Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home4/cursob35/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
A Aliança Davídica - Curso Bíblico Online
Buscar

A Aliança Davídica

A Aliança Davídica

2 Samuel 7

As principais passagens no antigo testamento sobre a aliança com Davi estão em 2 Samuel 7 em paralelo com 1 Crônicas 17, e Salmo 89. Embora em 2 Samuel 7 não tenhamos especificamente a Palavra Berit (aliança) ela é usada em 2 Samuel 23:5; Jeremias 33:21; Salmo 89:3, 28, 34, 39; Salmo 132:12 e 2 Crônicas 13:5. Além disso o termo hebraico Hesed que aparece em 2 Samuel 7:15 está em Isaias 55:3.

Em 2 Sm 7.12-17 é dito que o descendente de Davi, edificaria um templo ao Senhor e que desse descendente seria estabelecido um Reino eterno, e para sempre. Sabemos que Salomão, o descendente imediato de Davi, edificou um templo e reinou sobre as 12 tribos, mas esse templo foi destruído, e o Reino caiu e foi dividido, não foi um reino eterno estabelecido.

Então o descendente referido na aliança, não se tratava de Salomão, mas de Cristo, que estabeleceria o Reino eterno e o Templo, que é seu próprio corpo. Quando Davi pensa em construir uma casa para Deus, ele estava se referindo a um templo ou santuário, mas Deus responde dizendo que ele é que construiria uma casa a Davi, e essa casa que Deus vai construir não é um templo, mas uma descendência da linhagem de Davi que é Cristo (Jo 2.19-22).

Mas sabemos que depois de Davi, Salomão constrói um o templo para Deus. Então em Amós 9.11 vemos que Deus vai tornar a levantar o tabernáculo caído de Davi. Esse tabernáculo caído de Davi em Amós 9 está apontando para o corpo de Cristo que é o verdadeiro tabernáculo de Davi, e que é o verdadeiro Israel, que foi dividido e caiu, mas seria levantado e restaurado em Cristo.

Outra coisa importante de observar é que na seção entre os versículos 8 e 16 de 2 Samuel 7 onde estão a promessas de Deus a Davi, vemos que nos versículos 8 e 9A ( A= primeira metade do versículo) o verbo está no passado, indicando as bênçãos que Davi já tinha recebido. Mas a partir da segunda metade do versículo 9 (9B) o verbo passa para o futuro claramente indicando que as promessas e bênçãos seriam para o futuro em Cristo. A descendência de Davi que edificaria a casa de Deus está apontando para Cristo, o descendente do versículo 12 é Cristo, apesar de que também aponta para a sombra no contexto imediato que é Salomão, mas a plenitude é Cristo. Os versículos de 13 a 15 nos mostram que esse descendente é Cristo e que Salomão era apenas a sombra no contexto da época. 

Outro indicio disso é que no versículo 8 o “Senhor dos Exércitos diz a Davi”, no passado. Já no final do versículo 11 e no início do 12 “o Senhor fará saber que fará uma casa, quando os teus dias forem completos…” indicando que essas promessas seriam cumpridas após a morte de Davi, em um tempo futuro, e no versículo 19 parece que Davi entendeu isso falando em tempos distantes.

Os versos 14 e 15 mostram que a aliança será cumprida não apenas por um Pai fiel (Deus cumprindo suas promessas), mas também por um filho fiel (a obediência de Jesus a vontade e a lei de Deus). E então vemos que como o pecado, a desobediência, a imoralidade, a corrupção de toda a humanidade caiu sobre Jesus, apesar de ele ter sido sem pecado, o castigo de levar acoites de homens cai sobre Jesus pelas nossas transgressões, e ele é açoitado antes da crucificação.

Aqui podemos claramente ver a natureza dessa aliança que consiste em obediência em uma relação Filho e Pai e que vai ser abençoada com as promessas de Deus a descendência de Davi que é Cristo, que é o cabeça, e a seu povo, o Israel da promessa/Igreja que é o corpo, ou seja, apenas través de Cristo podemos receber as promessas.  

Os versículos 11 a 14 também apontam para isso, é clara a necessidade de um filho obediente para os dois lados, tanto para Deus cumprir a promessa, como para a descendência receber a promessa. Ou seja, essa aliança em um aspecto é condicional, pois demanda um filho obediente. Mas também é incondicional no aspecto de que sabemos que esse filho obediente não falharia, pois ele é Jesus Cristo.

Davi em Isaías 55:3-5

Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança eterna, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos.
Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. Isaías 55:3-5

Isaias 55:3-5 é muito importante para se entender a Aliança Davídica e também a Nova Aliança.  Vemos que uma aliança eterna (Nova Aliança em Cristo) será feita e nessa aliança os participantes receberão as bênçãos prometidas a Davi.

Mas é importante notar que quando o Texto se refere a Davi, na verdade está se referindo a Cristo, o filho de Davi, A raiz de Jessé. Percebam que no v.4 que ele será dado como testemunha e líder dos povos. E analisando o texto de Isaias 6.13 vemos uma arvore sendo cortada e da sua santa semente é que virá o tronco. E ligando com Isaias 11.1,10 fica claro que o Davi referido no texto de Isaias 55.3 é Cristo e não o Davi literal.

E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso. Isaías 11:10

Repare que em Isaias 55:4 ele era dado como testemunha e líder dos Povos, e aqui em Isaias 11:10 a Raiz de Jessé é a bandeira dos povos, e sabemos que a Raiz de Jessé e o tronco de Jessé é Cristo.

Entendendo tudo isso, que a aliança Davidica prometida em 2 Samuel 7 através de um descendente (filho) de Davi se trata de Jesus Cristo o Messias, e que Isaias 55.3 se refere a um futuro Davi que é Cristo, podemos encaixar as peças de porque algumas vezes o nome Davi é usado, mas o contexto é claramente sobre o Messias como, por exemplo, em Oséias 3.5, Jeremias 30.8-9, e Ezequiel 37.24-25. Então é claro que o Davi referido nessas passagens é Cristo, O Rei é Cristo.

Esse Rei futuro, cumpre o papel que o Rei deveria cumprir em Deuteronômio 17 e em 2 Samuel 7 e trazer a instrução tanto a Israel como a todas a nações. Esse Rei, Jesus, será o líder e a Aliança de todas as nações, e é exatamente assim que Atos 13.34-38 interpreta Isaias 55.

E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei.
Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção.
Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção.
Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.

Seja-vos, pois, notório, homens irmàos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. (Atos 13.34-38)

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site Curso Bíblico Online.

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/


Escrito por
Jota Silva
Comente