Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home4/cursob35/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
A Bíblia é a Palavra de Deus - Curso Bíblico Online
Buscar

A Bíblia é a Palavra de Deus

Certamente você já ouviu alguém dizer que “teologia esfria o crente”.

De fato, isso pode sim ser verdade! Depende “o quê” e “com quem” você está estudando.

Observe o que o apóstolo Paulo falou ao seu aluno Timóteo:

“Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu” (2 Timóteo 3:14)

Se seus professores são tementes a Deus, certamente te darão um alimento sólido e com responsabilidade intelectual. Mas, se forem pessoas descomprometidas com os princípios do Evangelho vão acabar por conduzir seus alunos à frieza espiritual, passando por longo período de oposição a tudo e todos e, posteriormente, ao ceticismo – ainda que não seja abertamente declarado.

Infelizmente, é preciso reconhecer que há muitos professores céticos e ateus em vários seminários cristãos no Brasil e mundo afora. São falsos mestres e, é claro que eles não vão dizer que são céticos e ateus; faz parte do plano do inimigo que plantou o joio.

Grande parte desses tem conquistado espaço por meio de algumas correntes teológicas que não colocam as Escrituras em seu devido lugar e usam de artimanhas para negar a inspiração das Escrituras.

Entenda uma coisa:

“Se você não confiar nas Escrituras, todo seu fundamento de fé está abalado e assim ficará fácil destruir totalmente qualquer ensino bíblico!”

Entretanto, os crentes do Antigo Testamento juntamente com todos os crentes do Novo Testamento sempre se referiram às Escrituras Sagradas como a Palavra de Deus!

E foi exatamente isso que o próprio Jesus Cristo fez em João 10.35 e , por isso não deveria jamais ser questionada pois não há nenhum erro em seus escritos originais. Isso significa dizer que Jesus defendia a infalibilidade das Escrituras justamente por ser inspirada pelo Espírito Santo de Deus.

Infelizmente surgiram linhas teológicas que começaram a destoar da fé acerca das Escrituras Sagradas e usaram sofismas para levar os despercebidos à confusão.

Negando que as Escrituras são a Palavra de Deus; os adeptos da “teologia liberal”, por não acreditarem na inspiração divina das Escrituras, insistem em dizer que a Bíblia apenas “CONTÉM” a palavra de Deus. E, assim eles vão confundindo os desatentos, afirmando que a Bíblia até “contém” as palavras de Deus, mas também “contém” os diálogos humanos e até mesmo palavras de Satanás em seus discursos e tentações. Ora, esse tipo de argumento esconde um perigo enorme!

Já os adeptos da “neo-ortodoxia” começaram a dizer que a Bíblia “TORNA-SE” a Palavra de Deus apenas quando Deus usa suas palavras para apontar alguém para Cristo. Isso pode parecer interessante, mas qualquer teoria que tente apresentar as Escrituras como um documento humano colocam em risco a confiabilidade da palavra de Deus e leva ao relativismo.

Mas a Bíblia não deixa de ser a Palavra de Deus porque alguém não leu, não meditou ou não ouviu. Ainda assim É a Palavra de Deus que está registrada.

Ambos (neo-ortodoxia e liberalismo teológico) estão negando que a Bíblia É a palavra inspirada de Deus.

Jesus Cristo não disse que as Escrituras “se tornavam” ou apenas “continham” a Palavra de Deus; pois, independentemente de ser aplicada ou não, a palavra de Deus continua registrada nas Escrituras.

Falando sobre a Escritura como voz profética, o apóstolo Pedro diz:

“sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:20,21)

Foi por isso que o profeta Daniel que era um homem inspirado por Deus, para entender sobre o que ocorria em seu tempo, foi procurar nas Escrituras Sagradas do outro profeta inspirado chamado Jeremias ciente de que ali estava a Palavra de Deus:

“... eu, Daniel, entendi, pelos livros, que, de acordo com o que o Senhor havia falado ao profeta Jeremias, a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos.” (Daniel 9:2)

Portanto, as Escrituras são as Palavras de Deus testemunhando sobre todos esses eventos onde Ele mesmo falou aos homens, bem como onde homens falaram a outros homens e a Deus; e também onde Satanás falou a Deus e aos homens. Sendo Deus o inspirador das Escrituras, são as palavras de Deus sobre todos esses fatos e exatamente por isso tem a veracidade autenticada pelo próprio Autor!

É como você escrever um livro com suas palavras e narrar as conversas que teve com várias pessoas. Você é o responsável pela veracidade disso, por isso são suas palavras assim como a Bíblia é a Palavra de Deus, inerrante e; como disse Jesus Cristo; “a Escritura não pode falhar!” (João 10:35) porque Deus é seu autor e é quem garante a autenticidade de seus escritos por meio dos santos homens que ele escolheu e dirigiu para transmitir sua santa mensagem aos homens!

É exatamente o que Jeremias disse a Baruque!

“leia ao povo as palavras do SENHOR que eu ditei, as quais você escreveu” (Jeremias 36:6)

  1. O conteúdo É a Palavra do Senhor!
  2. Jeremias foi usado para transmitir
  3. Baruque foi o responsável por registrar

Os Escritores foram muitos – cerca de 40 homens que Deus usou para compor toda a Bíblia – mas, o Autor da mensagem continua sendo Deus!

Além do próprio Deus ter escrito suas palavras no Monte Sinai, Ele sempre mandou os homens escreverem sobre suas palavras:

Êxodo 17.14; 24.4; 34;27,28; Números 33.2; Deuteronômio 4.13; 10.4; 27.8; 31.9,22; Josué 8.29,32; 24.26; 1Samuel 10.25; 2Reis 17.37; 2Crônicas 26.22; Ester 9.32; Isaías 8.1; 30.8; 34.16; Jeremias 25.13; 30.2; 36.2, 4,28,32; 51.60; Ezequiel 24.2; 37.16; 43.11; Daniel 7.1; 12.4; Habacuque 2.2; Jó 19.23; 31.35; João 1.45; 5.46; 21.24; Atos 10.5; 2Pedro 1.19-21; 3.15; Judas 1.17-18; Apocalipse 1.11, 19; 2.1,8,12,18; 3.1,7,14; 14.13; 19.9; 21.5; etc.

Portanto, o texto registrado É a Palavra de Deus, por isso é sagrado!

Não importa o conteúdo do texto anotado. Seja narrativa, poesia ou profecia; foi Deus quem inspirou, então é a Palavra de Deus e Jesus Cristo está certo ao falar que a Escritura não pode ser invalidada justamente por ser a Palavra do Senhor!

Não caia nesses malabarismos. Fuja desse tipo de “inovações” teológicas.

Guarde isso: Jesus Cristo ensinou que a Escritura É a Palavra de Deus e não pode falhar!

“Quem é de Deus ouve as palavras de Deus” (João 8:47)

Que Deus te abençoe e guarde seu coração das seduções acadêmicas!

✓ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Siga no TWITTER: https://twitter.com/prfelipemorais

✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://www.cursobiblicoonline.com.br/podcasts-audios/

Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente

6 comentários