Buscar

GÊNESIS 1.1 – No Princípio!

Gênesis 1:1 – No Princípio – [1/2]

Gênesis 1:1 diz assim: “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

No princípio Deus criou os céus e a terra, quando vamos para no [Evangelho de] João, Capítulo 1:1, assim está escrito:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

Se continuarmos a leitura do verso 2 [ao verso 3] diz assim:

“Ele [o Verbo, ou a Palavra, que estava com Deus e era Deus] estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez”.

Cristo Jesus, o Princípio de todas as coisas!

A Bíblia inicia com “no princípio”, e esse “princípio” está relacionado com o Verbo, a Palavra. Talvez na sua Bíblia está escrito “Verbo” ou “Palavra”, do grego “Logos”.

Esse “Logos”, que é o Verbo, a Palavra, é Jesus Cristo.

A Bíblia começa falando de Jesus desde o início ao dizer que Ele é o “princípio” e também é o “fim”; fala que Ele é o “primeiro” e também é o “último”; Ele é o “Alfa” e “Ômega”, as quais são a primeira e a última letra do alfabeto grego, equivalentes às letras “alef” e “tav” do alfabeto hebraico. 

A Bíblia também diz que Jesus é o “Amém”, isso está em Apocalipse 3:14, que será lido daqui a pouco para falarmos sobre o “arché”, que significa “princípio”.

Assim, vemos que a Bíblia começa falando sobre “princípio” e termina falando “Amém”.

Jesus é o “Amém”, Ele também é o “princípio”, e Ele é o “fim”.

Toda a Escritura testifica sobre Ele, é disso que Ele fala no [Evangelho de] João, capítulo 5, verso 39: “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

As Escrituras falam de Jesus, o propósito de Deus ao falar de Abraão, de Isaque, de Jacó e tudo mais é chegar à Cristo. O objetivo é falar de Cristo, e desde o início tudo fala dEle. 

B’Reshit – No Princípio

Agora passaremos a ver coisas importantes sobre esse assunto.

A palavra “BeReshit” (hebraico) quer dizer “no princípio” ou “em princípio”.

A palavra “Reshit” tem a raiz no termo hebraico “rosh”. (Essa palavra eu vou escrever aqui)

Bem, essa palavra [“rosh”] tem o significado de “começo”, “primeiro”, “fundador”, “cabeça”, “primícia”, ou “principal”.

Possui também o sentido de “primogênito”, que é também uma palavra ligada ao “arché”, no grego.

Portanto, “Bereshit”, no hebraico, e “arché”, no grego, são duas palavras que significam “princípio”, “principal”, “primeiro”, “primogênito”, “cabeça”, ou “líder”. Essa palavra “arché” é usada em Apocalipse 3:14, que será lido agora, e em Colossenses 1:9-18.

Vejamos então o que está escrito em Apocalipse 3:14, sendo esse, inclusive, um verso bastante mal interpretado, que diz assim: “E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém [quem é o “Amém”? Jesus], a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”, não que Ele seja a primeira criatura de Deus, mas que Ele é a base de toda a criação de Deus.

A Bíblia diz que todas as coisas foram feitas por Ele, e não apenas através dEle. “Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3) . Ele é o “arché” de Deus, Ele é o arquiteto, o criador das coisas.

Em Colossenses 1, a partir do verso 9, assim diz: “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual”, pois inteligência espiritual não algo que se adquire naturalmente. No verso 10 continua: “Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo [não em apenas algumas coisas, mas em tudo], frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus”, é isso que você está fazendo agora, você está crescendo no conhecimento de Deus.

Continuando a leitura dos versos 11 e 12, assim dizem: “Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo [com alegria]; Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz”.

Lembram que no princípio fala da luz? Deus diz: “haja luz” e houve luz; O que Deus estava nos mostrando?

A Bíblia diz que Deus mostra as coisas referentes ao final desde o começo; Essa luz é Cristo, é uma referência à Jesus! Por isso, ao continuar a leitura de João, capítulo 1, vai ser revelado que João veio para testificar sobre a luz, João não era a luz, mas Ele falava da luz, e essa luz é Cristo.

