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Quem foi Maaca? Quem foi Micaía?

Quem foi Maaca? Quem foi Micaía?

Existem quantas “Maaca” na Bíblia?

Maaca significa “opressão”[1].

No entanto, esse nome era usado tanto para homens como para mulheres. Na Bíblia existe cerca de nove pessoas com esse nome e aqui está a lista das pessoas chamadas “Maaca”:

  • Filho de Reumá, que era a concubina de Naor, o irmão de Abraão (Gn 22:20-24; provavelmente ele deu origem aos “maacatitas” encontrados em Dt 3:14; Js 12:5; 13:11,13; cf. “rei de Maaca” em 2Sm 10:6,8; 1Cr 19:6,7).
  • Mãe de Absalão, era filha do rei de Gesur chamado Talmai e foi uma das esposas de Davi (2Sm 3:3; 1Cr 3:2).
  • Filha (“neta”, “descendente”) de Absalão (veja os detalhes no próximo tópico desse artigo)
  • Pai de Sefatias, um príncipe da tribo de Simeão (1Cr 27:16)
  • Uma concubina de Calebe, filho de Hezrom (1Cr 2:47-49)
  • Maaca, pai de Aquis, rei de Gate (1Rs 2:39).
  • Esposa de Maquir, um filho de Manassés (1Cr 7:15,16)
  • Esposa de Jeiel, pai de Gibeão (1Cr 8:29; 9:35)
  • Mãe de Hanã, um dos valentes de Davi (1Cr 11:43)

Maaca ou Micaía? Quem foi a mãe de Abias, rei de Judá?

Se você chegou até aqui, é muito provável que esteja querendo saber sobre “Maaca” ou “Micaía”, a mãe de Abias, rei de Judá. Certamente, dentre as pessoas com o nome “Maaca” essa foi a mais importante, pois ela era da linhagem do rei Davi, descendente de Absalão, esposa do rei Roboão, mãe do rei Abias e mãe ou avó do rei Asa:

  • Neta (“filha”, “descendente”) de Absalão (1Rs 15:2,10; 2Cr 11:20,21)
  • Filha de Uriel, de Gibeá (2Cr 13:2)
  • Esposa de Roboão, a filha de Absalão que gerou Abias (2Cr 11:20-22)
  • Mãe de Abias (1Rs 15:2)
  • Mãe (“ou avó?”) de Asa (1Rs 15:10,13; 2Cr 15:16).

Devido à sua importância no contexto dos primeiro Reis de Judá, estamos estudando sobre ela dentro da série: Os Reis de Israel e os Reis de Judá.

Mas, afinal, qual o seu nome correto – Maaca ou Micaía? E, por que essa diferença na forma de escrita?

Quem foi Micaía?

Em 1 Rs 15:2 está escrito que a mãe de Abias se chamava “Maaca e era filha de Absalão”, enquanto em 2Cr 13:2 está escrito que a mãe de Abias se chamava “Micaía e era filha de Uriel, de Gibeá”.

O texto do livro dos Reis é mais antigo que o das Crônicas. Portanto, sabemos que, o cronista pode ter usado uma grafia distinta, usada em seu tempo para se referir a Maaca.

Embora aqui o texto massorético tenha escrito “Micaía”, os manuscritos gregos da Septuaginta (LXX) e a versão siríaca (Peshitta) a denominam “Maaca”, como em todas as demais referências na Bíblia. Assim, sabemos que Micaía é uma variação do nome Maaca (cf. 2Cr 11:20,21).

Quem foi Maaca?

Ela era “filha” de Absalão, no sentido mais amplo da palavra como uma “descendente” direta dele, exatamente como se faz com outros antepassados. Portanto, Maaca era “neta” de Absalão (“sua filha”, por extensão), sendo filha de Tamar, a filha de Absalão (2Sm 14:27) que teria se casado com Uriel, de Gibeá.

Quem foi Uriel?

É difícil ter certeza, mas o único Uriel citado nas Escrituras próximo ao período de nascimento de Tamar, foi um dos levitas que Davi designou para carregarem a arca da Aliança para Jerusalém (1Cr 15:11).

É possível que Uriel, de Gibeá fosse esse levita. Pois é dito que o sacerdote Eleazar, filho de Arão foi sepultado em Gibeá, uma cidade que pertencia a Fineias, seu filho, e que essa cidade lhe tinha sido dada na região montanhosa de Efraim (Josué 24:33). Sabendo disso, fica fácil compreender que o fato de Uriel, o esposo de Tamar e pai de Maaca ser de Gibeá, muito provavelmente era também um sacerdote ou um levita.

