Quem foi Jeú? A História de Jeú, rei de Israel.
Significado do nome
Jeú significa “Javé é Ele”[1].
Quem foi Jeú?
Jeú, filho de Ninsi (1Rs 19:16; 2Rs 10:36) foi o 10º rei de Israel após a divisão do reino e reinou durante 28 anos em Samaria entre (883 a.C. a 856 a.C.)[2].
Jeú é ungido rei
Elias ainda estava no monte Horebe, quando o Senhor o enviou ao deserto de Damasco a fim de ungir Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel (1Rs 19:16).
Então, sob a orientação de Elias, o profeta Eliseu enviou um dos discípulos dos profetas para ungir Jeú como rei de Israel (2Rs 9.1-10; cf. c1Rs 19:16 e 2Rs 9:36).
Jeú e outros capitães do exército de Israel estavam reunidos no acampamento em Ramote-Gileade, preparando-se para a guerra contra Hazael, o rei da Síria (2Rs 9:1-5).
Após derramar o azeite sobre a cabeça de Jeú, a mensagem que o jovem deixou, da parte do Senhor, foi essa:
— Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: “Eu o ungi para ser rei sobre o povo do SENHOR, sobre Israel. Você porá fim à casa de Acabe, seu senhor, para que eu vingue da mão de Jezabel o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do SENHOR. Toda a casa de Acabe perecerá. Eliminarei de Acabe todos do sexo masculino, quer escravo, quer livre, em Israel. Porque farei com a casa de Acabe o mesmo que fiz com casa de Jeroboão, filho de Nebate, e com a casa de Baasa, filho de Aías. Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezreel; não haverá quem a sepulte.” (2 Reis 9:6-10)
Qual a missão de Jeú?
“Jeú, filho de Ninsi, a quem o SENHOR tinha ungido para exterminar a casa de Acabe.” (2Cr 22:7).
Jeú foi incumbido de eliminar Jezabel, para vingar o sangue dos profetas e todos os servos do Senhor (cf. 1Rs 18:4) e exterminar a Casa de Acabe para que não ficasse algum homem que reivindicasse o trono sobre Israel (2Rs 9:1-13; cf. 2Rs 9:26,36,37).
Os reinos de Israel e Judá estavam caminhando na mesma idolatria da casa de Acabe, pois tinham se aproximado por laços de casamento entre as famílias reais. Tanto que, Jeú começou a reinar sobre Israel no mesmo ano em que uma das filhas de Acabe e Jezabel, chamada Atalia, usurpou o trono de Judá (2Rs 11:1-3). Ela não foi morta por Jeú, porque a profecia dizia a respeito apenas a Jezabel e aos homens da casa de Acabe.
Jorão e Acazias contra Hazael
Acazias, rei de Judá, era aliado de Jorão, rei de Israel porque eram parentes e, por isso, foram a Ramote-Gileade para fazerem guerra contra Hazael, o rei da Síria. Nessa batalha, os sírios conseguiram ferir Jorão, rei de Israel em Ramá. Ferido, Jorão voltou para Jezreel a fim de curar-se das feridas. E Acazias, rei de Judá, foi visitá-lo em Jezreel (2Rs 8:28-29).
Essa visita estava nos planos de Deus, para ruína de ambos os reis, uma vez que Acazias havia se unido à família de Acabe. Porque quando chegou, ambos saíram ao encontro de Jeú, filho de Ninsi, a quem o Senhor tinha ungido para exterminar a casa de Acabe (cf. 2Rs 9:14-29)
Jeú mata os reis Jorão e Acazias
No entanto, Jeú, filho de Ninsi, que tinha acabado de ser ungido rei em Ramote-Gileade, conspirou contra Jorão, rei de Israel, que estava em Jezreel recebendo a visita de Acazias, rei de Judá, quando estava se recuperando do ferimento. Quando Jeú se aproximou de onde estavam os reis, a sentinela que estava na torre avisou ao rei Jorão, que por duas vezes enviou um mensageiro para saber se era pacífica a tropa que vinha ao encontro dele. Porém, os mensageiros não voltaram e a sentinela avisou os reis (2Rs 9:14-20).
Cada rei montou em seu carro de guerra e foram ao encontro de Jeú e o encontraram no campo de Nabote, o jezreelita[3] (2Rs 9:14-21). Jorão pergunta se Jeú veio em paz, mas a resposta foi: “— Que paz, se ainda continuam as prostituições de sua mãe Jezabel e as suas muitas feitiçarias?” (2Rs 9:22).
Jorão deu meia-volta com seu carro de guerra e fugiu gritando para Acazias: “— É uma traição, Acazias!” Então Jeú entesou o seu arco e disparou com toda a força e a flecha atingiu Jorão entre os ombros e atravessou o coração, e ele caiu morto no seu carro de guerra (2Rs 9:23,24).
