Estamos vivendo em um mundo que está a cada dia mais exercendo a amplificação do mal. A força do mal avança, e muitos estão sendo vencidos pelo Maligno.
Toda vez que o homem pensa em navegar para longe de Deus, o diabo tem sempre um barco pronto. Billy Graham
Vemos isso na violência que está aumentando, o ódio, desobediência, guerras, brigas por toda espécie de poder, etc.
Os ataques do Maligno
Diariamente somos confrontados pelo mal, pelo Maligno, algumas vezes ele vem de fora, outras vezes vêm da cabeça (mente). Quantos não sofrem ataques na mente? Muitos!
Porém, esse mal muitas das vezes não é psicológico, mas espiritual, uma força maligna. Temos que entender e admitir que nem todos estão vencendo essas forças malignas.
E não é porque não queiram! E sim porque não sabem. Em função disso citarei alguns exemplos, para você vencer o Maligno. E o que você precisa entender é: não existe neutralidade, ou alguma coisa está do lado de Deus, ou está do lado do Diabo.
Jesus é o nosso maior exemplo de como vencer o Maligno. Mt 4:1-11 vemos Jesus sendo “tentado” pelo diabo no deserto. Depois de 40 dias de jejum, Jesus teve fome, segundo Mt 4:1, o diabo veio tentar Jesus, Satanás apareceu em um momento de fragilidade, vulnerabilidade e fraqueza de Jesus, sendo onde ele mais ataca. Mas Jesus venceu o Maligno usando três textos da palavra de Deus. Vamos aos textos:
Exemplo 1
TEXTO 1 MT 4:3-4 (NVT)
O tentador veio e lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, ordene que estas pedras se transformem em pães”.
Jesus, porém, respondeu: “As Escrituras dizem: ‘Uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus’”. (Dt 8:3)
TEXTO 2 MT 4: 5-7
Então o diabo o levou à cidade santa, até o ponto mais alto do templo, e disse:
“Se você é o Filho de Deus, salte daqui.
Pois, as Escrituras dizem: ‘Ele ordenará a seus anjos que o protejam. Eles o sustentarão com as mãos, para que não machuque o pé em alguma pedra’”. (Sl 91:11-12) Satanás sempre usa as escrituras para deturpar o real sentido da palavra e da verdade.
Jesus respondeu: “As Escrituras também dizem: ‘Não ponha à prova o Senhor, seu Deus’”. (Dt 6:16)
TEXTO 3 MT 4: 8-11
Em seguida, o diabo o levou até um monte muito alto e lhe mostrou todos os reinos do mundo e sua glória.
“Eu lhe darei tudo isto”, declarou. “Basta ajoelhar-se e adorar-me.”
“Saia daqui, Satanás!”, disse Jesus. “Pois as Escrituras dizem: ‘Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele’.” (Dt 6:13)
Então o diabo foi embora, e anjos vieram e serviram Jesus.
Veja que Jesus usou as escrituras para vencer o diabo, assim como Jesus fez, você deve fazer também, ler e estudar a palavra de Deus diariamente para usar quando o dia mau chegar, e assim vencer o mal.
Exemplo 2
ROMANOS 12:21 DIZ: (ACF)
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Isso é uma ordem para nós, é algo que o apóstolo Paulo diz que está em nossa responsabilidade, lutar contra o mal e não permitir que ele nos vença. Há só duas opções ou você vence o Maligno, ou ele te vence. E é importante que você entenda que só há um poder no universo para vencer o mal, que é o bem! E a única fonte dessa bondade é o próprio Deus, só através dele que conseguimos vencer o mal. Como está sua intimidade com Deus? Veja o que pode está atrapalhando sua intimidade com Deus.
Exemplo 3
Para você vencer o Maligno, você precisa está com Deus, nós precisamos ter acesso a todos os recursos que Deus nos deu, que estão em sua palavra. Tudo que Deus tem para nós está disponível na sua palavra, por isso eu reforço a importância de ler, estudar e crê na palavra. Porque lutar contra o Maligno na força dá própria carne, vontade, será impossível vencer.
Tg 4:7, Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.
Exemplo 4
O mal não é uma circunstância, o mal é uma “pessoa”.
Quando vemos a ação pecaminosa de uma pessoa contra a outra, ou até mesmo contra nós, temos que entender que a origem daquele ato, provém de satanás. Nenhuma pessoa age por conta própria, existe uma “pessoa” por trás disso que é Satanás e seus demônios. E toda essa força do mal está sendo motivada porque uma pessoa encontra-se sendo usada pelo Maligno.
Entender isso muda completamente a visão para um fato, e antes de acometer seu ódio contra o ser humano naquela situação, entenda o que a Bíblia nos recomenda fazer, por mais que essa pessoa esteja cometendo uma “injustiça” contra alguém, a raiz daquele problema é proveniente do Pecado, que se originalizou da rebelião do próprio Satanás.
Ef 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Isso significa que a pessoa é inocente? Claro que não! Isso não muda a responsabilidade que a pessoa tem sobre seus atos, afinal quem se colocou naquela situação seguindo a sua natureza pecaminosa foi a própria pessoa.
Ter conhecimento e entender a força maligna por trás das situações, nos faz mudar a maneira que pensamos em relação às injustiças que passamos e vemos. Não é pecado você ficar irado quando ver injustiças contra a palavra de Deus, e o nome do Senhor, isso é uma ira santa. Mas alimentar essa ira com ódio no coração se torna pecado.
O povo de Deus é conhecido pela verdade, retidão e amor. Buscar justiça, não é a mesma coisa de ser movido pelo desejo de vingança.
Vencendo o Maligno
Então não se engane, pois, Satanás quer sempre colocar culpa no nosso semelhante, e esquecemos da raiz do problema, ele quer nos colocamos no lugar que ele se colocou, querer vingança disfarçada de Justiça.
Desde o princípio Satanás vem fazendo isso, Caim e Abel, Jacó e Esaú, José e seus irmãos, sempre Satanás usa uma falsa justiça, para querer se apropriar dos filhos de Deus, tenha sabedoria, intimidade com o Senhor Jesus, uma vida de oração e leitura da palavra, para poder ter o real discernimento diante de todas as situações injustas e pecaminosas, que nos rodeiam nesse mundo caído.
Esses foram alguns exemplos de vencer e entender sobre a força maligna que nos cerca.
Efésios 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Boa noite a paz do Senhor.
Quero agradecer por esta página e poder ter acesso ao conteúdo relevante para uma vida cristã vencedora.
A Paz do Senhor
Glória a Deus.