Devido sua idolatria posterior, pode parecer estranho pensar que Maaca fosse filha de Uriel, o levita que carregava a arca da aliança. No entanto, devemos levar em consideração sua apostasia; pois, posteriormente Maaca foi repreendida e deposta da função de “rainha-mãe” por Asa, devido a sua idolatria com a imagem da deusa Aserá (1Reis 15:13; 2Crônicas 15:16).

Maaca era mãe Asa ou avó?

Entenda o contexto: Roboão se casou com Maaca e teve um filho chamado Abias (2Cr 11:20-22; cf. 1Rs 15:1-2). Porém, Maaca é também considerada “mãe” do seu neto, o filho de Abias, chamado Asa (1Rs 15:9-10).

A Bíblia diz que o rei Asa depôs sua “mãe” da dignidade de “rainha-mãe” por que ela tinha feito uma imagem abominável para servir de poste-ídolo da deusa Aserá. Então Asa destruiu essa imagem, reduzindo a pó e também a queimou no vale de Cedrom (1Rs 15:13; 2Cr 15:16).

Geralmente os comentaristas consideram que Asa fosse “neto” e não “filho” de Maaca no sentido direto, o que é realmente possível. Nesse caso, o termo “mãe” se estende a todos os descendentes. É como dizer que Eva é a “mãe” de todas as pessoas do mundo. Por isso, é dito que “Adão deu à sua mulher o nome de Eva, por ser a mãe de todos os seres humanos” (Gn 3:20).

Mas, se considerarmos os tempos tenebrosos do reino de Abias (1Rs 15:3) e a apostasia de Maaca com seu culto a Aserá que envolvia ritos sexuais e de fertilidade[1]; é bem possível que tivesse ocorrido um incesto entre Maaca e seu filho Abias que, “andou em todos os pecados que seu pai havia cometido antes dele, e o seu coração não foi fiel ao SENHOR, seu Deus, como havia sido fiel o coração de Davi, seu pai” (1 Reis 15:3) e assim, seu neto Asa era também seu filho.

Preparei esse gráfico com a Árvore Genealógica de Davi relacionada a Maaca e seus familiares para você compreender perfeitamente esse assunto!
Quem foi Maaca - Quem foi Micaía - Mãe do rei Asa - Mãe de Abias - Esposa de Roboão - Davi, Absalão e Salomão

Clique abaixo para ver melhor a explicação detalhada desse gráfico:

[quero ver a explicação]


Notas de Rodapé

[1] Maaca – do hebraico מַעֲכָה Maʿakah, significa “curador; nocivo (?)” – cf. STRONG h4601

[2] Aserá – Aserá era também também chamada de Astarote, Astorete ou Astarte” (WALTON, MATTHEWS e CHAVALAS, 2018, p. 148) e (CHAMPLIN, v. 3, 2018, p. 89). Na Bíblia às vezes é traduzida como “postes-ídolos” ou “bosques”, relacionados a algum rito. Informações sobre os cultos a Aserá que envolvia os rituais de fertilidade podem ser encontrados em várias fontes como em (MACARTHUR, 2019, p. 408), (MCKENZIE, 1983, p. 74), (RADMACHER, ALLEN e HOUSE, 2010, p. 95), (CHAMPLIN, v.2, 2018, p. 87) e (HARRISON, 2017, p. 667).


Deus te abençoe!

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Bibliografia

A CHAMPLIN, R. N. O Antigo Testamento Interpretado – Versículo por versículo. Nova Edição Revisada. ed. São Paulo: Hagnos, v. 2: Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2018.

CHAMPLIN, R. N. O Antigo Testamento Interpretado – Versículo por versículo. Nova Edição Revisada. ed. São Paulo: Hagnos, v. 3: 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, 2018.

F. DAVIDSON. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª. ed. São Paulo/SP: Edições Vida Nova, 1997.

HARRISON, E. F. Comentário Bíblico Moody: volume 1. São Paulo: Batista Regular do Brasil, v. I, 2017.

MACARTHUR, J. Comentário Bíblico MacArthur: desvendando a verdade de Deus, versículo a versículo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2019.

MCKENZIE, J. L. Dicionário Bíblico. Tradução de Álvaro Cunha. São Paulo: Paulus, 1983. Coleção Dicionários.

RADMACHER, E. D.; ALLEN, R. B.; HOUSE, H. W. (Eds.). O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2010.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

WALTON, J. H.; MATTHEWS, V. H.; CHAVALAS, M. W. Comentário Histórico-Cultural da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2018.


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Escrito por
Pr. Felipe Morais
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