Buscar

A Mulher Cristã – A esposa [Pt. 7/10]

A paz do Senhor Jesus!

Esta é a Parte 7 de uma série de estudos a respeito do comportamento da mulher cristã.

Vamos estudar o que a Bíblia ensina para as mulheres que são casadas.

Qual o papel da mulher casada?

Antes de tudo, precisamos entender o nosso propósito, o nosso papel.

Homens e mulheres foram criados à imagem e semelhança de Deus e, por isso, não existe diferença de importância. O homem não é maior do que a mulher e nem a mulher é maior do que o homem. Somos igualmente pecadores, necessitados da graça de Deus, e precisamos igualmente nos arrepender dos nossos pecados.

Mas, temos sim papéis diferentes, estabelecidos por Deus.

Você confia que Deus sabia o que estava fazendo quando determinou as funções de cada um? Devemos confiar, pois Deus é a própria Sabedoria e Ele é perfeito em tudo o que faz.

Então, qual foi o papel que Deus estabeleceu para as esposas?

Gênesis 2:18 
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

Ao ver o homem sozinho, Deus viu que não era bom. Este foi o único momento na criação que Deus falou isto. Faltava um auxílio, e foi este o papel que Deus nos deu.

O termo “auxiliadora” é a palavra hebraica “ezer” que significa “ajuda, socorro, aquele que ajuda”.

Antes que você pense que é ruim ser “auxiliadora”, ou que é algo “insignificante”, veja que este termo é utilizado para falar do próprio Deus.

Salmos 33:20 
A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio (ezer) e o nosso escudo.

Isto significa que devemos ajudar os nossos maridos, e não atrapalhar. E ajudar, socorrer, auxiliar requer um espírito humilde, de serva do Senhor.

Se cumprirmos o nosso papel, sendo sábias, obedecendo a Palavra, seremos responsáveis pela edificação de nossas casas.

Provérbios 14:1 
Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

Quais são as características de uma mulher auxiliadora idônea e sábia?

Submissão

Efésios 5:22,23
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

A esposa, por outro lado, deve ser submissa, o que está atrelado ao respeito, servilismo e humildade. É o oposto de ser mandona, rixosa, soberba, arrogante, achar que sua opinião é sempre melhor e querer sempre se impor. É permitir-se ser guiada.

E Paulo diz mais: ser submissa ao marido, como somos ao Senhor. Que profundo isso! Claro que devemos amar a Jesus acima de tudo e adorar somente a Ele, mas devemos respeitar os nossos maridos assim como respeitamos o nosso Senhor.

Veja o que Paulo diz ainda em Colossenses.

Colossenses 3:18
Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

Mas há continuação:

Colossenses 3:23,24 
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 

Portanto, tudo o que você faz, está fazendo para o próprio Senhor.

Quando ofendemos ao marido, quando servimos de cara feia, quando não os respeitamos, estamos fazendo isto ao Senhor. Estamos desobedecendo ao nosso Deus. Estamos servindo de forma terrível ao nosso próprio Jesus, que é o nosso maior exemplo de servo maravilhoso e humilde. Que Deus nos perdoe e nos ajude a abandonar os nossos pecados!

Mansidão e tranquilidade

1 Pedro 3:3,4
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura de vestes mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus
  • Manso (grego praus) – gentileza, bondade, humildade.
  • Quieto (grego hesuchios) – calmo, tranquilo.

O oposto de mansidão é braveza, furor, ira. O oposto de tranquilo é inquieto, agitado, barulho, gritaria.

Com o que você se identificou mais? Irmãs, só nos enchendo do Espírito Santo seremos transformadas. A Palavra de Deus nos purifica. Vamos ler mais a Bíblia e nos humilhar na presença desse Deus santo que requer de nós um espírito manso e quieto, e que é precioso diante Dele.

1 Timóteo 3:11
As mulheres, da mesma maneira, devem ser respeitáveis, não maldizentes, moderadas e fiéis em tudo

Respeito, não maldizente, moderação e fidelidade

  • Respeitável (grego semnos) – aquilo que inspira reverência ou temor, ser respeitado pelo caráter, honorável.
  • Não maldizente (grego diabolos) – não dado a calúnia, não difamador, que não acusa com falsidade, que não faz comentários maliciosos.
  • Moderadas (grego nephaleos) – sóbrio, controlado, sabe agir com equilíbrio.
  • Fiéis (grego pistos) – verdadeiro, fiel, digno de confiança.

Amor, sensatez, honestidade, boas donas de casa

Tito 2:4,5
a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, 5a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
  • Amarem ao marido (grego philandros) – afeiçoada a um homem. Afeição significa sentimento amoroso, afeto.
  • Sensatas (grego sophron) – de mente sã, equilibrado, que freia os próprios desejos e impulsos, autocontrolado, moderado.
  • Honestas (grego hagnos) – santo, puro, puro de sensualidades, recatado, imaculado.
  • Boas donas de casa (grego oikouros) – que cuida da casa, que trabalha em casa, que mantém a casa e cuida dos afazeres do lar)
  • Bondosas (grego agathos) – amável, alegre, agradável, feli, bom.
  • Sujeitas (grego hupotasso) – subordinar, sujeitar, render-se a admoestação ou conselho de algué, obedecer. 

Precisamos ter afeição pelo nosso marido. Precisamos ser carinhosas. Muitas vezes queremos que nossos maridos sejam mais carinhosos, mas não demonstramos nenhum afeto e amor. Se vivermos com a cara fechada, nervosas, insatisfeitas, será que isso vai gerar bons frutos? Claro que não. Sei que nossos maridos também têm que obedecer a Deus e melhorar nas falhas deles, mas estamos aqui para tratar dos nossos erros. Vamos orar por eles e fazer a nossa parte, que é obedecer a vontade do nosso Senhor.

Além disso, devemos ser santas e puras, fugir da sensualidade.

Outro ponto importante é sobre o cuidado com a casa. Deus não deu esta ordem para os maridos. Precisamos entender isso. Sim, os maridos podem e devem ajudar as esposas, mas entenda que a maior responsabilidade é nossa. Não foi o seu marido que estabeleceu isso, foi Deus. Irmãs, nós precisamos confiar em Deus. Ele sabe o que é o melhor. Ele faz tudo perfeito!

Talvez você se sinta exausta e triste por ter que cuidar da casa, e principalmente por não receber ajuda do marido como gostaria. Eu entendo você. Eu estou casada há quase 4 anos e me sinto assim muitas vezes. Mas, precisamos ser aperfeiçoadas. Precisamos fazer conforme Colossenses 3:24 diz: de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens. Não podemos nos rebelar contra a vontade de Deus. O que precisamos é sermos moldadas para ter um coração mais parecido com o dEle.

Digna de confiança

Provérbios 31:11,12
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Como não confiar em alguém que só faz o bem e demonstra afeto e amor? Certamente nossos maridos serão felizes se formos obedientes à Palavra de Deus.

Não preguiçosa e boa administradora do lar

Provérbios 31:15 
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:27,28 
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.

Mesmo as mulheres que têm funcionárias em casa para lhe ajudar, precisam ser boas administradoras do lar, e não deixar a responsabilidade toda com elas.

Outro ponto importante é que a mulher virtuosa não é preguiçosa. Ela levanta quando ainda está escuro. O oposto de preguiça é disposição, ânimo, energia, vontade, trabalho, esforço, diligência,

Responsável nas compras

Provérbios 31:16 
Examina uma propriedade e adquire-a

A mulher virtuosa não sai comprando qualquer coisa, sem pensar, sem examinar. Primeiro ela examina, e depois adquire. Quantas mulheres tem contribuído para destruir a vida financeira do casal, por fazer compras de forma irresponsável, e até contra a vontade do marido. Há mulheres que compram roupas, sapatos, e escondem para os maridos não brigarem. Isto está errado. Não oculte nada do seu esposo. Conversem, analisem, peça a opinião dele, exponha a sua necessidade.

Virtuosa

Provérbios 31:29
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente

Virtuosamente (hebraico chayil) – força, eficiência.

Esta palavra foi usada por Deus para descrever a força de um grande exército. Você é forte. E você, que obedece a Deus, é mais excelente.

Se alguém filmasse a nossa rotina como esposa, sem que soubéssemos, e mostrasse isso para o mundo, o que diriam a nosso respeito? Diriam que somos as mais excelentes? Ou veriam uma mulher briguenta, chata, reclamona, maldizente e mal-humorada?


Depois de escrever este estudo, eu confesso que me senti constrangida pelas minhas falhas. Como eu preciso melhorar! Como esse estudo me tocou. Mas graças a Deus pela misericórdia dEle e pela oportunidade que temos HOJE de mudar, de fazer diferente, de clamar a Deus por um coração mais humilde, um coração que serve com alegria.

Que Deus abençoa a sua vida!

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

Escrito por
Dallila Engelman
Comente