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JUSTINO fala da conexão entre o Lenho e a Água ou entre a Cruz e o Batismo

Conexão entre o lenho e a água ou entre a cruz e o batismo

 

JUSTINO, o Mártir (100 – 165 d.C.), fala da conexão entre o Lenho
e a Água ou entre a Cruz e o Batismo

 

Em seu livro “Diálogo com Trifão” faz uma analogia conectando o
lenho com a cruz e a água com o batismo nas Escrituras

 

86. 1 Dito isso, acrescentei:

— Escutai como este que, depois de
ser crucificado, as Escrituras demonstram que há de vir glorioso, foi simbolizado pela árvore da vida[1],
que se diz ter sido plantada
no paraíso
, e pelo que aconteceu a todos os justos. Moisés foi enviado
com uma vara para a
redenção
do povo e, segurando-a na mão em direção ao povo, cortou o mar ao meio; através dela,
viu brotar água da rocha e, jogando madeira na água de Marra
[2],
que era amarga, tornou-a doce. 2
Jogando umas varas nos canais das águas, Jacó conseguiu que as ovelhas
de seu tio materno ficassem prenhes, a fim de apossar-se das crias. Ele
mesmo se gloria de ter atravessado o rio por meio da vara
. Ele disse ter
visto uma escada, e a Escritura nos manifestou que sobre ela estava
Deus
. E já demonstramos pelas Escrituras que esse Deus não era o Pai.
Tendo Jacó derramado óleo no mesmo lugar, o próprio Deus que lhe aparecera dá
testemunho de ter sido para ele que ungiu ali a pedra
. 3 Também já
demonstramos, com várias passagens das Escrituras, que Cristo é chamado
simbolicamente “pedra”
e que também a ele se refere toda unção, seja
de azeite, seja de mirra ou qualquer outro composto de bálsamo,
pois assim diz a palavra: “Por isso o teu Deus te ungiu, o teu Deus, com
óleo de alegria, de preferência aos teus companheiros”. É assim que dele
participaram os reis e ungidos, todos os que são chamados reis e ungidos[3],
da mesma maneira como ele próprio recebeu de seu Pai o fato de ser Rei,
Cristo, Sacerdote, Mensageiro[4]

e todos os outros títulos que ele tem ou teve. 4 A vara de Aarão, que brotou, o
indicou para sumo sacerdote. Isaías profetizou que ele nasceria como
rebento da raiz de Jessé
. E Davi diz que o justo é como “uma árvore
plantada junto às correntes das águas
, que dá fruto em seu tempo e cuja
folha não cai”[5].
Outro texto diz: “O justo floresce como palmeira[6]”.
Deus apareceu a Abraão junto a uma árvore, como está escrito: “Junto
ao carvalho de Mambré
[7].
O povo encontrou setenta salgueiros[8]
e doze fontes, logo que atravessou o Jordão. Davi diz que Deus o
consola com sua vara e seu bastão
. 6
Eliseu, tendo atirado um pedaço de madeira no rio Jordão, tirou fora o
machado de ferro, com que os filhos dos profetas tinham saído para cortar
madeira, a fim de construir a casa
em que desejavam recitar e meditar a lei
e os mandamentos de Deus. Da mesma forma, nós estávamos banhados pelos
gravíssimos pecados que tínhamos cometido, mas nosso Cristo nos redimiu
quando foi crucificado sobre o madeiro e quando nos purificou pela água, e nos
converteu em casa de oração
e adoração. Também foi uma vara que mostrou
que Judá
era o pai dos filhos que por um grande mistério tinham nascido
de Tamar
[9].



[1] Neste capítulo, Justino reúne 17 figuras da cruz tiradas do
AT. Bem cedo, os cristãos associaram a “árvore”, o “lenho”, o “madeiro”, o
“bastão” e a própria “escada de Jacó” à cruz de Jesus. Tertuliano, faz
semelhante lista de “testemunhos” da cruz. É importante notar, em Justino, que
em 8 das 17 figuras, o lenho está associado à água, que traduz a estreita
ligação que os cristãos viam entre a cruz e o batismo.

[2] ou “Mara”, significa “amarga”.

[3] além dos reis, eram ungidos os sacerdotes e os profetas.

[4] Profeta

[5] Salmo 1.3

[6] Salmo 92.13

[7] ou “Manre” – Gênesis 18.1

[8] ou “Palmeiras” – Êxodo 15.27; Nm 33.9

[9] Gênesis 38.25-26

Bibliografia

JUSTINO. Justino de Roma: I e II Apologias /
Apologias / Diálogo com Trifão. São Paulo: Paulus, 1995. – Coleção Patrística,
p. 244-246.

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Escrito por
Pr. Felipe Morais
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