou Sara - Gn 11:29-31

Abraão somente tinha Sara por mulher - A Promessa envolve descendência (nação) - Gn 12.1

Agar aparece após a Promessa – Gn 13:14ss

A Promessa da Nova Aliança

Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Jeremias 31:33

O Cumprimento da Nova Aliança


Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém. Hebreus 13:20,21

É essencial diferenciar

as OBRAS DA LEI (Antiga Aliança)

de BOAS OBRAS (Nova Aliança)

Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Romanos 3:20

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:28

Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Romanos 3:27

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:10

Rm 2:6-8: "O qual recompensará cada um segundo as suas OBRAS; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em FAZER (isso é: obras) bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, DESOBEDIENTES à verdade e obedientes à iniquidade;"

Paulo?

Qual é a recompensa? A Vida Eterna, isso é, a Salvação

?
Tg 2:14: "Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?"

Tiago? - Ambos foram inspirados pelo mesmo Espírito Santo e falam a mesma coisa!

Circuncisão
Festas
Sábados
Leis Dietéticas

Essas são Obras da Lei aos quais não justificam o homem na Nova Aliança

Agora veja:

1Ts 1:3: "Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,"

Essas são as tais “obras” das quais Tiago falava.

Qualquer coisa só pode ser genuinamente "Boa" se for feita em amor e pela fé. Ou seja; em Deus.

7 Comments on “As Duas Alianças – Sara e Agar”

  1. A paz do senhor Jesus
    Tenho sido muito edificada com o seu
    Canal de curso online
    Deus abençoe grandemente a sua vida
    Salvação e Reino são coisas distintas?
    A SALVAÇÃO É DE PELA A GRAÇA
    O REINO É POR OBRAS
    Por favor mim explique

  2. Sabe o que eu acho mais bacana na palavra de Deus?
    É que quanto mais eu aprendo, mais percebo que pouco sei, que sou um pecador incapaz de cumprir as leis que não me salvariam mesmo que conseguisse cumpri-las e mais confirmo que sem Jesus Cristo eu já estaria condenado!
    Graças à Deus por Jesus Cristo, esse é o meu Senhor.
    Agradeço mais uma vez ao Pr. Felipe por expor a palavra de Deus com detalhes preciosos que edificam, acrescentam sabedoria e alegram os corações do que amam a Cristo!

    Ps: Caro pastor, creio que datar cada estudo seria interessante e, se possível, notificar cada novo estudo por email seria ótimo!
    Jesus continue o abençoando! 🙂

  3. Glória a Deus sempre! Deus estudos são simplesmente ótimos! Claros e sucintos! Deus o abençoe ricamente.

  4. Caro Pastor, estou lendo a Bíblia e tb fazendo seu curso bíblico no UTube.
    Muito obg mm por isso, eu os estou achando edificantes e estão me enriquecendo/ dando luz a muitas dúvidas durante a leitura bíblica.

    Parabéns pelo seu trabalho e muito obg mm!

  5. Caro Pastor,

    Estou seguindo seu curso bíblico on-line e gostaria de parabeniza-lo por ter aberto meus olhos para tantas informações escondidas na Bíblia, por seu trabalho, pelo seu conhecimento, pelos seus esforços, por disseminar o seu conhecimento nos ajudando a crescer, por continuar disseminando os ensinamentos de Jesus…
    Realmente não tenho palavras para agradecer-lo.
    Ha muito procuro um curso on-line aonde pudesse me aprofundar mais.
    De coração muito obrigada!

    Continue esse trabalho lindo e maravilhoso!

    Persevere!!!

    Jesus está com vc!

    A paz de Deus ao senhor e td a sua equipe!

    Que Deus o guarde, abençoe e guie sempre!!

    Abraços e mais uma vez muito obg mm!

    Patricia Ryon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *