Por que Jesus disse que não sabia o dia e a hora da grande tribulação, mas só Deus? (Mateus 24:36)
Esse é o 3º Artigo da série – Respondendo aos questionamentos das “testemunhas de Jeová”.
Os versos apresentados para tentar negar a divindade de Cristo aqui é:
Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. (Mateus 24:35-36)
Antes de prosseguir, vamos lembrar que esse texto também se encontra em Marcos 13.32 e tem relação com Atos 1.7.
Há um erro na maneira de perguntar: “Por que Jesus disse que não sabia o dia e a hora da grande tribulação, mas só Deus?” – Jesus não disse “só Deus”, mas “o Pai”.
É claro que o Pai é Deus, assim como o Filho o É.
Mas a tentativa da pergunta é confundir as pessoas dando a entender que Jesus não seria Deus.
Também há outro grande erro aqui, pois não se trata de saber o período da Grande Tribulação, mas do dia da Vinda de Cristo.
O grande erro das TJ e de vários outros grupos que negam ou reduzem a divindade de Cristo está no fato de não compreenderem as Naturezas de Cristo (humana e divina) durante o período da encarnação.
A Igreja Cristã jamais negou a humanidade plena de Cristo quando o Verbo se fez carne, bem como também jamais negou a divindade plena do Verbo de Deus!
E por ignorarem essa verdade bíblica acabam por fazerem grande confusão quanto ao seu ministério terreno onde Ele diz que veio fazer a vontade do Pai, isso é um exemplo para que todos possam seguir seu exemplo.
A Bíblia Apologética (2000, p. 918-919) faz um comentário em Mateus 24.36 que diz:
Testemunhas de Jeová. Dizem que se Jesus realmente fosse onisciente deveria saber de todas as coisas.
RESPOSTA APOLOGÉTICA: A primeira observação que devemos fazer é que as Testemunhas de Jeová, ao distorcer este texto, caem em seu próprio erro, uma vez que declaram que Deus (o Pai) não conhece todas as coisas, mas nem por isso negam sua divindade. Têm a ousadia de dizer que Deus não tinha conhecimento do resultado da prova que Ele próprio havia submetido Abraão quando lhe pediu seu filho Isaque em holocausto (Gn 22.12). E ilustram essa suposta falta de conhecimento absoluto de Deus da seguinte maneira: “Uma pessoa que tem um rádio pode ouvir notícias mundiais. Mas o fato de que pode ouvir certa estação não significa que realmente faça isto. Ela precisa primeiro ligar o rádio e daí selecionar a estação. Da mesma forma, Jeová tem a capacidade de predizer eventos, mas a Bíblia mostra que Ele faz uso seletivo e com discrição dessa capacidade que tem, com a devida consideração pelo livre-arbítrio com que dotou suas criaturas humanas.”
Como desejam, então, neste versículo, negar a divindade do Senhor Jesus? Na verdade, a missão de Jesus era glorificar o Pai (Jo 5.30,43). Estava, naquele momento, falando como homem, mas como Deus que era, conhecia os corações (Mc 2.8), perdoava pecados (Mt 9.6), entre outros milagres e prodígios. Assim, o texto em destaque, em nenhuma circunstância, depõe contra a natureza divina de Jesus.
A Bíblia Apologética (2000, p. 955-956) ainda complementa:
O corpo governante das Testemunhas de Jeová declara que Deus não conhece todas as coisas. […] Os adeptos dessa seita servem um deus limitado, que conhece apenas aquilo que qualquer homem sabe. Ora, será que Deus não sabia onde Adão estava? (Gn 3.9, não sabia o que estava acontecendo em Sodoma e Gomorra? (Gn 18.20,21). Por que, então, Jesus não poderia usar, de forma seletiva sua capacidade de conhecimento, assim como o Pai?
Ao assumir a forma humana, Jesus esvaziou-se (não de sua divindade, mas de suas prerrogativas divinas) afim de cumprir literalmente como homem perfeito, a vontade de Deus. Foi por isso que Ele teve fome, sede, cansaço, crescia “em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”. (Lc 2.52). O primeiro homem, Adão, havia falhado e, por isso, o pecado passou a todos os homens (Rm 3.23):
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte (1Co 15.21), assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram. (Romanos 5:12)
Como o primeiro Adão, “o qual prefigurava aquele que havia de vir.” (Rm 5:14) pecou trazendo assim, o pecado ao mundo e a morte a todos os homens. Jesus Cristo, como o último Adão (1Co 15.45) venceu o pecado trazendo a vida eterna (1Co 15.21,22).
“se muitos morreram pela ofensa de um só, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos!” (Romanos 5:15)
Portanto, Jesus deveria vencer como homem, tornando-se autolimitado na utilização de seu conhecimento e poder para agir em seus dias como homem plenamente capacitado pelo Espírito Santo, Ele venceu o poder do pecado e obteve vitória sobre a morte.
“Pois vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que, por meio da pobreza dele, vocês se tornassem ricos.” 2 Coríntios 8:9
A Bíblia diz que antes do verbo se tornar carne (homem) Ele era estava com Deus e era Deus. Dentro do plano de salvação, o Verbo não se apegou ao fato de estar na forma de Deus (Fp 2.6) e então assumiu a forma humana com o objetivo de cumprir as exigências do sacrifício do Cordeiro perfeito (João 1.29,36):
a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. (Filipenses 2:7-8)
Respondemos essa questão de forma mais clara nesse vídeo:
Apocalipse 1:1 – REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu…
Esse foi o Artigo 3 da série – Respondendo aos questionamentos das “testemunhas de Jeová”.
Veja os Artigos anteriores aqui:
Artigo 1: https://www.cursobiblicoonline.com.br/por-que-ele-e-chamado-de-o-primogenito-de-toda-a-criacao/
Bibliografia
APOLOGÉTICA. Bíblia de Estudo APOLOGÉTICA com Apócrifos. 2ª Edição Ampliada. ed. Rio de Janeiro/RJ: ICP – Instituto Cristão de Pesquisas, 2000.
✓ Estude TEOLOGIA com a gente: Teologia Sistemática (Curso Completo) https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/
✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://cursobiblicoonline.com.br/podcast-audios/
Quando o homem e a mulher se casam tornam-se uma só carne, também esta escrito para sermos todos UM em Cristo.
Ora o homem e a mulher sendo uma carne os vemos duas pessoas, dois corpos e não um corpo
Quando perguntado por Felipe para mostrar a Deus Jesus disse: ESTOU A TANTO TEMPO CONVOSCO, quem vê a mim vê ao pai, por que diz mostra-nos o pai?
Parece dizer: Não há diferença, o amor e cuidado para convosco é o mesmo, porque eu não vim pela minha vontade mas pela sua vontade.
agora voltando ao assunto, Jesus e Deus São UM, mas dois corpos.
Tenho para mim que ser UM signifique: o mesmo intento, propósito, objetivo e etc.
AH sim kkkkk
Tenho para mim que somente Deus saiba o tempo.
Se você disser que quando ele estava na terra não sabia, mas quando foi glorificado ficou sabendo.
Tenho de discordar disso, não faz sentido. Sendo ele o Senhor, apenas por nascer homem não saber das coisas.
O que ele fez foi obedecer a Deus. E antes do mundo ser formado ele já sabia como tudo aconteceria.