Marcos 16.9-20 – O Poderoso texto de Marcos
Assim como ocorre em João 7.53–8.11, algumas versões em português podem constar em seus comentários de rodapé a seguinte frase:
“O texto de Marcos 16.9–20 se encontra apenas em manuscritos mais recentes”
ou até mesmo
“O texto entre colchetes não se encontra nos originais”
Ambas as informações fazem parte da crítica textual e são apoiadas por vários seminários.
Mas vejamos um comentário interessante sobre a necessidade de a Igreja não ignorar tais textos:
Em sua nota de rodapé de Marcos 16:9 a “Bíblia Peshitta” informa que:
Os versículos 9-20 aparecem no texto Peshitta. Embora sua autenticidade e inclusão ao final do Evangelho de Marcos têm causado polêmica e debate nas traduções contemporâneas, sendo a Peshitta um dos textos mais antigos, nos dá a certeza da existência desta porção desde os primórdios do cristianismo. Outros testemunhos fidedignos de sua antiguidade e existência são os seguintes: Taciano os inclui no Diatessaron, uma harmonia dos quatro evangelhos do século Il (aprox. 170 d.C.). e aparecem também nos manuscritos do Velho Siríaco (aprox. 110 d.C.), ambas as obras em aramaico anteriores do que seria o texto Peshitta. Irineu (130-200 d.C.) os cita em um de seus escritos Justino, um autor do século II, escreveu esta porção em paráfrase em uma de suas apologias cerca do ano 140 d.C. Todos estes testemunhos são de séculos antes da compilação dos manuscritos utilizados como argumentos contrários da existência destes versículos. Foi posto em dúvida se o próprio Marcos tenha escrito esta passagem final de seu Evangelho, mas isto também se aplica a outros livros e epístolas do Novo Testamento, que embora sua autoria se atribua a um escritor, porções anteriores ou finais dessas obras foram produzidas por outros autores. Contudo, isto não desmerece a existência, antiguidade e inspiração dessa passagem, independentemente de seu autor. (PESHITTA, 2019, p. 1247)
Comentário sobre Marcos 16.19a ( (DAKE, 2009, p. 1623)
16.19a Provas de que os w. 9-20 fazem parte de Marcos:
1 Manuscritos gregos. Existem mais de 4.200 manuscritos gregos do NT*. Pelo menos 618 contém os evangelhos e apenas 2 não contém esses versículos.
*Obs.: Os números são de acordo com os dados que Dake (1902-1987) teve acesso na época em que escreveu. Portanto, mais manuscritos foram catalogados desde então.
2 Versões siríacas. O siríaco foi a primeira linguagem para a qual o NT foi traduzido. O manuscrito “Peshitto”(150 d.C.) e o “Curetoniano” (terceiro século) contém esses versículos.
3 versões em latim. 8.000 delas existem atualmente, copiadas da Vulgata de Jerônimo (382 d.C.), que contém esses versículos. Jerônimo teve acesso aos Testamentos gregos de sua época, e sua versão era uma revisão da Vetus Ítala (segundo século), que também continha esses versículos.
4 A versão gótica (350 d.C.), contém esses versículos.
5 As versões egípcias . A de Mênfis(Cóptico), quarto século, e a de Tebas(Sahidic), terceiro século, contém esses versículos.
6 A Armeniana (quinto século), a Etíope(quarto século) e a Georgiana (sexto século), todas contém os v. 9-20.
7 Os Pais da igreja. Quer eles estejam sempre corretos na doutrina ou não, seu testemunho sobre a existência ou não dos versículos em seus dias é mais valioso do que os manuscritos e as versões. Existem cerca de 100 escritores mais antigos do que o mais antigo manuscrito grego, e cerca de 200 deles entre 300 e 600 d.C., e todos se referem a esses versículos como sendo escritos por Marcos como parte de seu Evangelho. Veja “Pais Ante-Nicenos”, que se referem a esses versículos 16 vezes, confirmando Marcos como o autor deles.
8 Todos admitem que uma multidão de testemunhas – manuscritos, versões e Pais da Igreja – os confirmam, e que os dois mais antigos manuscritos gregos – o Sinaítico e o Vaticano – são os únicos que não os contém. Também se admite que em um deles – o Vaticano- um espaço em branco é deixado para esses versículos, indicando que o capítulo está incompleto. Até o quarto século, eles nunca haviam sido questionados.
9 As doutrinas ensinadas nesses versículos podem ser referendadas por muitas outras passagens das Escrituras.
(1) As aparições de Cristo dos w. 9-14 estão relatadas em outro lugar. Veja nota, João 21.14.
(2) A comissão do v. 15 para pregar e batizar está colocada em Mateus 28.19,20; Lucas 24.47-53; Atos 1.1-8.
(3) O resultado da pregação do v. 16 aparece em João 3.16-20; 1 Coríntios 1.18-21 etc.
(4) Os sinais que seguirão os crentes dos w. 17,18 também estão prometidos em Mateus 10.1-8; 17.20; Marcos 9.23; 11.22-24; Lucas 10.19; João 14.12 etc
(5) A ascensão do v. 19 aparece em Lucas 24.49-53; Atos 1.9-11.
(6) A confirmação da Palavra do v. 20 pelos sinais dos w. 17,18 está registrada em Hebreus 2.3,4; Atos 2.43; 5.16 etc.
10 Se deixarmos de lado esses versículos porque eles não estão em alguns poucos manuscritos, então devemos deixar de lado grandes porções da Bíblia. Por exemplo, o Códice Vaticano, que deixa de lado Marcos 16.9-20, também o faz com Gênesis 1-46; Salmos 105-137; Hebreus 9.14-13.25; e os livros inteiros de 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemom e Apocalipse. Por que não deixar de lado todas essas porções se vamos abandonar Marcos 16.9-20? Uma vez que não existe nenhum manuscrito antigo que não ignore alguma porção. Se formos deixar de lado todas essas partes, teremos uma Bíblia menor do que algumas das nossas menores atualmente. Suponha que encontremos uma Bíblia hoje que tivesse algumas partes faltando e concluíssemos que as partes faltantes não estavam no original. Isso lhe parece razoável? Tomar essa atitude em relação a partes que não estão em manuscritos antigos também não o é.
A forma como Marcos termina seu evangelho e o fato de que poucos manuscritos não contém esses versículos não constituem motivo para retirá-los da Bíblia. Visto que esses versículos estão em perfeita harmonia com os outros Evangelhos e são uma parte necessária de Marcos, por que continuar a questiona-los?
✓ Estude TEOLOGIA com a gente: Teologia Sistemática (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://cursobiblicoonline.com.br/podcast-audios/
Bibliologia
DAKE, F. J. Bíblia de Estudo DAKE. Rio de Janeiro: CPAD e Atos, 2009.
PESHITTA. Bíblia Peshitta. 1ª. ed. Niterói/RJ: bvbooks, 2019.
Estude Teologia com a gente:
* Para conhecer o nosso Curso de Teologia, entre no link: https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/