Jeú mata Jorão, rei de Israel
E assim Jorão morreu e foi jogado no campo de Nabote, o jezreelita (2Rs 9:21-26), segundo a palavra do SENHOR, anunciada por Elias (1Rs 21:17-23).
Jeú mata Acazias, rei de Judá
Logo após Jeú ter alvejado o rei Jorão, Acazias, rei de Judá, tentou fugir indo pelo caminho de Bete-Hagã, mas Jeú o perseguiu e disse: “— Matem ele também!”. Então, Acazias, rei de Judá, foi atingido na subida de Gur, próximo a Ibleão.
Ele ainda conseguiu fugir para o Megido. Ao que parece, após Acazias ter sido ferido, conseguiu se esconder em Samaria. Mas, ao ser encontrado e levado de volta a Jeú, que estava na região do Megido, foi morto ali. Jeú fez questão que Acazias fosse sepultado, por ser descendente de Josafá (2Cr 22:7-9). Ele foi levado pelos seus servos para Jerusalém, onde foi sepultado em seu túmulo, junto aos seus pais, na cidade de Davi (2Rs 9:27-29).
A morte de Jezabel
Depois que Jeú matou os reis de Israel e Judá – Jorão e Acazias – ele foi para Jezreel atrás de Jezabel. Enquanto isso, a Bíblia destaca que, quando Jezabel ficou sabendo que Jeú estava vindo em sua direção, ela se pintou em volta dos olhos, enfeitou a cabeça e olhou pela janela; provavelmente numa tentativa de seduzir o poderoso capitão (2Rs 9:30), mas sua fala sugere que ela sabia que morreria e estava vestida para morrer como uma rainha (2Rs 9:31).
Jeú entrou pelo portão do palácio, levantou os olhos em direção à janela e mandou que alguns dos oficiais que estavam próximos jogassem ela dali. Quando ela foi jogada, seu sangue salpicou a parede e os cavalos e Jeú atropelou Jezabel (2Rs 9:31-33).
Após entrar no palácio para se alimentar, ele pede que ela seja sepultada porque era filha de rei, mas só restava a caveira dela, os pés e as palmas das mãos, porque os cães a tinham devorado, cumprindo assim a palavra do Senhor que o profeta Elias havia predito (2Rs 9:34-37).
Jezabel foi citada por Jesus Cristo em Apocalipse 2:20 como referência a uma falsa profetisa imoral que ensinava e seduzia os servos de Deus a praticar prostituição e comer coisas sacrificadas aos ídolos. Na verdade, a falsa profetisa é uma feiticeira (cf. 2Rs 9:22).
Jeú mata os filhos de Acabe
Acabe tinha 70 filhos que eram criados pelos homens importantes da cidade de Samaria, então Jeú escreveu cartas aos chefes da cidade, aos anciãos e aos tutores dos filhos de Acabe para que estabelecessem um desses filhos de Acabe como rei e, se preparassem para batalhar contra ele (2Rs 10:1-4). Mas eles tiveram muito medo e disseram que fariam tudo o que Jeú mandasse!
Então esses homens mataram todos os 70 filhos de Acabe que estavam em Samaria e colocaram suas cabeças em cestos que foram enviados para Jezreel, onde Jeú estava acampado (2Rs 10:5-10).
Jeú extermina a casa de Acabe
Depois de executar juízo contra a casa de Acabe em Jezreel, Jeú também encontrou e matou os príncipes de Judá e os parentes de Acazias (2Rs 10:13,14). Quando Jeú chegou em Samaria, eliminou todos os que restavam da casa de Acabe naquela cidade (2Rs 10:15-17).
Jeú mata vários outros homens
Jeú confessa que todo esse extermínio estava nos planos do Senhor (cf. 2Rs 10:10), mas em Jezreel, ele prosseguiu matando outras pessoas que não eram da casa de Acabe. Matou os conhecidos de Acabe, os homens importantes e os sacerdotes até não sobrar nenhum deles em Jezreel (2Rs 10:11). Depois disso, quando estava indo para Samaria, encontrou 42 dos parentes de Acazias, prendeu e os matou junto ao poço da região de Bete-Equedes dos Pastores (2Rs 10:12-14).
Mais tarde, Jeú caiu na idolatria que havia condenado a casa de Acabe.
Isso nos ajuda a entender o que levou o SENHOR a mandar o profeta Oseias colocar o nome de Jezreel em seu filho:
— Ponha nele o nome de Jezreel, porque daqui a pouco castigarei a casa de Jeú por causa do sangue derramado em Jezreel. Vou acabar com o reino da casa de Israel. Naquele dia, quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel (Oséias 1:4-5).
Jeú mata os adoradores de Baal
Jeú fingiu ser um grande adorador de Baal, mas tudo isso não passava de uma estratégia para eliminar o culto a Baal no território de Israel. Ele convocou no templo de Baal todos os profetas, sacerdotes e adoradores desse ídolo para um grande sacrifício. Nessa reunião, quem fosse ligado a Baal e não comparecesse nessa reunião seria morto! (2Rs 10:18-23).
Quando todos estavam dentro do templo de Baal, Jeú deixou claro que os adoradores do Senhor, o Deus de Israel, não deveriam estar presentes nesse evento. Então deu ordens a 80 soldados para matar todos e destruir tudo o que estava ligado a essa divindade pagã. Assim, Jeú acabou com o culto a Baal em Israel. (2Rs 10:24-28).
A adoração a Baal em Israel e Judá
No tempo dos Reis, a adoração a Baal tinha sido inserida por Acabe que, por influência de Jezabel, edificou um templo e levantou um altar a Baal em Samaria (1Rs 16:31,32; cf. 2Rs 3:2).
Com Jeú, a adoração a Baal foi totalmente eliminada em Israel, porém, continuou ocorrendo em Judá, devido à influência que a casa de Acabe tinha exercido no reino de Judá por causa das alianças e casamentos entre ambas as famílias reais (2Cr 21:6, 13; 22:3,4; cf. 2Rs 21:3,13; Mq 6:16). Baal foi cultuado em Judá até o período da reforma religiosa realizada pelo rei Josias (2Rs 23:4,5).
A idolatria de Jeú
Por ter eliminado a casa de Acabe e o culto a Baal, o Senhor Deus garantiu que os filhos do rei Jeú até a quarta geração se assentariam no trono de Israel. Mas Jeú não manteve sua obediência ao Senhor e acabou caindo na idolatria inserida por Jeroboão, filho de Nebate, que eram os bezerros de ouro que estavam em Betel e em Dã (2Rs 10:29-31).
A diminuição do território de Israel
Por causa da desobediência de Jeú, o próprio Deus começou a reduzir o tamanho do reino de Israel. Foi nessa época que Hazael, rei da Síria, conquistou toda a parte oriental do Jordão, toda a terra de Gileade, os territórios das tribos de Gade, Rúben e Manassés, desde Aroer, que está junto ao vale de Arnom, a saber, Gileade e Basã (2Rs 10:31-33).
A morte de Jeú
A Bíblia não diz como foi a morte de Jeú, apenas diz que ele morreu e foi sepultado em Samaria e depois disso, seu filho chamado Jeoacaz, começou a reinar em seu lugar (2Rs 10:35).
Outros detalhes sobre o reinado de Jeú
Por fim, aos demais atos de Jeú e a tudo o que fez, e a todo o seu poder, ficaram registrados no antigo livro da História dos Reis de Israel (2Rs 10:34).
Bibliografia
BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
MORAIS, Felipe. Cronologia da Bíblia — A Bíblia em Ordem Cronológica. Curso Bíblico Online, 2023. Disponível em: <www.cronologiadabiblia.com.br>.
STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.
Notas de Rodapé
[1] Jeú יֵהוּא Yehû’ (cf. STRONG h3058) significa: “Javé é Ele”. — (Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.)
[2] (Cronologia da Bíblia — A Bíblia em Ordem Cronológica, 2023)
[3] Nabote, o jezreelita, tinha sido morto pela armação de Jezabel, por não querer vender sua vinha ao rei Acabe, porque era herança de família. Então o Senhor prometeu matar Jezabel e exterminar a Casa de Acabe e Jeú foi o escolhido para executar a sentença do Senhor contra Jezabel, esposa de Acabe e seu filho Jorão (1Rs 21; cf. 2Rs 9:6-10,26,36,37).
Deus te abençoe!
⬤ Os materiais didáticos e demais artigos publicados no site estão protegidos por direitos autorais © | Se desejar utilizar algum texto em uma obra ou publicação, entre em contato conosco clicando aqui
Conheça nossos cursos
➤ CURSO: CRONOLOGIA BÍBLICA COMPLETA (CURSO+MAPA+CERTIFICADO) https://www.cursobiblicoonline.com.br/cronologia-biblica-completa/
➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
- Se Inscreva em nossos Canais no YOUTUBE (Curso e Devocional)
- Nossas páginas no INSTAGRAM
- Siga no TWITTER
- Entre para o Canal no TELEGRAM
- Ouça os estudos em áudio em Podcast no SPOTIFY
Assista a Série sobre Os Reis de Israel e os Reis de Judá!