Nos versos 13 ao 15: “O qual nos tirou da potestade das trevas [do poder da escuridão], e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue [o sangue de Cristo], a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível [Se você possui o desejo de ver à Deus, olhe para Cristo; Ele é a expressa imagem da pessoa do Pai, não apenas em semelhança], o primogênito [“arché”] de toda a criação”;

Essa palavra “primogênito” no verso 15 foi traduzido da palavra “arché” no idioma original.

Então quando se fala que Ele é o primogênito muitos pensam que Jesus tenha sido o primeiro a ser criado, contudo, Paulo continua a explicação nos versos 15 ao 16: “Porque nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele.” [Vejam a glória de Cristo!]

Assim continua nos versos 17 e 18: “Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele; e Ele é a cabeça do corpo, da Igreja; e é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”.

Ou seja, quando se fala que Ele é o “princípio”, o “primogênito”, ou que Ele tem a “preeminência”, que é o “cabeça”, tudo isso está relacionado à primeira palavra da Bíblia: “Bereshit”; “Reshit” significa “cabeça”, “fundador”, “princípio”, “primícias”.

Toda a Palavra fala de Jesus, então não poderíamos começar o Curso Bíblico sem tratar de uma forma um pouco mais aprofundada sobre Jesus.

Afinal, a Bíblia toda fala sobre Ele, mas muitas pessoas têm desprezado a Cristo na leitura da Escritura, ao dizer que Jesus não merece adoração, ou que Jesus não pode receber a honra que o Pai recebe.

Quem adota esse entendimento deve ler Malaquias 1:6, no qual Deus fala assim:

“olha, eu não sou o Pai? Então cadê a minha honra? Não sou eu o Senhor?”.

Ainda, quando se lê João 5:22,23; leremos esses versos, pois são maravilhosos!

João 5:22 –“E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; [olha que autoridade!]

João 5:23 – Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. [ou seja, da mesma forma que honram ao Pai! Mas existem pessoas que dizem honrar ao Pai, mas honram o Filho de uma maneira diferente; isso não existe! Deve-se honrar ao Filho como se honra ao Pai]  Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou” (João 5:23)

Princípio e Fim – O Primeiro e o Último

Assim, irmãos, nós precisamos entender isso: Jesus é a base de toda a Escritura. Tudo fala dEle e tudo aponta para Ele. Todos os justos, em suas obras justas, são descritos na Bíblia com um propósito: o de revelar a Cristo através das vidas desses homens.

Então vamos lá, para você ver que coisa chique de Deus! Em Apocalipse 1:8, Jesus fala sobre Ele mesmo assim: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”.

Vamos continuar a leitura em Apocalipse 1:17: “E eu, quando o vi [João falando], caí a seus pés como morto [semelhante às visões que Daniel e Ezequiel tiveram]; e Ele pôs sobre mim a sua destra [mão direita], dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último”; Sabem quem é esse que o qual João viu? É Jesus, “o primeiro e o último”.

Agora observem Apocalipse 2:8, que diz assim: “E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último [quem é o primeiro e o último?], que foi morto, e reviveu:”

E em Apocalipse 1:18: “e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.”.

Agora veja bem, Jesus é o “primeiro e o último”, Ele é o “princípio e o fim”, Ele também é o “Alfa e o Ômega” (Alef e Tav). 

Em Apocalipse 21:6, olhem que chique, assim disse Jesus: “(…) está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.”

Mas por que eu incluí Isaías aqui? Porque as pessoas tentam [negar] a divindade de Cristo, se esquecendo quem é o “primeiro” e o “último”, o “princípio” e o “fim”, e de que Jesus não poderia trazer para si esse tipo de [honra] e glória sem [que possuísse] a divindade do Pai. 

(Os meus vídeos não são cortados e editados, por isso vocês me verão abrindo a Bíblia durante a gravação, ok?!) Então Isaias 41:4 diz assim:

“Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu, o Senhor, que sou o primeiro (…)”

Gênesis 1:1 – No Princípio – [2/2]

Isaías 44:6! (Eu escrevi errado aqui [no quadro], deixe-me corrigir…) O correto é [Isaías] 44:6, ok?! Que diz assim:

“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, [que é Jesus, a quem João viu; e o verso continua assim:] e fora de mim não há Deus”.

Jesus é “o primeiro e o último”, e Ele fala: “(…) fora de mim não há Deus” (Isaías 44:6).

Por isso Ele diz: “eu e o Pai somos um” (João 10:30), tá certo?!

Ele não disse que Ele e o Pai são a mesma pessoa, Ele disse que Ele e o Pai são um só Deus, Eles têm uma unidade no Espírito.

Por isso, o Espírito Santo é chamado de “Espírito Santo de Deus” e “Espírito de Cristo” (Rm 8:9) que estava nos profetas (1Pe 1:11). Mais à frente nós vamos trabalhar e explicar isso cautelosamente.

Em Isaías 48:12-17 diz assim: “Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos. Ajuntai-vos todos vós, e ouvi: Quem, dentre eles, tem anunciado estas coisas? O SENHOR o amou, e executará a sua vontade contra babilônia, e o seu braço será contra os caldeus. Eu, eu o tenho falado; também já o chamei, e o trarei, e farei próspero o seu caminho. Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora… [observem quem está falando isso: “eu que sou o primeiro e o último”] …e agora o Senhor JEOVÁ me enviou a mim, e o seu Espírito [viu quem falou isso? Jesus é o “primeiro e o último”]. Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”.

Esse primeiro tópico é para falarmos algumas coisas: primeiramente, é para falar que Jesus é “o princípio e o fim” e para reforçar a divindade de Cristo. Essa é uma oportunidade linda para falarmos disso!

Em João, capítulo 8, verso 24, diz o seguinte: perguntaram para Jesus quem era Ele, né?! Leremos os versos 24 e 25, que diz assim:

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse”. “Reshit”, é isso que Jesus estava falando.

Seguiremos agora para a Primeira Epístola de João, capítulo 1, verso 1, que assim diz:

“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram, isto proclamamos sobre a Palavra [“logos”] da vida”.

Assim, “O que era desde o princípio,” vemos em João 1:1 que “no princípio era o Verbo”. “(…) o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram, (…)”,é isso que nós pregamos; nós testemunhamos que o “Verbo se fez carne, e habitou entre nós (…)” (João 1:14).

Por fim, seguiremos para a Primeira Epístola de João, capítulo 2, versos 13 e 14, na qual ele diz assim:

“Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio [se referindo à Jesus]. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.

A Palavra [“logos”] está em vocês, é por isso que em João… Olha que coisa linda! Só para terminarmos esse vídeo…

Jesus fala assim em João 14, no verso 21:

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. E no verso 23 diz assim: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra [não basta falar que ama, tem que amar guardando a Palavra], e meu Pai o amará, [ou seja, Jesus está dizendo que o Pai amará aos que o amam] e viremos para ele, e faremos nele morada”. 

Como o Pai e o Filho fazem morada em nós? Por meio do Espírito Santo! Amém?!

Por isso você vai ver uma frase linda em Gênesis, capítulo 1, que diz assim:

“No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz”.

Que Deus o abençoe, e seguimos para o próximo vídeo. [Desejo] que você possa continuar aí ligadinho, [acompanhando com] a sua Bíblia! Que Deus os abençoe sempre e ore por nós, amém?!

✓ Veja também esse ARTIGO: Por que Adão não morreu no dia em que comeu do fruto proibido como Deus dissera que aconteceria? Gn 2.17

Quer ver tudo explicadinho? Veja os vídeos ao final desse artigo:

➤ Estude TEOLOGIA com a gente: https://www.cursobiblicoonline.com.br/teologia/

✓ Se Inscreva em nosso Canal no YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/CursoBiblicoOnlineTeologia
✓ Se Inscreva em nosso Canal de DEVOCIONAL: https://www.youtube.com/c/DevocionalBiblicoOnline
✓ Nossa página no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursobiblicoonline
✓ Siga no TWITTER: https://twitter.com/prfelipemorais

✓ Nosso Canal no TELEGRAM: https://t.me/cursobiblicoonline
✓ Ouça os estudos em áudio em Podcast: https://www.cursobiblicoonline.com.br/podcasts-audios/

Gn 1:1 – No Princípio – [1/2] VÍDEO 1
Gn 1:1 – No Princípio – [2/2] VÍDEO 2
Escrito por
Pr. Felipe Morais
Comente